6 Produtos derivados do leite de búfala

Publicado por Lidia Massari em 23 de novembro de 2024

É impressionante a variedade de produtos derivados do leite de búfala que encontramos com facilidade no mercado hoje, tudo graças à expansão da criação de bubalinos no país, que nos permite degustar queijos, iogurtes e até sorvete de búfala.

Tudo bem que o preço dos laticínios de búfala sejam mais elevados do que os produtos derivados do leite de vaca, mas a perspectiva é que isso mude nos próximos anos. Acompanhe uma lista deliciosa e tenha mais produtos saudáveis à mesa!

Surpreenda-se com 6 produtos derivados do leite de búfala

produtos derivados do leite de búfala

  1. Queijo de búfala;
  2. Manteiga de búfala;
  3. Iogurte de búfala;
  4. Mascarpone e requeijão de búfala;
  5. Doce de leite de búfala;
  6. Sorvete de leite de búfala.

Se você sempre passa pela gôndola do supermercado e tem receio de comprar produtos de leite de búfala, hoje eu mostro a você tudo o que está perdendo, ou melhor, tudo que está deixando de aproveitar para sua saúde!

1. Queijo de búfala

Não é de hoje que o leite de búfala é utilizado pela indústria de laticínios, principalmente na região Norte do país. Estados como o Pará são grandes produtores de bubalinos, tanto para a comercialização de carne quanto de leite.

Atualmente, o rebanho de bubalinos no Brasil ultrapassa a marca de 3 milhões de cabeças. Já em termos de leite de búfala, estima-se que a produção brasileira atual seja superior a 100 milhões de litros por ano. E sabe para onde vai todo esse leite?

Se você chutou a produção de queijo você acertou em cheio. Os principais produtos derivados de leite de búfala são os queijos, que variam da tradicional muçarela de búfala até o queijo nozinho, veja uma lista irresistível:

  1. Muçarela de búfala: versão mais comum e que recebe uma diversidade de formatos, como a muçarela bola e a cerejinha (bolinhas menores).
  2. Nozinho de búfala: tradicional formato de queijo nozinho, mas com o sabor único do leite de búfala.
  3. Trança de búfala: já a trança proporciona uma maciez sensacional, ideal para petiscos e aperitivos.
  4. Burrata de búfala: a burrata é a maior novidade no país, consiste num queijo mais cremoso recheado com um outro tipo de queijo desfiado.
  5. Queijo palitinho de búfala: o queijo palitinho de búfala é irresistível, chega a desfiar.

Além desses, eu ainda destaco o Queijo de Marajó, feito com leite cru de búfala, guarda um sabor intenso e uma textura incomparável.

2. Manteiga de búfala

Aos poucos a indústria brasileira de laticínios se aventura a explorar as maravilhas do leite de búfala. Prova disso é a manteiga de búfala, excelente alternativa à manteiga tradicional por ser leve e ter um sabor suave.

Como mencionei, o leite de búfala tem menos lactase, por isso a manteiga ganha uma textura aveludada. O único problema é que poucas indústrias produzem a manteiga, o que torna o acesso limitado e caro. Mas é interessante ficar de olho!

3. Iogurte de búfala

Outra novidade no mercado brasileiro é o iogurte de búfala, que recebeu até uma versão de iogurte grego. Seu sucesso está na consistência ultra cremosa e nos benefícios à saúde, como:

  • Produto rico em proteínas e cálcio.
  • Apresenta ácido linoleico conjugado.
  • Promove o emagrecimento e previne diabetes.
  • Favorece o ganho de massa muscular.
  • Ajuda na prevenção ao câncer.

4. Mascarpone e requeijão de búfala

Mascarpone e requeijão de búfala

Muita gente colocaria o mascarpone na lista do queijo, mas eu penso diferente e acho que você vai concordar comigo. O mascarpone é considerado um queijo, mas ele é feito com creme de leite, então sua textura é diferenciada.

Sem contar que seu teor de gordura é maior, podendo chegar até 70%. Outra coisa, sua utilização na culinária se diferencia muito do tradicional queijo de búfala, já que pode ser usado:

  1. Sobremesas: tiramisu, cheesecake, tortas, mousses e cremes.
  2. Molhos e cremes: ingrediente indispensável para cremes e molhos salgados, como molho Alfredo e molho bechamel.
  3. Culinária italiana: recheio ideal para massa, a exemplo do canelone e ravioli. Pode complementar risotos com cremosidade e sabor.

Quanto ao requeijão de búfala, é uma versão muito mais saudável, leve e de sabor suave. Inclusive, é um ótimo substituto para as versões tradicionais que, por serem altamente industrializadas, oferecem qualidade inferior.

5. Doce de leite de búfala

É caro? Sim, mas é um doce divino? Sem sombra de dúvidas, o doce de leite de búfala é uma das melhores invenções, para quem gosta de doce é claro.

Diferentemente de outros derivados como mascarpone e requeijão, o doce de leite tem uma produção relativamente maior. O diferencial aqui é que ele tem uma quantidade menor de açúcar em relação à versão tradicional.

Além disso, o produto geralmente é feito com leite puro de búfala direto da fazenda, não leva conservante e nem corante.

Na textura, não preciso dizer que é fantástica, mas é na coloração e no sabor que ele se destaca. Se tiver a oportunidade, experimente porque você não vai se arrepender.

6. Sorvete de leite de búfala

Para fechar a lista de produtos derivados do leite de búfala, está o sorvete de búfala. Nos últimos anos, o mercado de sorvetes mudou muito no Brasil, e os produtos gourmet e naturais ganharam grande destaque.

Nesse sentido, o leite de búfala confere todas as qualidades e características que um gelato de respeito deve ter. Sabor suave, textura aveludada e uma palatabilidade acima da média.

Algumas marcas de sorvetes e gelaterias já estão correndo em busca de se atualizarem, pois é questão de tempo até ganhar o paladar de todos.

O que torna os produtos derivados do leite de búfala melhores para a nossa saúde?

O leite de vaca só ganha do leite de búfala em preço e disponibilidade, pois no fator saúde em geral, os produtos lácteos de búfala são muito mais benéficos à saúde. Posso destacar o alto teor de proteína, cálcio, ácido graxo, vitaminas e minerais.

Além do mais, o leite de búfala tem uma quantidade ligeiramente menor de lactase. E isso é essencial para quem tem intolerância à lactose. Porém, o que realmente diferencia esse leite é a genética dos bubalinos.

Isso porque o búfalo é um animal que tem maior resistência às doenças, ou seja, são animais que precisam de quantidades menores de remédios, como antibióticos.

Como consequência, os produtos derivados do leite de búfala são opções mais saudáveis e naturais, compartilhe as dicas, até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário