Franquia de cervejaria: Quais existem? Qual o valor médio?

Publicado por Lidia Massari em 13 de novembro de 2024

A tendência da cerveja artesanal atingiu o Brasil com força há alguns anos, impulsionada pela busca por alta qualidade e cervejas diferenciadas, com isso surgiu também a franquia de cervejaria que resiste até hoje e oferece um negócio lucrativo.

Não vou enganar você com falsas promessas, o segmento é concorrido e desafiador, principalmente pelo alto custo operacional. Porém, saiba que é possível ter um negócio de sucesso, basta conferir as sugestões de hoje!

5 opções de franquia de cervejaria para você investir em um mercado que não para de crescer

franquia de cervejaria

  • Franquia Cervejaria Dogma
  • Franquia do Mestre Cervejeiro
  • Franquia 4Beer
  • Franquia La Birra
  • Franquia da Cervejaria Farrapos

Neste conteúdo eu pretendo focar exclusivamente no modelo de franquia de cervejaria e não na franquia de chopp. Embora falemos de cerveja, o público-alvo é diferente, assim como a abordagem comercial.

1. Franquia Cervejaria Dogma

Se você acompanha de perto o universo da cervejaria artesanal no país, então você conhece a Cervejaria Dogma. A empresa nasceu em 2015 a partir da união de três cervejeiros amigos que já tinham suas próprias marcas de cerveja.

A partir da experiência combinada, os empresários abriram sua primeira unidade em 2017, no bairro Vila Buarque. Receitas exclusivas, qualidade indiscutível e trabalho sério, levaram a marca a entrar no segmento de franquias em 2020.

Hoje a Dogma conta com diversas unidades espalhadas pelo Brasil e abastece mais de 1.000 pontos de venda. Para isso, investiu numa estrutura fabril com mais de 1.200m² de alta capacidade de produção. Conheça o investimento na franquia Dogma:

  1. Modelo de negócio: tasting room com 10 a 15 torneiras.
  2. Investimento inicial: a partir de R$440 mil (valor fixo).
  3. Capital de giro/estoque inicial: R$50 mil reais.
  4. Faturamento mensal: a partir de R$120 mil em média.
  5. Lucro líquido: 15% sobre faturamento bruto.
  6. Retorno: 30 meses em média.

2. Franquia do Mestre Cervejeiro

Outro grande nome no segmento das cervejas artesanais é a franquia do Mestre Cervejeiro. A marca foi fundada em 2004 e se tornou um pilar de referência para muitas outras empresas que vieram posteriormente.

Hoje a franquia explora vendas delivery, consumo local e o mercado B2B, tudo numa única franquia. Além de produtos próprios, o Mestre Cervejeiro é um agregador de marcas, oferecendo hoje uma carta com mais de 500 cervejarias distintas.

Isso consolida seus resultados, rede composta por mais de 50 unidades e rótulos próprios premiados nos principais concursos cervejeiros. A franquia desenvolveu uma oferta única para empreendedores à procura de qualidade:

Quanto custa a franquia do Mestre Cervejeiro?

  1. Modelo de negócio: quiosque, loja completa e container moderno.
  2. Investimento inicial: a partir de R$176 mil (container sob consulta).
  3. Faturamento mensal: média de R$55 mil por mês.
  4. Lucro líquido: 20% sobre faturamento bruto.
  5. Retorno: 24 meses em média.

3. Franquia 4Beer

A franquia 4Beer tem uma proposta diferente, pois ela visa centralizar a cervejaria ao conceito de restaurante. Este “restaurante-cervejeiro” é a resposta aos clientes que valorizam a gastronomia em conjunto com as cervejas artesanais.

Nesse contexto, a franquia busca unir boas cervejas, cultura e gastronomia a uma produção própria refinada. Além do mais, a 4Beer oferece também uma destilaria exclusiva, tudo para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Se você gostou até aqui, é porque ainda não conhece os modelos de negócio que cabem em todos os bolsos:

  1. 4BeerX: formato de autosserviço com cardápio completo e várias torneiras de chope, investimento a partir de R$175 mil.
  2. Restaurante: a partir de 100m², investimento de R$300 mil em um layout moderno.
  3. Brewpub com restaurante: modelo completo com múltiplas torneiras, restaurante gourmet e investimento de R$1 milhão.
  4. Cervejaria: modelo com estrutura completa de cervejaria e produção local, é um grande diferencial. O investimento é de R$1,7 milhão.

4. Franquia La Birra

qual é a melhor franquia de cervejaria

A franquia La Birra surgiu ao melhor estilo de cervejaria artesanal em 2015, com um pequeno brewpub. O conceito, que era bastante novo na época, combina o melhor da cerveja artesanal de produção local à cozinha gourmet.

No começo, os produtos eram praticamente caseiros, mas sua qualidade superior logo conquistou os clientes. Uma coisa leva à outra, e em pouco tempo a La Birra otimizou sua estrutura, lapidou suas receitas e apostou no franqueamento.

Hoje é possível investir em três formatos de negócio, que aliam modernidade e conveniência ao que a cerveja artesanal tem de melhor.

  1. Modelo de negócio: La Birra, La Birra Pocket e La Birra Tap Room.
  2. Investimento inicial: varia entre R$150 e R$800 mil (100m² até 600m²).
  3. Taxa de franquia: R$80 mil.
  4. Lucro líquido: a franquia não informa.
  5. Retorno: a franquia não informa.

5. Franquia da Cervejaria Farrapos

Fundada em 2011, na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, a Cervejaria Farrapos é referência em qualidade. Não é por menos, pois a região sul do país é grande polo cervejeiro e incubadora de incontáveis marcas de sucesso.

Só para você compreender, a Farrapos foi pioneira na criação de uma cerveja sem glúten. Outro diferencial da marca é a busca por democratizar o acesso às cervejas de qualidade por preços justos.

Durante 9 anos, a Cervejaria Farrapos atuou de forma mais regional, mas tudo mudou em 2020. Isso porque sua operação foi vendida aos irmãos Tales e Tiago dos Santos, que já tinham experiência à frente da cervejaria cigana Titans.

Assim os irmãos empresários desenvolveram uma estrutura de franquia promissora, levando em conta pilares como:

  • Estrutura enxuta para viabilizar uma expansão concisa.
  • Baixo custo operacional para ampliar a margem de retorno.
  • Operação simples e prática para reduzir mão de obra.
  • Produtos inovadores e exclusivos para se destacar.

Se você quer conhecer melhor a franquia da Farrapos, acesse e preencha o formulário de contato.

Descubra se ainda vale a pena investir em franquia de cervejaria

O segmento de cervejaria sofre o impacto direto dos desafios da economia, isso é um fato conhecido. Por conseguinte, a cadeia de produção tende a oscilar e mexer diariamente na precificação dos produtos.

Apesar disso, a operação atual da franquia de cervejaria é desenhada para minimizar esses efeitos.

Portanto, se você tem experiência no ramo, capital para investir e conhece o caminho para brilhar, pode valer muito a pena investir. Espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Leave the first comment