Franquia de brechó: Quais existem? Qual o valor?

Publicado por Lidia Massari em 11 de novembro de 2024

A franquia de brechó está inserida no mercado de segunda mão que une roupas novas e seminovas para entregar variedade e preço ao cliente, mas o que poucos sabem é que esse mercado cresceu sete vezes mais do que o tradicional nos últimos anos.

Então, um brechó bem estruturado e com uma proposta estratégica pode ser o caminho certo caso você pense em investir no mercado de vestuário. Eu fiz questão de reunir as melhores franquias para você ter poder de escolha, confira!

5 opções de franquia de brechó que valem a pena você conhecer

franquia de brechó

  • Franquia Cresci Perdi
  • Franquia Peça Rara Brechó
  • Franquia Arena Baby
  • Franquia Burguesinha Brechó Chic
  • Franquia GiraPiu Brechó Infantil

Será que brechó dá dinheiro? Essa é a pergunta que eu mais ouvi nos últimos tempos, principalmente de pessoas que querem montar um negócio próprio. Começar um negócio do zero é desafiador, mas montar um brechó exige ainda mais planejamento.

A verdade é que tendências como moda sustentável e moda circular ganharam amplo espaço no Brasil. Assim, o tradicional brechó se tornou um negócio com grande potencial lucrativo.

1. Franquia Cresci e Perdi

Vou começar com uma das maiores redes de brechó do Brasil, que é a franquia Cresci e Perdi. Inclusive, a marca é considerada a maior franquia de moda circular do mundo com mais de 652 lojas vendidas no país.

Para isso, a franquia atende mais de 407 cidades e 24 estados, além do Distrito Federal. No campo comercial, é uma das poucas que desenvolveu múltiplos formatos de negócio para atender diferentes perfis de franqueados.

Quanto custa uma franquia Cresci e Perdi?

  1. Modelo de negócio: loja junior, light, padrão e intermediária.
  2. Investimento inicial: varia de R$185 a R$495 mil.
  3. Taxa de franquia: entre R$40 e R$160 mil.

2. Franquia Peça Rara Brechó

Já a franquia Peça Rara Brechó, fundada em 2007 por Bruna Vasconi, tem como sócia hoje a atriz Deborah Secco, além da sociedade com o Grupo SMZTO.

Só para você compreender sua relevância, hoje a rede tem 115 lojas em atividade, mas o número total de unidades comercializadas passa de 180.

O motivo está no processo cuidadoso de curadoria e restauração, onde todas as etapas são realizadas internamente pela franquia. Descubra quanto custa a franquia da Peça Rara:

  1. Modelo de negócio: loja padrão completa e loja pocket (novidade).
  2. Investimento inicial: entre R$200 e R$499 mil.
  3. Faturamento médio mensal: até R$194 mil.
  4. Lucratividade média mensal: cerca de 13% sobre faturamento.
  5. Retorno: até 23 meses.

3. Franquia Arena Baby

Podemos dizer que a franquia Arena Baby é a evolução do antigo formato de brechó tradicional. A marca nasceu em 2015 como a primeira franquia focada na moda sustentável infantil, mas com um modelo inovador.

Por trás do conceito estão os irmãos Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, que buscavam um formato exclusivo, mas sem deixar de lado a essência do brechó. Então, a Arena Baby veio como resposta para atender o segmento em expansão.

Há 9 anos a franquia potencializa os resultados de seus franqueados com um outlet infantil inserido na moda circular. Além de produtos novos e seminovos e mais de 100 marcas de fornecedores parceiros, a Arena Baby oferece diferenciais como:

  • Calçados, brinquedos, enxovais, acessórios e até móveis.
  • Preço acessível que atrai um maior número de clientes.
  • Marcas como Carter’s, Tommy, Tip Top, Pimpolho e
  • Modelo de negócio sustentável com foco no crescimento da franquia.

Atualmente a Arena Baby disponibiliza três modelos de negócio, com investimento entre R$149 e R$640 mil. Acesse os canais oficiais da franquia para mais informações!

4. Franquia Burguesinha Brechó Chic

Agora falarei de uma marca jovem, criada em 2020 pela empresária Elisa Alves de Mello, a Burguesinha Brechó Chic. O conceito da franquia é atuar forte na economia circular, moda sustentável e consumo consciente.

A franquia registrou mais de 50 lojas ativas em 2023, e um faturamento total superior a R$50 milhões no primeiro semestre de 2024.

Como diferencial, a Burguesinha investiu em branding e layout moderno e jovial de sua loja. Todo o portfólio de produtos passa por um sistema exclusivo de curadoria que garante máxima qualidade e alinhamento às tendências de moda.

  1. Modelo de negócio: loja completa já com estoque.
  2. Investimento inicial: a partir de R$350 mil.
  3. Faturamento mensal: R$120 mil em média.
  4. Retorno: varia de 7 a 24 meses.

5. GiraPiu Brechó Infantil

GiraPiu Brechó Infantil

A primeira loja da franquia GiraPiu Brechó Infantil surgiu em 2016, quando duas mães enxergaram o potencial do brechó sustentável. Na realidade, ambas empresárias queriam incentivar a economia doméstica a princípio.

Durante 5 anos as empresárias adaptaram e apostaram nas inovações no segmento de roupas infantis, o que lhes rendeu um formato válido e lucrativo de franquia de brechó.

Como consequência, Milena e Adriana conquistaram o interior de São Paulo e hoje sua rede possui cerca de 5 lojas. Mas o plano é expandir para outras áreas, já que os modelos comerciais atendem os públicos de 0 a 14 anos, veja os detalhes:

  1. Modelo de negócio: Petit Store (até 120m²) e Grand Store (acima de 120m²).
  2. Investimento inicial: fica entre R$130 e R$200 mil reais.
  3. Margem de lucro: média de 21% sobre faturamento.
  4. Retorno: entre 12 e 24 meses.

Ainda vale a pena abrir uma franquia de brechó?

Se você me fizesse essa pergunta há alguns anos, eu diria que investir em brechó poderia ser arriscado sem um bom plano de negócio. Contudo, o mercado mudou na última década com a consolidação da moda sustentável e circular.

Nesse contexto, o modelo de brechó renasceu e hoje representa uma grande oportunidade de investimento. Então, se você gostou de alguma franquia de brechó da lista acima, avalie sua proposta e compreenda sua operação antes de qualquer decisão.

Espero que o conteúdo seja útil na sua tomada de decisão, compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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