Franquias de academia: 6 Boas opções para abrir no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 10 de novembro de 2024

Desde 2020 que o Brasil segue uma tendência de alta no número de frequentadores de academias e pessoas em busca de hábitos mais saudáveis, tudo isso levanta o questionamento se investir em franquias de academia é vantajoso.

O conceito de academia tradicional evoluiu para atender às preferências de clientes à procura de serviços especializados. É justamente isso que você precisa considerar ao analisar onde colocar seu investimento com segurança, confira!

Saiba onde vale a pena investir com 6 melhores franquias de academia

franquias de academia

Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de academias? Atualmente, existem mais de 56.000 centros de atividades físicas que atendem uma infinidade de especialidades e públicos.

Se você considerar apenas esse dado, pode parecer um número esmagador que elimina a chance de sucesso. Mas garanto, esta seleção de franquias prova o contrário.

1. Franquia de academia Panobianco

A franquia da Panobianco é a primeira da lista devido à sua expansão expressiva nos últimos anos. A rede de academias é uma das que mais cresce no país tanto em número de unidades quanto de alunos.

Fundada em 2012, pelo empresário André Panobianco e seus primos, a Panobianco já conta com mais de 258 unidades ativas. Sua rede atende mais de 400 mil alunos e há 75 novas unidades em implantação.

  1. Investimento inicial: a partir de R$600 mil reais.
  2. Faturamento anual: até R$3 milhões.
  3. Margem de lucro líquido: 35% em média.
  4. Retorno: varia de 12 a 20 meses.

2. Franquia Smart Fit

A Smart Fit é considerada a maior rede de academias da América Latina, só no Brasil possui mais de 730 unidades. Porém, suas operações chegam a mais de 15 países na América Latina, como Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Paraguai, entre outros.

No total, a franquia soma mais de 1.530 academias, o que a coloca no quarto lugar de maior rede do mundo em número de clientes. Muitos atribuem seu crescimento à oferta de espaços de última geração, preço acessível e alta qualidade.

As academias Smart Fit têm layout e estrutura padronizadas, equipamentos de alto nível, área de musculação e cardio, além de salas exclusivas para aulas coletivas:

  1. Investimento inicial: a partir de R$3,8 milhões de reais.
  2. Taxa inicial de franquia: R$100 mil.
  3. Lucratividade: média de 30%.
  4. Retorno: em até 36 meses.

3. Franquia Bluefit

A franquia Bluefit é um dos principais nomes no segmento de academias, fundada em 2015, sua rede superou 140 unidades. Para isso, o grupo desenvolveu programas exclusivos que oferecem resultados reais aos alunos.

Todas as atividades acontecem em ambientes modernos e funcionais, sempre sob a supervisão de profissionais altamente qualificados.

Atualmente, sua estrutura de operação envolve unidades próprias e franquias, mas eles não divulgam investimento. Então, acesse a página oficial para saber mais!

4. Studio Integrado Mormaii Fitness

Para você que achava que a Mormaii produzia apenas roupas esportivas e pranchas de surfe, apresento a franquia Studio Integrado Mormaii Fitness. A Mormaii desenvolveu um espaço inovador com metodologias de treino exclusivas.

A ideia é oferecer um serviço que vá além do conceito fitness, ou seja, que ofereça às pessoas atividades físicas que as ajudem a transformar suas vidas. Para isso, ela oferece o “Treino Integrado Mormaii” e o “Pilates Integrado Mormaii”.

Motivos para conhecer a franquia de academia da Mormaii

  • Marca com 48 anos de história e credibilidade no mercado.
  • Metodologias exclusivas que a diferenciam dos concorrentes.
  • Rede com mais de 60 unidades e expansão franca.
  • Sistema próprio de Business Intelligence.
  • Equipamentos inovadores e capacitação técnica.
  • Suporte durante a implantação e no marketing.
  • Suporte arquitetônico para uma academia funcional.

Se você acredita que é uma opção interessante, saiba que o investimento total é de aproximadamente R$490 mil. Na página oficial você encontra mais informações!

5. Franquia Selfit Academias

Já a franquia Selfit Academias é uma empresa baiana fundada em Salvador (BA) em 2012. Desde que chegou ao mercado, a Selfit carrega consigo o objetivo de democratizar o acesso das pessoas às academias de alto padrão.

O franqueado opera a partir de estrutura completa de última geração, mas com o diferencial do preço acessível. Parece que o conceito deu resultados, pois a Selfit registrou mais de 140 unidades no país recentemente.

Vale ressaltar que o grupo fez uma parceria com a empresa Weburn, uma plataforma de atividade física que reúne grandes nomes de especialistas fitness. Confira os detalhes diretamente com a franquia, afinal, não há divulgação de valores!

6. Spider Kick franquia

quanto custa franquia de academia

Por último, falaremos da Spider Kick, empresa desenvolvida pelo ex-lutador de UFC Anderson Silva. Enquanto profissional, Anderson foi um dos maiores campeões do esporte de MMA.

Agora como empresário, ele investiu e apostou alto em uma academia de atividades mistas. O programa central da Spider Kick se chama Metodologia HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que garante alto gasto calórico.

A franquia atinge clientes em busca de emagrecimento, melhoria do condicionamento físico e quem prefere treinos mais rápidos e dinâmicos. Veja quanto custa investir na franquia Spider Kick de Anderson Silva:

  1. Investimento inicial: a partir de R$300 mil.
  2. Taxa de franquia: R$80 mil.
  3. Receita mensal: entre R$100 e R$180 mil.
  4. Margem líquida: de 20% a 30%.
  5. Retorno: em até 36 meses.

Ainda vale a pena investir em franquias de academia?

Consumidor engajado, maior acessibilidade aos serviços e programas cada vez eficientes, estes são apenas alguns dos diferenciais competitivos que as franquias de academia oferecem hoje.

Daí dizer que é um investimento seguro, não dá para bater o martelo sem antes analisar o contexto a fundo.

O que dá para dizer, no entanto, é que você está diante de um modelo de negócio superinteressante e que expandiu muito nos últimos anos. Por isso, estude o segmento e entenda o mercado antes de tomar uma decisão, compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário