Franquia de cookies: 5 Boas opções que vale a pena conhecer

Publicado por Lidia Massari em 6 de novembro de 2024

O cookie é uma sobremesa americana que ganhou imensa popularidade no Brasil, principalmente depois que as lojas especializadas surgiram no mercado, mas se tem um negócio ainda mais promissor, é a franquia de cookies e sua alta procura.

Esse modelo de franquia costuma equilibrar bem o investimento com margem de lucro e retorno ágil devido aos produtos de valor agregado. Quer investir de forma consciente? Então você precisa acompanhar a leitura a seguir!

Veja somente opções vantajosas de franquia de cookies para investir

franquia de cookies

A franchising brasileira anda de mãos dadas com as tendências do mercado internacional, em especial, do mercado americano. Assim, surgem novas oportunidades de investimento em segmentos que até então não se destacavam tanto.

No caso da franquia de cookies, o mercado brasileiro se inspira nas melhores receitas americanas de cookies gourmet, adaptando-as às preferências de consumo do público brasileiro. Como resultado, hoje você encontra várias marcas de muito sucesso.

1. Franquia American Cookies

Atualmente, a American Cookies é uma das franquias especializadas em cookies gourmet que mais se destacam. Para isso, eles criaram suas próprias versões da tradicional sobremesa americana, mas com aquela pegada brasileira.

Fundada em 2015, na cidade de Águas Claras (DF), sua rede conta hoje com mais de 40 unidades franqueadas e 13 lojas próprias. Visando consolidar seu posicionamento entre a concorrência, a American Cookies investiu em identidade visual.

Afinal, suas unidades lembram uma autêntica loja americana de cookies, berço do produto. Isso estimula uma percepção positiva nos consumidores que se sentem atraídos pela proposta única. Veja agora quanto custa uma franquia American Cookies:

  1. Modelo de negócio: quiosque, container e loja.
  2. Investimento inicial: entre R$258 e R$327 mil.
  3. Faturamento anual: até R$1,5 milhão ao ano.
  4. Retorno: entre 18 e 30 meses.

2. Franquia Duckbill Cookies & Coffee

Provavelmente você sabe que o mercado de franquia é implacável e a concorrência costuma pressionar os resultados. Por conta disso, a única maneira de fugir do óbvio e conquistar clientes em busca de novas experiências é ter um diferencial competitivo.

É justamente isso que a franquia Duckbill Cookies e Coffee proporciona. Ou seja, a marca combina o que há de melhor em cookies artesanais com  uma pegada caseira ao conceito de cafeteria moderna.

Após 42 tentativas de criar o melhor cookie, o empresário Rafael K. Naves finalmente acertou em cheio. Assim surgiu a Duckbill em 2016 na cidade de Franca (SP).

Hoje são mais de 90 lojas no país, muito espaço para crescer e um cardápio repleto de produtos campeões de venda. Para isso, o investimento inicial é a partir de R$189 mil, com faturamento médio anual de R$820 mil e lucratividade de 22%.

3. Franquia MyCookies

Como a maioria das empresas brasileiras, a MyCookies surgiu da vontade que Natalie Pavan tinha de montar um negócio próprio. Na época, ela já vendia cookies em frente de escolas, mas o sabor único e a qualidade logo surtiram efeito.

Assim, Natalie recebia pequenas encomendas e aos poucos foi ganhando espaço na região. Em 2016, a empreendedora viu a oportunidade real de levar sua marca para um novo patamar e criou a franquia MyCookies.

Atualmente, sua rede conta com mais de 50 lojas e presença em 8 estados. A franquia trabalha com uma linha completa de cookies, sorvetes, brownies, brookies, bebidas e salgados, ao melhor estilo cafeteria.

  1. Investimento inicial: a partir de R$188 mil (espaço de 35m²).
  2. Lucratividade: até 20% sobre faturamento bruto.
  3. Retorno: de 24 a 36 meses.

4. Franquia Cookies Stories

Franquia Cookies Stories

No mercado de cookies gourmet, chama mais atenção quem entrega experiências realmente únicas. Receitas exclusivas, sabores ousados e variedade no cardápio são apenas alguns dos diferenciais que a franquia de cookies precisa oferecer.

Sendo assim, a Cookies Stories nasceu de uma experiência pessoal das irmãs Camila e Rafaela, que conheceram a verdadeira receita num intercâmbio nos EUA. A partir daí, a ideia de montar uma franquia cresceu a cada dia, conheça suas vantagens:

  • Design moderno e minimalista.
  • Cardápio exclusivo que conquista à primeira vista.
  • Produtos de qualidade e ingredientes selecionados.
  • Produção própria que garante alto nível de qualidade.
  • Desenvolvimento de tecnologias e inovação constante.
  • Cozinha automatizada com alta capacidade de produção.

Se você achou a proposta interessante, saiba que a Cookies Stories trabalha com dois modelos de negócio: quiosque e cookie store. O investimento varia de R$189 a R$207 mil, com margem líquida de até 25% e retorno médio de 24 meses.

5. Franquia Mr. Cheney Cookies

A história da franquia Mr. Cheney Cookies é um caso à parte. O surgimento da marca envolve um casal sonhando com o próprio negócio e um amigo americano.

O cookieman Jay Cheney desvendou todos os segredos por trás da receita original de cookies americanos. Com isso em mãos, Lindolfo e Élida apostaram alto na inauguração da primeira loja em São Paulo, ainda em 2005.

Atualmente, a franquia conta com 80 unidades que operam a partir do conceito americano “american treats”.

Esse conceito ainda é novo no país, mas consiste em combinar as melhores guloseimas americanas, como cookies, brownies, apple pie, maple syrup, etc. Assim, a Mr. Cheney Cookies desponta com uma proposta exclusiva:

  1. Modelo de negócio: quiosque e loja personalizada.
  2. Investimento inicial: entre R$270 e R$450 mil.
  3. Faturamento mensal: média de R$110 mil (modelo loja).
  4. Retorno: média de 36 meses.

O que considerar antes de investir em uma franquia de cookies?

Toda franquia precisa ter uma composição estratégica que ofereça chances reais aos seus franqueados. Em alguns segmentos isso significa buscar mais inovação, já em outras áreas, o atendimento se torna ponto chave, mas e na franquia de cookies?

Do meu ponto de vista, você precisa considerar qualidade e receptividade dos produtos pelos clientes, esse é o primeiro ponto. Além disso, o suporte e a estrutura operacional da franquia precisam ser absolutamente impecáveis.

Isso porque falamos de produtos que demandam frescor e ingredientes de qualidade superior. Portanto, se você identificar isso nas franquias do conteúdo de hoje, vale a pena analisar com mais calma. Compartilhe o conteúdo e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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