Não é de hoje que o mercado automotivo sofre profundas transformações no Brasil, mas nos últimos anos isso se intensificou, e se você pretende investir em uma franquia de estética automotiva, você deve se atualizar o quanto antes sobre o cenário.
As novas políticas voltadas ao meio ambiente, a constante inovação tecnológica e a busca por transportes sustentáveis, remodelam o setor diante de nossos olhos. Então, hoje eu quero mostrar como está o mercado e onde é melhor investir, confira!
Veja boas alternativas de franquia de estética automotiva para investir
O acesso à tecnologia de ponta ajudou muitas empresas a aprimorarem seu portfólio de serviços de estética automotiva. Antigamente, tudo girava em torno da lavagem e higienização e polimento, mas hoje as empresas se especializaram.
Como resultado, as franquias de estética automotiva moldaram suas operações em serviços como:
- Lavagem interna e externa com métodos personalizados.
- Cristalização de vidros que melhoram a impermeabilidade.
- Vitrificação da pintura com produtos inovadores.
- Polimento com proteção contra raios UV.
- Descontaminação de pintura que preserva melhor a camada.
A partir disso, eu selecionei algumas fortes candidatas que você vai querer investir, acompanhe com atenção.
1. Acquazero Estética Automotiva
A franquia Acquazero é um dos principais nomes na estética automotiva nacional. Inclusive, ela é considerada a maior rede de franquias no segmento, onde soma mais de 800 unidades ativas no Brasil e no mundo.
Fundada em 2009, é o investimento ideal para quem entende a relevância de operar uma marca sustentável. A Acquazero trabalha com produtos biodegradáveis e desenvolveu um método de limpeza que usa só 300ml de água por carro.
Vale ressaltar que além da limpeza automotiva de todos os tipos de veículos, inclusive aeronaves, a franquia disponibiliza limpeza, higienização e impermeabilização.
Qual o valor da franquia do Acquazero?
- Investimento inicial: entre R$25.600,00 e R$125.000,00.
- Faturamento médio mensal: de R$12.000,00 a R$30.000,00.
- Faturamento médio anual: até R$300.000,00.
- Rentabilidade: em média 40%.
2. Franquia Laav
Se você busca trabalhar a partir de serviços como funilaria e pintura, estética automotiva e martelinho de ouro, então vai querer conhecer a franquia Laav. A Laav é reconhecida por serviços especializados de alta demanda, como:
- Oxi-sanitização
- Descontaminação de vidros
- Hidratação de couro
- Cristalização de pintura
- Vitrificação de pintura
- Higienização de interior
- Polimento completo
Atualmente, sua rede conta com quase 30 unidades espalhadas em sua maioria pelo estado de São Paulo.
Para abrir uma unidade da Laav, você precisa investir cerca de R$246.500,00 em um formato que retorna 30% de lucro sobre faturamento médio de até R$100.000,00 por mês. Acesse a página de apresentação e preencha o formulário para mais detalhes!
3. Franquia de estética automotiva DRYJET
Se você levar em conta o índice de satisfação dos clientes, a franquia DRYJET larga na frente porque tem um dos maiores índices do segmento. Não à toa, a marca tem mais de 15 anos de mercado e um modelo comercial com validação nacional.
Atualmente, a DRYJET trabalha com três modelos de negócios que oferecem mais de 20 soluções em estética automotiva. Vale dizer que a capacidade de atendimento depende do formato, que determina a quantidade de boxes e profissionais.
Com um lucro “pé no chão” de aproximadamente R$10 mil reais para o modelo de entrada Smart, o investimento inicial é a partir de R$67.000,00.
4. Franquia FlipWash
A franquia FlipWash foi fundada em 2014 por empresários apaixonados por carros e pelos cuidados certos com a estética. Assim nasceu uma empresa especializada em lavagens com os melhores processos para cuidar de cada detalhe do carro do cliente.
Inclusive, a empresa desenvolveu um método próprio de lavagem pressurizada para motos e veículos que entrega ótima performance. Ao todo, a franquia opera com 16 serviços diferentes que abrangem praticamente todas as necessidades do cliente.
Quanto custa uma franquia FlipWash?
- Modelo comercial: franquia Cockpit e franquia Select.
- Investimento inicial: entre R$73.000,00 e R$96.000,00.
- Faturamento médio mensal: de R$10.000,00 a R$40.000,00.
5. Zaplus Car
Na contramão da concorrência, a franquia Zaplus Car é uma das maiores distribuidoras de produtos para estética automotiva do Brasil. Então, ao invés de executar os serviços de estética, a franquia fornece toda a matéria-prima.
Só para você compreender o escopo do negócio, a Zaplus é fornecedora homologada da Acquazero. Para isso conta com um amplo mix de produtos para enceramento, limpeza a seco, higienização interna e polimento.
Outro destaque fica por conta dos fornecedores, que envolvem nomes de peso no segmento, como Vonixx, Orbi Química e Protelim. Se você acha a proposta interessante, hoje é possível investir em dois modelos:
- Modelo comercial: franquia standard e prime.
- Investimento inicial: a partir de R$201.000,00.
- Faturamento médio mensal: a franquia não informa.
Abrir uma franquia de estética automotiva é um bom negócio?
Se você considerar apenas a relevância da franquia de estética automotiva para a evolução do segmento, então investir pode ser uma decisão acertada.
Agora, se você levar em conta o histórico e a capacidade gerencial, então o investimento fica pendente da sua expertise. A história que as franquias contam de que você não precisa ter experiência no ramo é conversa fiada para vender.
É fundamental ter intimidade com os serviços que você vai prestar, do contrário, é impossível estabelecer um padrão de qualidade superior responsável pelo sucesso da empresa. Portanto, estude as ofertas e alinhe com seu perfil, até a próxima!