Qual a margem de lucro de um supermercado?

Publicado por Lidia Massari em 13 de outubro de 2024

A margem de lucro em supermercado é um dos fatores que mais muda de negócio para negócio, devido a fatores como localização, tipo do comércio, fluxo de vendas e fornecedores, mas a média geral varia entre 3% e 6% de lucro.

Parte das pessoas que sonha em montar um supermercado tem a ideia equivocada de enriquecimento imediato. Porém, gerenciar este comércio é complexo, o sucesso leva tempo e você aprende tudo a respeito a seguir, confira!

Precisa saber qual a margem de lucro de um supermercado?

Qual a margem de lucro de um supermercado

No segmento supermercadista, não basta você ter as melhores ideias para aumentar as vendas. Se você não trabalhar sua margem de lucro, você pode vender muito e acabar não vendo a cor do lucro.

Pense em um supermercado como uma engrenagem que precisa de ajustes finos para entregar os melhores resultados. Nesse cenário, qualquer desequilíbrio pode influenciar negativamente, e para um supermercado, isso representa prejuízo à vista.

De modo geral, uma margem satisfatória para comercializar alimentos seria de 20%. Mas no supermercado a margem tende a não superar 6% do faturamento. A princípio pode parecer uma porcentagem pequena, mas veja um exemplo:

  1. Porte do supermercado: comércio de porte médio em cidade grande.
  2. Faturamento médio diário: cerca de R$50 mil.
  3. Faturamento médio mensal: vamos definir R$1,5 milhão por mês.
  4. Margem de lucro média: 4% sobre o faturamento.
  5. Lucro líquido médio mensal: o supermercado lucra R$60 mil.

Vale ressaltar que supermercados bem localizados podem faturar em média R$3 milhões por ano. Dessa maneira, o lucro líquido mensal subiria para R$120 mil.

Fatores que impactam no lucro de um supermercado

Antes de fazer projeções que podem não refletir a realidade diária, é fundamental tratar dos fatores externos. A cadeia supermercadista é muito dinâmica e exige um preparo único do gestor.

Posso destacar, por exemplo, a oscilação do juros que muda o preço dos produtos rapidamente. Ou então, um fornecedor que enfrenta problemas logísticos e repassa seu aumento para o supermercado.

Então, são muitas variáveis que se acumulam e sempre jogam a margem de lucro para baixo. Por isso é indispensável criar um planejamento robusto e trabalhar estratégias que ajudem o supermercado vender mais, o segredo está aí.

Fatores que você deve considerar

  1. Localização: regiões mais populosas oferecem margens ligeiramente mais altas por conta do volume de vendas.
  2. Porte do supermercado: quanto maior a rede de supermercados, mais flexibilidade na negociação com fornecedor e maior a margem de lucro.
  3. Tipo de produtos: equilibrar a venda de produtos perecíveis e não-perecíveis é ideal para balancear o lucro final.
  4. Concorrência: regiões mais competitivas obrigam o negócio a baixar os preços para atrair clientes, por conseguinte, menor lucratividade.
  5. Economia local e público-alvo: o poder de compra varia de região para região e impacta em cheio o volume de vendas do negócio.

Veja 2 situações que mudam a perspectiva de lucro no segmento supermercadista

perspectiva de lucro no segmento supermercadista

Agora que já colocamos em pratos limpos tudo aquilo que influencia na margem de lucro, é hora de entender tudo na prática. Vale ressaltar que as informações a seguir são gerais, mas retiradas de contextos reais.

1. Margem de lucro média em um mercadinho pequeno

Se engana quem acha que mercadinho pequeno de bairro não dá lucro nenhum. Pelo contrário, se o empreendedor seguir um planejamento sólido e considerar o fluxo de pessoas, o negócio pode atingir lucro entre 5% e 6%.

Além do mais, esta é a oportunidade ideal para fazer parceria com fornecedores e produtores locais. Isso porque quanto mais você encurtar os gastos da aquisição à entrega, maior é o retorno.

Um bom exemplo disso são as verduras e legumes de pequenos produtores. Aqui você pode apelar para a questão da sustentabilidade e qualidade artesanal dos produtos. Porém, avalie a concorrência antes de instalar seu negócio.

2. Margem média de lucro em supermercados de grande porte

Segundo estudos da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) de 2022, a margem de lucro média para supermercados no Brasil atingiu 2,9%. Mas isso de forma geral, pois um supermercado grande está ainda mais sujeito às variações.

Então não é raro encontrar comércios grandes que trabalham com margens entre 1% e 4%. Na minha região existe uma grande rede de supermercados que é conhecida pelas promoções surpreendentes.

Primeiro eles começaram com grandes ações promocionais que derrubavam o preço, com isso operavam com margens bem baixas. Pouco tempo depois, eles criaram o famoso “Leve 5 e pague 4”.

Mais recentemente, implementaram a promoção de 4 unidades ou mais por um valor bem abaixo da concorrência. De fato, isso reduz a margem operacional, mas quando olhamos para o volume de vendas, o lucro é restabelecido rapidamente.

Como aumentar a margem de lucro em um supermercado?

Como aumentar a margem de lucro em um supermercado

Será que existem ações para incrementar a margem de lucro em um supermercado? A resposta é sim, você pode ter um posicionamento mais arrojado e focar em estratégias que reduzem o impacto da variação econômica:

  • Negocie preços e condições com fornecedores para flexibilizar custos.
  • Identifique e diminua o desperdício com uma boa gestão de estoque.
  • Amplie o leque de produtos para atrair clientes e abrir fontes de receita.
  • Elabore promoções estratégicas e invista em marketing direcionado para atingir seu cliente onde mais pesa, no bolso.

A importância de saber qual a margem de lucro de um supermercado

Muita gente se desespera na hora de mexer com a parte financeira de um supermercado. Convenhamos, não é a coisa mais simples, mas falar que é um bicho de sete cabeças também é exagero.

Então, você precisará entender qual a margem de lucro de um supermercado se quiser buscar o sucesso. Afinal, você deve olhar no longo prazo, pois a estabilidade é fruto de um negócio 100% sob controle e operacional

Espero que o conteúdo sirva como uma régua para você dar os primeiros passos, compartilhe se gostou e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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