A margem de lucro na venda de salgados é algo que varia muito de acordo com a região, público, tipo de salgado e custos de produção, mas em geral você pode considerar uma margem entre 100% e 150% de forma segura e lucrativa.
No universo onde diferentes produtos surgem como a modinha do momento, os salgados lideram como os mais vendidos. Além de fazer parte da cultura brasileira, representam consumo rápido e barato, descubra se é lucrativo trabalhar com salgados!
Saiba qual a margem de lucro na venda de salgados em geral
Tão importante quanto conhecer boas receitas de salgados para vender, é compreender o lado comercial do negócio.
Quando falamos em margem de lucro, isso é ainda mais sensível porque representa o potencial real de ganho do empreendedor. Basta definir o lucro de forma precipitada para amargar prejuízo e frustração.
Dito isso, saiba que não existe uma margem fixa de lucro para vender seu salgado. Pelo contrário, cada pessoa consegue trabalhar com uma composição única de custo e preço de venda.
O que considerar para uma margem de lucro interessante na venda de salgados?
Uma margem confiável para se basear varia entre 100% e 200%, dependendo do público-alvo. Por exemplo, em bairros de classe A você consegue jogar a lucratividade lá em cima, mas em bairros populares não.
Além disso, é essencial considerar o tipo do salgado, ou seja, se ele é frito ou assado porque faz diferença:
- Salgado frito: maior consumo de óleo e menor durabilidade reduzem o potencial de precificação.
- Salgado assado: receitas de forno são mais saudáveis e proporcionam maior tempo de conservação, isso eleva sua margem de ganho.
Eu já vi pessoalmente empreendedores cobrarem até 250% na venda de salgados assados. Isso porque a pessoa criou as condições da oferta perfeita em termos de custo de produção, precificação e público-alvo.
Exemplos reais de definição de margem de lucro em salgados para vender
Falando em produtos fritos, se você considerar uma coxinha que custou R$1,50 para ser feita e cobrar uma margem de 150%, então seu preço de venda será de R$3,75 por unidade. Porém, o mercado atual trabalha com valores acima disso.
Na minha cidade, uma coxinha não custa menos do que R$8,00 nas padarias, mas o custo de produção não se aproxima disso. Por outro lado, é impossível vender esse mesmo produto pelo mesmo valor na rua, pois os públicos são distintos.
Portanto, é fundamental levar em conta a sua realidade, seu gasto para produzir e o investimento de tempo. No fim das contas, apenas você consegue valorizar seu trabalho de forma honesta e vantajosa.
3 cenários em que a margem de lucro na venda de salgados muda
Na minha opinião, o que mais influencia na margem de lucro ao comercializar salgados é o perfil do cliente final. Logo, uma coisa é vender salgados na rua, onde o cliente procura produtos mais em conta e muitas vezes não pode gastar tanto.
Agora, se você vender salgados para eventos ou fornecer para cafeterias famosas da cidade, dá para extrapolar a margem. É com isso em mente que eu abordarei mais sobre cada cenário a seguir.
1. Margem de lucro na venda direta de salgados ao consumidor
Como já falamos anteriormente, a venda direta é onde você tem mais flexibilidade para trabalhar a margem. Isso acontece porque você elimina intermediários que ficariam com parte do lucro, a exemplo do revendedor:
- Margem mínima: não importa os fatores envolvidos, nunca trabalhe com menos de 100% de margem de lucro na venda direta.
- Margem máxima: conforme você equilibra custos, agrega valor e gera atração, defina margem de 200% ou mais.
- Produto e custo de produção: você vende um salgado diferenciado com recheios de qualidade a um custo médio de R$2,00 por unidade.
- Precificação ideal: com uma margem de 200% você pode cobrar até R$6,00, mas ajuste conforme o preço da região.
2. Lucratividade média na venda para estabelecimentos (revenda)
No fornecimento de salgados para revendedores sua margem será menor e não tem como lutar contra isso. Desse modo, seja ao vender em padarias, supermercados, cafeterias, lanchonetes e bares, a margem varia entre 50% e 70%.
Embora o ganho seja menor, esse modelo comercial gera maior frequência de vendas e reabastecimento. É o caso das cafeterias, que apresentam uma recorrência de compra muito alta.
Portanto, é tudo uma questão de abrir mão de uma margem maior para vender mais e ganhar na quantidade ao invés da unidade.
3. Margem de lucro no delivery de salgados congelados
No mercado de salgados existem produtos que se destacam não pelo sabor, mas pela praticidade. É por isso que muitos empreendedores fazem salgados congelados para vender porque eles atendem um número maior de clientes.
Aqui a margem de lucro gira entre 70% e 120%, ainda mais se você trabalhar com pacotes mais vantajosos. Dessa maneira é possível aprimorar os custos de uma produção em larga escala onde você ganha pela quantidade.
Você vende muito e não vê lucro? Entenda qual a forma correta de precificar um produto
O que mais tem hoje são empreendedores que se frustram todos os dias por não ver a cor do lucro. Por mais que a pessoa trabalhe com uma boa margem, parece que o caixa está sempre vazio.
A razão disso pode estar em diferentes etapas do negócio, mas em geral o erro está na precificação. Não adianta você jogar o preço do salgado lá em cima se você não controlar as variáveis da sua produção.
Como precificar produtos de forma simples?
- Faça um levantamento dos custos dos insumos, além dos gastos e despesas, isso impacta muito na margem final.
- Defina o melhor tipo de venda para seu negócio, faça um plano comercial.
- O volume de produção mais alto ajuda a expandir a margem de lucro ao reduzir os custos.
- Combine localização, público-alvo e qualidade do produto.
- Conheça suas despesas operacionais em detalhes, cada centavo conta.
- Estude sua concorrência para gerar mais competitividade e melhorar os preços.
Qual a margem de lucro na venda de salgados? É lucrativo trabalhar com salgados?
No mundo dos negócios não basta saber qual a margem de lucro na venda de salgados, é preciso ir além. Então, adquira conhecimento comercial para gerenciar o negócio com profissionalismo.
Entenda que produzir produtos de alta qualidade e sabor é determinante, mas dominar o lado gerencial é um diferencial competitivo inestimável. Trabalhe também sua abordagem e parta para cima, pois ainda dá para ganhar com salgados, até a próxima!