A margem de lucro ideal para trabalhar com alimentos pode variar de 20% a 40% de forma geral, depende muito do tipo de comércio, volume de vendas, custos operacionais, segmento de atuação, entre outras variáveis que afetam a lucratividade.
Chegar à margem correta para seu estabelecimento não é opcional, mas uma questão obrigatória que evita prejuízos e a prática de preços abusivos. Confira ótimas dicas e aprenda de vez a calcular seu lucro corretamente!
Entenda qual a margem de lucro ideal para alimentos e trabalhe da forma certa
A primeira coisa que você deve ter em mente é que não existe margem de lucro fixa. Inclusive, dois comércios concorrentes no ramo alimentício podem trabalhar com margens diferentes, pois a cadeia operacional nunca é a mesma.
Com isso em mente, você pode começar a compreender melhor a questão de lucro a partir do modelo comercial.
Por exemplo, empresas com um volume maior de vendas geralmente atingem margens menores entre 10% e 20% em média. Nesse cenário, eu destaco os supermercados, mercearias bem localizadas e minimercados.
Em contrapartida, a conversa muda em comércios que operam de forma especializada, como restaurantes e lojas de conveniência. Aqui a margem de lucro oscila de 30% a 50% devido à demanda ser mais específica e centralizada.
Qual o segredo para não errar na hora de definir a margem de lucro?
- Garantir o máximo equilíbrio nos custos operacionais.
- Gerenciar aspectos como insumo, mão de obra, estoque e aluguel.
- Ajustar o preço de venda conforme plano e estratégia comerciais.
- Garantir competitividade para estimular a rentabilidade.
Qual a porcentagem ideal para margem de lucro: 5 cenários em que o lucro se alterna
Grande parte dos novos empreendedores, em especial no setor de alimentos, não dá atenção necessária à formação da sua margem de lucro. A ideia é que seja possível estabelecer um número aleatório, mas não funciona bem assim.
A seguir eu separei algumas áreas no ramo da alimentação para falar mais sobre lucro e seus desafios.
1. Qual a margem de lucro ideal para um restaurante?
O setor de bares e restaurantes aceita margens bem favoráveis porque trabalha com produtos e serviços especializados. Sendo assim, você pode considerar uma margem que varia entre 20% e 30% sobre o faturamento bruto.
Apesar disso, é crucial considerar os custos fixos e variáveis que costumam ser mais altos do que em outras áreas. O pulo do gato, no entanto, é trabalhar com bons fornecedores e investir em insumos de alta qualidade.
Como resultado, você garante maior satisfação dos clientes e evita problemas de ruptura de estoque.
2. Margem de lucro ideal para supermercados e mercearias
De todos os negócios que comercializam alimentos, as redes de supermercados são as que oferecem a menor margem de lucro. Isso porque há grande competitividade nos preços, número de concorrentes e alto volume de vendas.
Tudo isso acaba empurrando a margem para baixo, ficando entre 10% e 15%. Vale dizer que alguns supermercados não conseguem atingir 10%, principalmente quando não há bom fornecimento de produtos e alimentos para revender.
Portanto, é importante atuar a partir de um plano estratégico que leve em conta a cadeia de fornecimento, com destaque às parcerias locais e pequenos produtores que agregam qualidade e estimulam preços mais competitivos.
3. Loja de conveniência pequena e a margem de lucratividade
O segmento das lojas de conveniência é forte tendência porque representa aquilo que o consumidor moderno busca: praticidade e comodidade. Além de incentivar o empreendedorismo, a margem de lucro deste comércio é satisfatória.
Primeiro, o negócio proporciona alto nível de conveniência a consumidores que procuram se deslocar menos para comprar suas coisas. E outra, se você considerar a lojinha de conveniência em condomínios, então a concorrência é baixa.
Como consequência, é possível praticar margens que vão de 30% a 50%, mas é necessário gerar valor ao cliente.
4. Descubra qual a margem de lucro de uma padaria pequena
A padaria é um negócio à parte, pois a definição da margem depende do formato comercial e da produção própria. Nesse sentido, uma padaria de médio porte que produz parte dos seus produtos consegue esticar a margem até 35% em média.
Contudo, estabelecimentos que dependem do fornecimento de alimentos para revender, não têm a mesma felicidade. Sendo assim, o mais comum é operar com margem média de 20%, desde que o fornecedor ofereça flexibilidade e qualidade.
Por isso é essencial considerar a venda de produtos frescos e itens exclusivos para manipular melhor o retorno financeiro.
5. Como lucrar mais no delivery com uma margem saudável
Você sabia que o valor de mercado do delivery brasileiro é de R$38 bilhões atualmente? De acordo com informações recentes fornecidas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery cresceu cerca de 8% em 2023.
Apesar disso, a margem de lucro no segmento não é das maiores devido às taxas das plataformas, embalagens e despesas com a entrega. Você pode assumir uma margem média entre 20% e 25% para um delivery lucrativo.
Saber qual a margem de lucro ideal para alimentos é a única forma de alcançar o sucesso empresarial
Acredita que agora você entende melhor qual a margem de lucro ideal para alimentos, já que viu tudo na prática? Independentemente das informações deste conteúdo, você ainda terá a obrigação de estudar seu negócio de ponta a ponta.
Embora tudo seja lindo na teoria, a prática costuma ser brusca e não aceita desaforo. Espero que este conteúdo possa auxiliar você a traçar o melhor caminho para lucrar acima da concorrência. Se você gostou, compartilhe e até a próxima!