Qual a margem de lucro na venda de carros usados? Vale a pena trabalhar com isso?

Publicado por Lidia Massari em 23 de setembro de 2024

É seguro dizer que a margem de lucro na venda de carros usados varia entre 10% e 15%. Porém, essa margem não respeita a lógica comercial, pois varia a partir de fatores como conservação, demanda e oferta do mercado

Nos últimos 3 anos, o mercado de carros usados cresceu muito e tem atraído a atenção de empreendedores, revendedores e concessionárias sempre em busca do melhor negócio. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre a lucratividade do segmento!

Quer saber qual a margem de lucro na venda de carros usados? 5 situações que alteram a lucratividade do vendedor

Qual a margem de lucro na venda de carros usados

Independentemente da lucratividade da revenda de veículos usados, a verdade é que o mercado está a pleno vapor.

Apenas em janeiro de 2024, mais de 766 mil veículos usados foram vendidos no país, representando um aumento de 14% em relação a 2023.

A alta foi puxada pelo aumento expressivo no preço de veículos novos. Nesse momento, quem pensa em empreender no ramo quer logo saber quanto ganha um vendedor de carros. Entretanto, a realidade dos ganhos oscila com frequência.

É por isso que eu separei os principais fatores que influenciam na margem de lucro dos veículos usados, você precisa conferir!

1. Margem de lucro média na venda de carros seminovos

Em tempos normais, a margem de lucratividade na comercialização de veículos usados fica ali na casa dos 10% a 15%. Quer dizer que se você vender um veículo no valor de R$100 mil, seu lucro pode chegar até R$15 mil.

No entanto, essa realidade muda para quem tem uma concessionária ou uma grande loja de revenda. Isso porque os custos operacionais geralmente são maiores e impactam no ganho final do comerciante.

Se você levar em conta carros seminovos ou de valor mais expressivo, a margem deve ficar na casa de 10%. Por outro lado, carros populares que têm maior rotatividade e procura normalmente oferecem uma margem média de 15%.

2. Estado de conservação do veículo

O estado de conservação é um dos principais elementos na formação de lucro da revenda de veículos. Nesse sentido, automóveis em melhor estado de conservação e com manutenção em dia, podem esticar a margem para 18%.

Em contrapartida, carros que precisam de reparos e de recondicionamento são o maior vilão da revenda. Não é à toa que a lucratividade pode ficar abaixo de 10%, ainda mais quando os reparos podem custar acima de R$5 mil reais.

Portanto, a alternativa é revender carros de procedência que tenham o Laudo Cautelar Veicular completo e com 100% de aprovação.

3. Demanda atual do comércio

A demanda por veículos seminovos consiste na alta procura por carros com preços menores.

Atualmente, os veículos novos ficaram mais caros devido às últimas crises econômicas que pressionaram os custos de produção, como insumos. Logo, o consumidor recorre a veículos mais em conta.

Sendo assim, o espaço para trabalhar margens maiores é aceitável enquanto tem mais gente procurando, o que empurra a lucratividade para 20% ou mais.

Todavia, se existe desequilíbrio e a oferta de veículos é maior do que a procura, então a lucratividade se dilui e volta para a normalidade de 10%. Isso também vale para o acúmulo de carros em estoque, pois a depreciação material é uma realidade diária.

4. Origem do veículo e a lucratividade média

Na revenda de veículos, o principal receio do comprador é pegar um carro de leilão porque geralmente tem algum problema. Via de regra, um carro de leilão pode esconder os seguintes riscos:

  • Longos períodos em pátios e locais abertos.
  • A falta de funcionamento pode ocasionar diferentes problemas.
  • O sol constante pode danificar a pintura.
  • Muitos veículos sofreram acidentes e podem ter danos estruturais.

Então, tudo isso reduz o valor de revenda, bem como a lucratividade que você poderia alcançar.

Algumas pessoas afirmam que carro de leilão pode render margens que atingem até 30%. Porém, ninguém comenta sobre a necessidade de reparar danos e avarias, tenha muita atenção com esta situação.

5. Custo operacional da revenda

A maior fantasia sobre a revenda de sucesso é acreditar que basta comprar o carro e revendê-lo na sequência pelo valor inteiro. Pelo contrário, o acúmulo de gastos e despesas é grande, seja em estacionamento, concessionária ou revenda independente:

Potenciais gastos e despesas na revenda de veículos usados

  • Aluguel do espaço e manutenção da estrutura do pátio.
  • Investimento em marketing e divulgação dos veículos.
  • Impostos que pesam no ganho líquido mensal.
  • Folha de pagamento de funcionários e vendedores.
  • Gastos com seguros e equipamento de monitoramento.

Diante disso, é importante levar em conta que a soma das despesas pode consumir entre 20% e 30% do lucro, olha uma comparação:

  1. Valor do veículo: R$100 mil.
  2. Margem de lucro: média de 20%.
  3. Ganho com a venda: R$20 mil.
  4. Gastos e despesas de 20%: cerca de R$4 mil.
  5. Lucro líquido: aproximadamente R$16 mil.

Não preciso dizer que este é um cenário hipotético, mas é realista o suficiente para você tomar como base.

Vale a pena abrir uma revenda de carros usados?

Vale a pena abrir uma revenda de carros usados

É impossível dizer que vender carro usado vale a pena ou não, pois cada realidade é única. Em toda cidade tem sempre aquele revendedor de sucesso para provar que o negócio pode dar bons resultados.

Do ponto de vista do modelo comercial, a modalidade é um negócio com boa expectativa de retorno. Isso porque a procura não para e o alto valor de carros novos empurra o consumidor para a revenda que melhor atenda suas preferências.

O que considerar antes de vender carro usado?

  1. Capital de giro: destinar capital de giro suficiente para cada carro é essencial para evitar prejuízos no médio e longo prazo.
  2. Conhecimento e experiência: analise a demanda atual para criar a oferta estratégica ao entregar o que o cliente procura.
  3. Fornecedores confiáveis: não basta saber onde comprar carro barato para revender, a qualidade e a conservação são indispensáveis.
  4. Estrutura operacional eficiente: procure equilibrar uma infraestrutura que permita você balancear gastos sem comprometer lucro.

Saber qual a margem de lucro na venda de carros usados é determinante para evitar prejuízos

E então, achou interessante descobrir qual a margem de lucro na venda de carros usados? Era o que você imaginava ou ficou abaixo das expectativas? Uma coisa é fato: quem adquire experiência e aproveita as tendências consegue se sair muito bem.

Talvez seu sonho seja montar uma concessionária ou investir em um estacionamento, não importa, há muito espaço para trabalhar com seriedade e profissionalismo, bons negócios. Compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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