Como vender doces para estabelecimentos?

Publicado por Lidia Massari em 23 de setembro de 2024

Todo vendedor de doces quer estabilidade nas vendas para ter ganho previsível, é por isso que saber como vender doces para estabelecimentos é inestimável, logo, basta ter produtos de qualidade e criar ofertas irrecusáveis para conquistar clientes.

A grande maioria dos comércios, principalmente os alimentícios, valoriza a parceria com produtores locais que fornecem produtos artesanais de qualidade. Neste conteúdo eu te ajudo a montar um plano de negócios para vender doces, confira agora!

Como vender doces para estabelecimentos em 5 passos simples

como vender doces para estabelecimentos

Para restaurantes, pousadas ou supermercados, é muito mais vantajoso comprar doces de terceiros do que produzir no local. Dessa forma, eles eliminam o custo de produção e o investimento em infraestrutura de produção.

Contudo, isso reflete na qualidade dos doces que eles buscam, ou seja, é preciso ter uma oferta exclusiva e certeira.

1. Identifique estabelecimentos promissores e faça uma pesquisa de mercado

É clichê falar em pesquisa de mercado? Sem sombra de dúvidas, mas sem entender o comércio da região você não tem um direcionamento para dar os primeiros passos. E aqui me refiro a identificar os comércios inclinados a comprarem de você.

Nesse contexto, estude os estabelecimentos, veja o que existe na sua vitrine atual e entenda como você pode agregar mais. Assim você pode trabalhar sua oferta e criar um portfólio que seja interessante e viável para o revendedor.

Quais estabelecimentos compram doces para revenda?

A lista a seguir reflete um contexto amplo para você ter uma base sólida. Porém, não deixe de explorar a sua cidade porque cada região tem suas particularidades.

  1. Cafeterias: procuram opções exclusivas para combinar com suas bebidas e cafés especiais.
  2. Empórios: seu foco em doces artesanais abre grande oportunidade de parceria.
  3. Buffets: buscam opções de doces finos para atender seus eventos.
  4. Restaurantes: prezam por doces sofisticados para compor a mesa de sobremesas e também na venda em porções.
  5. Padarias gourmet: aqui é preciso entender o cliente para incrementar seu cardápio.
  6. Lojinhas de conveniência: produtos de consumo rápido e doces de alta qualidade, pois seu público se tornou exigente.
  7. Supermercados: comércios que costumam comprar todos os tipos de doces, das versões simples às receitas elaboradas.

Portanto, aqui você já tem um direcionamento muito forte para começar a alinhar oferta e demanda.

2. Aprenda como precificar doces para revenda

Não adianta você fazer os melhores doces, pois se você não souber precificá-los a parceria não dá certo.

Isso porque você precisa garantir um lucro suficiente para tornar seu negócio viável e escalável. Da mesma forma que o cliente depende de um preço atrativo para conseguir revender ao seu cliente final.

Por exemplo, aquele pudim que o supermercado vende a R$12,00, ele não deve ter pagado mais do que R$6,00. Mas será que R$6,00 é um valor razoável para o produtor? Independentemente do tipo de doce que você trabalha, faça o seguinte:

  • Calcule todos os custos com ingredientes e embalagens.
  • Defina sua margem de lucro conforme estudo de mercado.
  • Considere a margem necessária para vender ao comércio.

3. Crie um portfólio profissional e atrativo

O passo seguinte é desenvolver um portfólio profissional, daqueles que o cliente bata o olho e sinta vontade de revender.

Então, combine fotos de alta qualidade com descrição detalhada, pode incluir a lista de ingredientes para valorizar ainda mais. Se achar necessário, inclua uma pequena história de como surgiu aquela receita e como você a diferencia das demais.

Montar um catálogo chamativo ajuda na apresentação e facilita ao cliente entender a proposta real. Aliás, apresente tamanhos e embalagens opcionais de acordo com o perfil do comércio. Um diferencial é disponibilizar uma versão digital do portfólio.

4. Entre em contato com o comércio e agende uma visita

contato com o comércio

Após identificar o estabelecimento, analisar seu funcionamento e criar o portfólio, é hora de entrar em contato.

Nesse momento você precisará de jogo de cintura para agendar uma visita sem compromissos e ter a chance de apresentar seus produtos. Sua postura profissional é determinante aqui e diz muito mais do que o sabor dos doces, veja:

  • Combine horários fora do expediente para ter 100% de atenção.
  • Capriche nas amostras grátis para impactar o revendedor.
  • Leve uma proposta transparente e vantajosa a ambos.
  • Trabalhe condições exclusivas como descontos e valores promocionais.
  • Dentro da sua oferta, defina a margem de lucro para o revendedor.
  • Isso demonstra profissionalismo e domínio gerencial.
  • Seja flexível na negociação, mas não abra mão do valor justo do produto.

DICA EXTRA: algo muito importante é estudar a possibilidade de vender doce consignado. A consignação é uma estratégia que passa mais confiança da qualidade do produto e no cliente, mudando sua percepção sobre o futuro da parceria!

5. Procure formalizar a parceria e garantir bom atendimento

A formalização da parceria é a consequência de um plano de negócio bem-feito e de produtos de qualidade. Mas é também a etapa para reforçar seu profissionalismo e garantir um relacionamento livre de problemas.

Formalize o negócio com um contrato simples que defina prazos de entrega e de pagamento. Além disso, estabeleça as formas de pagamento e as condições para reabastecimento.

Quanto maior a transparência, menos mal-entendidos surgem ao longo da nova parceria. Por fim, crie um canal de comunicação flexível para dar suporte e tirar dúvidas com rapidez. O bom atendimento é um ingrediente importante na venda de doces.

Entender como vender doces para estabelecimentos é uma estratégia que garante receita contínua

Depois de aprender como vender doces para estabelecimentos, muita gente logo me pergunta: qual o doce mais lucrativo para vender?.

Eu diria que os melhores doces são aqueles que você consegue agregar mais valor, seja na qualidade, na embalagem e principalmente na percepção de valor do cliente. Então, isso pode ser alcançado com bons brigadeiros e até com bolo de pote.

Portanto, tenha um bom plano comercial, garanta alta qualidade e trabalhe para superar as expectativas do parceiro comercial. Espero que tenha gostado das dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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