Quantas lojas a Decathlon tem no Brasil? Saiba a origem da empresa e o funcionamento dela

Publicado por Lidia Massari em 14 de setembro de 2024

A Decathlon é uma das maiores varejistas no segmento esportivo do mundo e conta hoje com 53 lojas no Brasil, onde pretende investir para consolidar sua expansão, conforme lançamento de nova estratégia global há poucos meses.

Nos últimos anos, o segmento de lojas de artigos esportivos enfrentou maus bocados principalmente por causa das crises econômicas. Porém, nem isso foi suficiente para impedir o crescimento da Decathlon, continue a leitura e entenda a sua história!

A História da Decathlon no Brasil: saiba muito além de quantas lojas a Decathlon tem no Brasil

quantas lojas a Decathlon tem no Brasil

A Decathlon é uma empresa francesa com 48 anos de história no segmento esportivo. Em 2001, quando a Decathlon chegou ao Brasil, o mercado nacional ainda estava amadurecendo em termos de abraçar novas modalidades de esporte.

Então a Decathlon chegou para acelerar e consolidar a ideia de que o esporte vai muito além do futebol. Através de uma atuação forte no varejo, a multinacional francesa conquistou seu espaço e sua rede tem hoje cerca de 53 lojas no Brasil.

Além disso, seus consumidores podem desfrutar de um e-commerce completo onde a empresa comercializa todas as linhas das lojas físicas. Para conectar as lojas espalhadas pelo país, a empresa tem um grande centro de distribuição em Barueri (SP).

Sem falar na exclusiva linha de montagem de bikes e confecção de produtos têxteis, muitos deles de marca própria.

Apesar de enfrentar as crises econômicas do país, além da pandemia, a Decathlon cresceu de 20 para 53 lojas nos últimos 6 anos. Portanto, isso mostra o comprometimento com as necessidades do brasileiro e reforça seu plano de expansão.

Onde surgiu e quem é o dono das lojas Decathlon?

Fundada em 1976 em Lille, no Norte da França, a Decathlon foi a primeira loja a se dedicar 100% em vender produtos e artigos para todas as modalidades de esportes.

Na dianteira da empresa estava Michel Leclercq, que idealizou um varejo que pudesse atender todas as necessidades dos clientes. Porém, com o conceito de fornecer qualidade e preço acessível.

Durante 10 anos, Michel Leclercq trabalhou duro para espalhar o conceito de “shopping esportivo” pela França, embora já existissem lojas do tipo nos Estados Unidos.

Então, em 1986 a Decathlon iniciou sua produção de produtos com marca própria. O primeiro produto, por sua vez, foi um quadro de bicicleta que se tornou o carro-chefe da empresa nos anos seguintes.

Conheça a ligação entre a Decathlon e a Leroy Merlin

Vale ressaltar um fato interessante, Michel Leclercq era primo de Gérard Mulliez, uma das famílias mais ricas do mundo hoje.

Desse modo, a história atribui o surgimento da Decathlon como uma obra da família Mulliez, que também é dona de marcas como Leroy Merlin e do Grupo Auchan.

Atualmente, a família Mulliez é dona de 85% da Decathlon e está por trás das principais decisões da multinacional.

Números globais da Decathlon que impressionam

  • A Decathlon está presente em mais de 70 países.
  • A presença global reúne mais de 1.700 lojas.
  • O grupo tem mais de 60 marcas próprias segmentadas por esporte.
  • Seus produtos atendem mais de 65 modalidades diferentes.
  • O portfólio engloba cerca de 8.000 itens.
  • Envolvimento ativo em ações sociais, como a Fundação Decathlon.
  • Em todo o mundo, a Decathlon emprega mais de 70 mil pessoas.
  • No Brasil o grupo gera mais de 2.000 empregos.
  • Em 2022, A Decathlon abriu suas primeiras lojas no Nordeste.

Quais são as marcas próprias da Decathlon?

Quais são as marcas próprias da Decathlon

Como você viu, a Decathlon tem mais de 60 marcas próprias que atendem diversas modalidades esportivas. Porém, é interessante estreitar a lista apenas às marcas que a empresa vende no Brasil, assim você tem uma visão realista:

  1. Rockrider: principal marca Decathlon com foco no ciclismo, com itens como bicicletas, mochilas, capacetes e outros equipamentos.
  2. Kalenji: marca de roupas específicas para corrida, com linhas de calçados, vestuário e acessórios.
  3. Domyos: linha de roupas e acessórios com foco no público fitness.
  4. Quechua: uma das linhas mais famosas da Decathlon, atende o público aventureiro com barracas, colchões, vestuário e acessórios.
  5. Kipsta: para os amantes do bom e tradicional futebol, a Decathlon oferece a linha Kipsta com tudo que os praticantes precisam.
  6. Artengo: já para os entusiastas do tênis, a marca Artengo oferece desde equipamentos até vestuário e acessórios.

Vale ressaltar que a Decathlon também comercializa artigos para natação, beach tennis, surfe, suplementos e acessórios.

A Decathlon é franquia ou não?

Hoje a Decathlon não funciona como franquia porque tem uma gestão própria interna que administra toda a rede no Brasil. É o mesmo caso da Centauro, que trabalha a partir da centralização das lojas e gestão própria.

É bastante complexo pensar na Decathlon como uma franquia, basta passar em frente a uma de suas lojas de shopping. Só para você ter uma ideia, a unidade da Decathlon no Shopping Dom Pedro, em Campinas, tem uma área de venda de 2.500m².

Você já imaginou qual seria o investimento médio para abrir uma franquia da Decathlon? Portanto, as empresas deste porte costumam fazer uma gestão estratégica com recursos próprios e gestão centralizada.

Entendeu quantas lojas a Decathlon tem no Brasil e como a multinacional opera?

Com tanta riqueza de detalhes, agora você já pode dizer que sabe quantas lojas a Decathlon tem no Brasil. Se a sua intenção era empreender com uma franquia do grupo, infelizmente não é possível.

Entretanto, tenho duas boas notícias para você. A primeira é que a Decathlon tem um Programa de Consultores Esportistas onde você pode vender seus produtos em sites, blogs e redes sociais. A remuneração vem em forma de comissão.

Por fim, você pode integrar seu negócio de produtos esportivos ao Marketplace da Decathlon. E então, achou o conteúdo interessante? Encontrou o que procurava? Agora só falta compartilhar, até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário