A fábrica da Fini no Brasil fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, e corresponde pela produção nacional da empresa, além de ser responsável por abastecer o mercado da América Latina.
Por trás das embalagens, sabores e cores vibrantes que levam alegria a muita gente, está a história de sucesso de uma empresa que não é brasileira por natureza, mas que adotou o país como sua segunda e mais importante casa, conheça o universo Fini!
Descubra onde fica a fábrica da Fini e a sua importância estratégica
A Fini está no Brasil desde 2001, e a sua única fábrica ainda fica na cidade de Jundiaí. A região, que é famosa pelas vinícolas e forte produção de vinhos, viu seu mercado local se transformar com a chegada de uma indústria de doces.
E lá vinha a Fini, trazendo receitas exclusivas que estavam prestes a dominar a preferência do consumidor brasileiro. Nesse contexto, a empresa inseriu no mercado nacional suas balas de gelatina, chicletes e marshmallows.
Dentre as diversas cidades que poderiam sediar a indústria e o escritório da companhia, Jundiaí foi a candidata mais promissora. Isso porque é uma região com logística estratégica e alto desenvolvimento industrial, logo, a combinação certa.
A partir da planta industrial de Jundiaí, a Fini produz hoje cerca de 2.000 balas por minuto. Tudo isso através de um portfólio com mais de 1.000 produtos que recebem a atenção especial de seus 2.000 colaboradores.
Informações comerciais da presença da Fini no Brasil
- Ao todo, a Fini tem mais de 320 mil pontos de venda no país.
- Para isso conta com mais de 65 distribuidores.
- Outros 67 representantes comerciais reforçam sua posição.
O investimento recente que fez a Fini dobrar de tamanho no Brasil
Nos últimos anos a Fini cresceu de forma expressiva no país, e atualmente, é responsável por 70% da participação de mercado. Fora do seu país de origem, o Brasil já é o principal mercado da empresa. Inclusive, concentra cerca de 50% da mão de obra.
De olho nas mudanças da preferência de consumo, a Fini decidiu fazer um investimento robusto na fábrica de Jundiaí. Para isso, realizou um investimento de R$350 milhões em melhorias e automação industrial nas linhas de produção.
Você pode observar as mudanças nos formatos das embalagens, tamanhos das guloseimas, expansão das franquias e estratégias de distribuição. Porém, o que mais deu resultado foram as parcerias de divulgação e marketing.
As parcerias de sucesso que transformaram o posicionamento da Fini
Em 2023, a Fini fechou parceria com a farmacêutica Cimed, resultando na criação de uma linha exclusiva e colaborativa de hidratantes labiais. O Carmed Fini chegou ao mercado e nem deu tempo de esquentar as prateleiras, pois as vendas aconteceram rapidamente.
Só para você entender, a rede de farmácias Cimed faturou cerca de R$250 milhões em 2023 com a parceria. Isso deu o gás que a Fini precisava para buscar novas parcerias com empresas de peso, como:
- Parceria com empresas do sistema da Coca-Cola Brasil.
- Parceria com a Santa Lolla e Havaianas.
- Até a Havanna entrou no jogo com um collab com a Fini.
- A Colorama também fez parceria com a Fini.
Portanto, a repercussão destas ações ajudou a Fini a se firmar de vez e assumir a liderança no mercado.
Afinal, pode visitar a fábrica da Fini?
Infelizmente eu não encontrei nenhuma informação oficial da Fini dizendo se é possível realizar visitas à fábrica em Jundiaí.
No entanto, em março de 2023 a Fini lançou uma ação promocional que selecionava pessoas para conhecer a fábrica e receber brindes. Só que não fica claro se isso é algo frequente ou periódico.
Eu recomendo você falar diretamente com a empresa através deste link, por onde você pode enviar uma mensagem. Na minha opinião, se houvesse de fato a visitação, essa informação estaria estampada no site da empresa.
Qual o país de origem da Fini? Veja um pedacinho da doce história da empresa
A Fini é uma empresa espanhola fundada em 1971 na província da Espanha em Múrcia. A região é famosa por abrigar as maiores indústrias de doces no país. Se você quer saber quem é o dono da bala Fini, é o espanhol Dom Manuel Sancho Cano.
Durante 30 anos a Fini conquistou espaço na Europa, no Brasil, os primeiros produtos só chegaram em 1998. Na época o brasileiro teve o primeiro contato com as gelatinas nos formatos de Dentadura e Minhoca.
Como o brasileiro é um povo apaixonado por doces, os produtos Fini logo caíram no gosto popular. Por conseguinte, em 2001 a empresa espanhola inaugurou a fábrica em Jundiaí e sua presença cresceu ano após ano.
Houve dois pontos determinantes para sua expansão. Primeiro, o lançamento do sistema de franquias em 2012, que criou a oportunidade perfeita para o empreendedor brasileiro.
E depois, a criação da linha Bem-Estar nas farmácias, isso ajudou a Fini a atender uma demanda crescente. Já em 2018, a empresa conquistou o selo de Marca de Doces Mais Amada do Brasil.
A fábrica da Fini no Brasil é polo tecnológico que abastece a América Latina
Nos últimos anos, a Fini explodiu em vendas nos shoppings, o que resultou em mais de 290 franquias ativas no fim de 2023. Agora que você descobriu onde fica a fábrica da Fini, você entende sua importância logística e operacional para a empresa.
O que você achou das curiosidades e informações sobre uma empresa que proporciona alegria com seus produtos? Se você sabe de alguém que gostaria do conteúdo, compartilhe e até a próxima!