Quando falamos em voz alta como abrir uma transportadora sem frota, pode parecer loucura, mas é um modelo comercial que surgiu da necessidade de cortar custos e, felizmente, se consolidou no mercado brasileiro ao oferecer um negócio lucrativo.
Já imaginou a possibilidade de conectar as demandas de entrega de um cliente, aos serviços de logística de um terceiro, e ganhar por isso? Pois é, a modalidade de transporte sem frota própria abriu as portas à inovação e ajudou muitos até aqui.
Então, se você não aguenta mais esperar e deseja entender melhor este mercado, chegou o momento, confira a leitura até o final!
Pensando em como abrir uma transportadora sem frota? Descubra o jeito certo agora!
Independentemente do porte da transportadora, o investimento atual no mercado brasileiro é alto e inviabiliza a concretização para muitos empreendedores.
De forma resumida, o investimento para montar uma transportadora de médio porte com frota própria varia facilmente de R$750 mil até R$2 milhões. Por outro lado, você sabe quanto fica para montar a mesma empresa, mas sem a frota?
Bem, o investimento oscila consideravelmente, mas com cerca de R$50 mil a R$150 mil é viável iniciar uma operação eficiente. É justamente por esta discrepância que mais empreendedores buscam saber como abrir uma transportadora sem frota.
Importância do planejamento inicial e da rede de contatos
Acredito que a etapa de planejamento comercial já faz parte dos seus planos iniciais, correto? Afinal, cogitar abrir uma empresa e investir sem um plano sólido é uma ideia que beira à loucura.
Sendo assim, comece com uma breve, mas ampla, análise do mercado regional. Como você pretende oferecer serviços inovadores, é crucial determinar quem já proporciona serviços similares.
Em seguida, utilize sua rede de contatos, seja ela profissional ou pessoal, de modo a ventilar a ideia. Enquanto o conceito do negócio ganha maturidade, faça um levantamento da demanda na sua cidade para responder questões como:
- Quem precisa desse tipo de serviço?
- Quais os melhores nichos para atuar?
- Focar na demanda local ou atender à crescente onda digital?
- Devo oferecer entrega expressa ou transporte de cargas pesadas?
- Como meu concorrente atua em cima desses pontos?
Com base nas respostas, você terá um respaldo fantástico para começar a compreender qual deve ser a estrutura da empresa. Mas ainda mais importante, é ter conhecimento para definir quem serão os parceiros estratégicos.
Forme parcerias estratégicas para suprir sua demanda
De uma forma direta ou indireta, você precisará de uma frota de prontidão para atender às necessidades do seu cliente. Já que você não pretende investir em caminhões, pátios ou estrutura, sua rede terceirizada tem que ser impecável.
E por impecável eu ressalto qualidades como profissionalismo, pontualidade e solidez na execução do trabalho. Veja, a reputação de uma logística, seja ela por intermédio de terceiros ou não, é o fator que determina sua longevidade comercial.
Onde conseguir parceria estratégica?
- Transportadoras especializadas no serviço.
- Motoristas autônomos que tenham veículos próprios para entrega.
- Empresas cooperativas de transporte e logística.
- Aplicativos de transporte que oferecem a opção.
- Rede de distribuição local (conhecidos, amigos e profissionais responsáveis).
Antes de fechar parceria ou assinar contratos de prestação de serviços, procure entender a reputação do novo parceiro. Afinal, é ele que será a face da sua marca, logo, seu nível de qualidade é imprescindível!
Invista nas tecnologias certas para ter eficiência e amplo rastreio
Toda transportadora é responsável pelos produtos e cargas as quais se prontificou a entregar. Nesse meio de campo, as tecnologias se tornam ferramentas obrigatórias para proporcionar máxima segurança aos clientes e eficácia operacional.
Já imaginou não conseguir rastrear os caminhões, traçar as melhores rotas e fornecer as informações ao cliente? Se for para começar assim, não é necessário nem aprender como abrir uma transportadora sem frota, pois o negócio não vai muito longe.
Quais tecnologias podem ajudar sua empresa a evoluir no mercado?
- Sistema de gestão de transporte: realiza a integração de pedidos à roteirização das entregas.
- Plataforma de logística: ajuda você a gerir questões como estoque, coleta e embalamento dos produtos.
- Aplicativo de rastreamento: para otimizar as rotas, o aplicativo oferece monitoramento em tempo real de veículos e cargas.
- Automação da documentação: tenha a digitalização dos documentos dos transportes e do controle de conformidade exigidos por regulação.
- Análise contínua de dados: com algoritmos modernos você realiza análise de eficiência, prevê demandas e toma as melhores decisões.
- Integração de pagamentos: tenha mais agilidade fiscal com uma gestão de faturamento segura e rápida.
- Segurança cibernética: tecnologias que fomentam a segurança digital, indispensável para proteger dados da empresa e do cliente.
Eu diria que o investimento nas tecnologias acima são indispensáveis, pois com uma transportadora sem frotas, sua atuação será 100% digital.
Veja como o marketing para transportadora é determinante para o sucesso
O momento de investir em marketing e divulgação é sempre controverso e as pessoas tendem a ficar com o pé atrás. De fato, algumas empresas até conseguem se sobressair com pouco marketing.
Entretanto, este não é o caso de uma transportadora sem frota. Veja bem, você tem a árdua tarefa de posicionar sua marca no mercado, destacando vantagens, eficiência operacional e, acima de tudo, segurança.
Portanto, invista acertadamente em ações de impacto, se for necessário, contrate o serviço de uma agência com foco no setor logístico. Aproveite o alcance das estratégias digitais para estabelecer uma rede logística confiável e de referência!
BÔNUS: exigências legais que você provavelmente precisará resolver
Você pode ter fugido de investir em frota própria, mas uma coisa que não tem escapatória são as exigência legais. Toda transportadora, independentemente do porte ou cargas específicas, precisa de uma série de licenças, documentos e permissões.
Vale ressaltar que a lista abaixo pode mudar de acordo com o estado e região, em geral, você precisa:
- Registro na Junta Comercial do estado.
- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ – Simples Nacional).
- Alvará de Funcionamento.
- Registro junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
- Inscrição Estadual (Registro na Secretaria da Fazenda do estado).
- Licenciamento Ambiental, quando aplicável.
- Seguros obrigatórios como o RCTR-C e Seguro de Transporte Nacional.
Conclusão sobre como abrir uma transportadora sem frota
Após aprender como abrir uma transportadora sem frota, fica evidente que o modelo de negócios muda pouco da empresa tradicional. Muito porque ainda é essencial desempenhar o trabalho com máximo profissionalismo, eficiência e segurança.
Se a sua empresa não tem frota, ela fica incumbida de oferecer os melhores parceiros comerciais que o seu cliente necessita, concorda?
Então, caso siga em frente, tenha atenção aos pontos que discutimos hoje e bons negócios, o mercado lhe espera. Compartilhe as dicas se gostou e até a próxima!