Provavelmente você sabe que o mercado de embalagens e produtos descartáveis brasileiro é um dos maiores do mundo, e se você está pensando em montar um negócio, é fundamental mapear os produtos descartáveis mais vendidos.
Trabalhar a partir de uma oferta que vai de encontro à demanda dos consumidores é o único posicionamento viável para sobreviver no mercado. Venha conferir o que mais vende em loja de descartáveis e saia na frente da concorrência!
Conheça 7 produtos descartáveis mais vendidos + dicas comerciais para cada um
Após muito buscar uma solução para empreender que tornasse a liberdade financeira uma realidade, você decidiu montar uma loja de descartáveis. Porém, mal sabia você que a gama de produtos era tão ampla e o desafio se tornou um obstáculo.
O que posso adiantar, é que o setor está em plena transformação e promete mudar muito em breve. Afinal, pautas de sustentabilidade e preservação ambiental pegam o setor em cheio!
1. Copos descartáveis
Os copos representam o produto descartável mais vendido no Brasil. Isso porque eles oferecem ampla higiene, comodidade, praticidade e economia. Além disso, o fator “reciclabilidade” faz com que o descarte seja feito de forma consciente.
Populares em festas e eventos e presentes em praticamente todas as empresas e comércios, você precisa oferecer boas opções. Contudo, a margem de lucro deste produto é consideravelmente baixa e obriga os comerciantes a pensarem fora da caixa.
Nesse contexto, procure formar parceria com fornecedores de produtos descartáveis e até mesmo fábricas que os personalizem. Assim, você personaliza o produto com a logomarca do cliente ou com o tema do seu evento, isso agrega valor.
2. Talheres descartáveis biodegradáveis
Puxando a fila de produtos mais vendidos você encontra os talheres descartáveis. Só que o diferencial hoje é trabalhar com produtos biodegradáveis, pois estão cada dia mais na mira das empresas.
Geralmente, esse produto é feito com materiais como ácido polilático (PLA) ou mesmo papel exclusivo para a indústria. Na prática, o produto biodegradável ultrapassou o talher de plástico comum justamente por estimular consumos mais limpos.
Em contrapartida, eu recomendo você trabalhar com ambos os materiais, pois querendo ou não, há clientes que ainda preferem a versão clássica.
3. Pratos descartáveis
Quem nessa vida não gosta de evitar o acúmulo de louças para lavar depois daquela festinha bacana, né? Pois é, os pratos descartáveis representam o terceiro dos produtos descartáveis mais vendidos, já que suprem necessidades básicas.
O contraponto, porém, é que você precisa oferecer mais do que produtos simples, veja:
- Tenha um estoque bacana de produtos em diferentes tamanhos.
- Invista em design para ampliar o público-alvo.
- Comercialize pratos de papelão como um produto mais econômico.
- Enfatize a leveza e praticidade no descarte.
- Avalie o que o seu cliente busca antes de investir em grandes estoques.
4. Guardanapos de papel
Agora, o guardanapo é onde está o tesouro nas vendas de uma loja de produtos descartáveis. Diferentemente dos itens acima, o guardanapo cumpre um papel crucial no dia a dia não apenas das empresas, mas da pessoa comum.
Isso fica ainda mais evidente quando você considera o preço médio de um papel-toalha de qualidade hoje em dia. Por conseguinte, as pessoas migram seu consumo para o guardanapo.
Só que o segredo para uma distribuidora é trabalhar com guardanapos de papel personalizado. Via de regra, as empresas são o cliente ideal, pois compram em quantidade, e ainda por cima, solicitam a personalização.
5. Marmitas descartáveis
A venda de marmitex é um dos motores que impulsionam o mercado de delivery, este é um fato incontestável.
Só para contextualizar, em meados de 2021, quando o comércio começou a retomar seu funcionamento, o número de pessoas que atuavam através do delivery cresceu de pouco mais de 30 mil para quase 285 mil.
Tudo bem, mas o que isso tem a ver com os produtos descartáveis mais vendidos? Simples, o consumo de embalagens também cresceu exponencialmente. E não apenas as marmitas, mas todos os itens até aqui.
Sendo assim, sua distribuidora precisa oferecer opções vantajosas, com designs e modelos únicos para suprir o maior número de clientes. Crie pacotes promocionais para empresas e dê descontos quando possível para clientes recorrentes.
DICA: um dos melhores termômetros para quem vende embalagens e produtos descartáveis, é o ramo alimentício. Afinal, se o setor de alimentação vai bem, toda uma cadeia produtiva segue junto com o aumento no consumo!
6. Sacolas plásticas
As sacolas plásticas são a alegria das indústrias de embalagens e das distribuidoras, mas são também o terror do meio ambiente. Apenas como curiosidade, no Brasil, distribui-se mais de 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora.
No comércio varejista então, elas se tornam itens imprescindíveis nas mais distintas situações. Comércios como supermercados, lojas em geral, estabelecimentos atacadistas, hortifrutis, enfim, todo mundo compra.
Em vista disso, sua loja pode se destacar com sacolas de alta qualidade, resistentes e com impressão de marca em alta resolução. Avalie se é mais vantajoso comprar sacolas plásticas direto de fábrica ou investir na personalização por conta.
7. Papel toalha em rolo
O papel toalha é um item essencial nas residências, mas ele se torna obrigatório em estabelecimentos, comércios e empresas dos mais distintos segmentos. Bares, restaurantes, supermercados, padarias, lanchonetes, o leque é enorme.
Nesse cenário, as distribuidoras são o destino certo de quem procura qualidade, preço e facilidade no pagamento. Para se destacar, diferencie-se com produtos de alta absorção, resistentes ao uso e que tenham preços competitivos.
Todavia, mantenha um estoque mínimo de papel-toalha de altíssima qualidade e direcione suas estratégias para hotéis, resorts e restaurantes de alto padrão. Ainda no campo das estratégias, eu tenho uma carta na manga que entrego de bandeja.
Um dos clientes em potencial que depende diretamente das distribuidoras, é o governo. Isso mesmo, vender para o governo é uma estratégia fantástica para ter recorrência nas vendas e maior previsibilidade de faturamento.
Conclusão sobre os produtos descartáveis mais vendidos
Estabelecer um portfólio de produtos descartáveis mais vendidos é uma etapa sensível para as distribuidoras. Em outras palavras, é o momento para você planejar seu estoque com base nas preferências e dores do público-alvo.
Por exemplo, se você pretende vender pela internet, então, pode ser interessante validar outros itens, como produtos de limpeza, demais embalagens para delivery, artigos para festa, artigos para escritório, itens de confeitaria, como forminhas, e até produtos para hotelaria.
Como eu não sei qual é a sua intenção real, talvez você pense em montar uma fábrica de embalagens plásticas. Nesse caso, todas as dicas continuam aplicáveis, basta adaptá-las ao escopo do seu negócio. Compartilhe as dicas e nos vemos na próxima!