A alegria da criançada é poder aproveitar o pula-pula sem limites, mas a preocupação de quem trabalha com a locação de equipamentos, é compreender se um pula-pula dá dinheiro na prática e se representa um negócio vantajoso.
Há algum tempo, o mercado de locação de brinquedos para festas crescia em um ritmo de 14% ao ano, e o pula-pula sempre esteve entre os equipamentos mais alugados. Confira as ótimas dicas e veja se vale a pena alugar pula-pula!
Pula-pula dá dinheiro atualmente ou a sensação já passou?
Olha, se você quer a minha honestidade total, então digo que o pula-pula tem potencial para dar dinheiro, desde que sua oferta de equipamentos e brinquedos vá além do pula-pula.
Isoladamente falando, o pula-pula não representa faturamento tão relevante assim, mesmo que você disponha de várias unidades. Isso porque o cliente tradicional busca sempre uma oferta completa, para reduzir custos e alugar tudo em um só lugar.
Nesse contexto, a ideia é agregar mais valor à sua oferta com diferentes brinquedos que complementam, por exemplo, uma festa de aniversário infantil. O lucro está em viabilizar um pacote que seja financeiramente vantajoso ao cliente.
Quanto posso ganhar com pula-pula?
Só para exemplificar o que falei acima, vamos dizer que você invista R$4.000,00 em um pula-pula inflável, certo? Via de regra, você consegue alugar o equipamento apenas uma única vez no dia, por um valor médio de R$160,00.
Nessas condições, considerando que você o aluga sábado e domingo, seu ganho semanal é de R$320,00. Ao mês, você ganha R$1.280,00, ou seja, você conseguirá reaver o investimento em pouco mais de 3 meses, antes de lucrar de fato.
Obviamente, se você tem mais unidades, o faturamento aumenta, mas o investimento também, né? Mas o ponto negativo é estreitar a oferta com apenas um tipo de brinquedo, quando você poderia alavancar a atração de diferentes públicos.
- Portfólio com 4 tipos de brinquedos: vamos dizer que você tem pula-pula inflável, cama elástica, escorregador e tobogã inflável.
- Valor médio de locação: para efeito de cálculo, vou estipular valor médio de R$200,00, pois há um valor agregado que justifica o aumento.
- Potencial de ganho mensal: com máxima locação aos fins de semana durante o mês (8 dias), seu faturamento bruto é de R$6.400,00.
- Margem de lucro: conforme você quita o investimento, a margem de lucro líquida aumenta e chega até 70% do faturamento, logo, R$4.480,00.
- Diversificação de serviços: você ainda pode esticar os ganhos com mesa de sinuca, tênis de mesa, pebolim, mesa de “air hockey”, mesas e cadeiras, entre outros.
Portanto, quando você investe para obter retorno, o pula-pula dá dinheiro e funciona como um chamariz para aumentar o ticket médio, entende?
BÔNUS: qual o valor de um pula-pula e o tempo de retorno do investimento?
Existem incontáveis tipos de brinquedos pula-pula, com tamanhos distintos e objetivos únicos. Saber escolher o equipamento certo para seu negócio é o primeiro passo para encontrar uma boa demanda.
De modo geral, você pode comprar pula-pula tradicional, pula-pula castelo, pula-pula com escorregador e pula-pula temático. Muitos colocam a cama elástica na lista, é um equipamento interessante, mas eu não considero como tradicional pula-pula.
Dessa forma, o preço dos brinquedos varia consideravelmente, principalmente pelo comércio onde você compra. Hoje existem muitas empresas especializadas, mas os famosos marketplaces também comercializam.
Pelo que eu analisei, um pula-pula inflável infantil simples de qualidade, custa a partir de R$1.500,00. Porém, aquele pula-pula inflável temático, tipo castelo, pode custar até R$9.800,00 ou mais.
Já o pula-pula trampolim, aquele com as redes de proteção lateral, tem valores próximos de R$1.800,00. A melhor forma de montar uma oferta bacana, é determinar o público-alvo e considerar a densidade demográfica da região, isso ajuda muito.
Tem como ganhar dinheiro com pula-pula? 3 ideias que aumentam os lucros
Para mostrar que pula-pula dá dinheiro e você só precisa começar, eu separei algumas dicas práticas e certeiras. Inclusive, vale dizer que muitas das grandes empresas de locação hoje, ou mesmo aquela empresa da sua região, começaram com o básico.
Por vezes, o empreendedor resolveu alugar os brinquedos dos filhos, isso mesmo, aquele pula-pula simples. Como consequência, conseguiu clientela, expandiu os brinquedos e já tem até galpão para locação, é isso que você deve buscar!
1. Diversificação de equipamentos
Como já falei várias vezes ao longo do conteúdo, diversificar seus equipamentos, brinquedos e itens de suporte, aumentam seu faturamento. Isso porque você poderá atender eventos e públicos que incrementam seu lucro.
Estude a viabilidade de alugar piscinas de bolinhas, tobogãs infláveis, camas elásticas de diferentes tamanhos, gangorras temáticas, futebol de sabão, mesa de air hockey, entre tantas outras coisas que a criançada ama.
DICA BÔNUS: você também pode investir no aluguel de equipamentos para algodão doce e pipoca. Outra coisa que o pessoal investiu pesado foi no aluguel de som e iluminação. Já imaginou fornecer praticamente tudo que o cliente precisa, como não aumenta o faturamento, né?
2. Elabore os melhores pacotes promocionais
Pegando o gancho da dica acima, esta é uma excelente oportunidade para você trabalhar com pacotes promocionais vantajosos aos clientes.
Por exemplo, dá para criar pacotes promocionais temáticos, que incluem brinquedos específicos e planejados. Ou então, fazer um pacote interessante que traga equipamentos de som e conjunto de mesas e cadeiras para complementar o evento.
Há quem ainda consiga aliar a encomenda de doces e salgados para festas, que pode ser trabalhoso, é verdade, mas certamente aumenta o rendimento.
3. Parcerias estratégicas funcionam
No mercado de locação de brinquedos, muitos empreendedores acreditam que devem seguir uma carreira solo. Ou seja, que não precisam de agentes externos para fortalecer sua relevância regional, esse é um erro grave.
Acontece que o networking neste mercado é uma ferramenta vital para a consolidação do negócio. E aqui me refiro às parcerias estratégicas com players, como:
- Organizadores de eventos.
- Escolas particulares e até mesmo públicas.
- Empresas e comércios recreativos.
- Buffets e empresas do ramo alimentício.
- Outras empresas de locação de serviços e equipamentos para festas.
A intenção, portanto, é formar parcerias a fim de trabalhar com descontos especiais por indicação de parceria, inclusão de serviços em conjunto e uma oferta mais robusta aos clientes, estude essa possibilidade porque vale a pena.
Pula-pula dá dinheiro apenas com uma oferta ampla de equipamentos
Fica muito claro que alugar pula-pula dá dinheiro, desde que você tenha a expertise para se infiltrar no mercado com uma proposta exclusiva. Então, para finalizarmos, eu não poderia deixar de ressaltar a importância do marketing digital.
As estratégias e ações de marketing direcionado são o combustível imprescindível para você alcançar clientes.
Sem isso, sinto dizer que seu negócio pode estagnar. Invista parte dos ganhos em novas publicações impulsionadas e aumente a visibilidade da empresa. Espero que as informações de hoje ajudem você a prosperar, nos vemos na próxima!