Barbeiro a domicílio dá dinheiro? Veja como funciona esse negócio

Publicado por Lidia Massari em 29 de abril de 2024

O segmento de barbearias está totalmente aquecido com modelos comerciais que atendem todos os públicos, em meio às tendências, muitos querem saber se barbeiro a domicílio dá dinheiro e se é uma atuação sustentável a longo prazo.

Posso adiantar que o atendimento em domicílio não objetiva substituir o modelo tradicional, mas sim oferecer um serviço mais personalizado, flexível e cômodo.

Então, resta você aprender como funciona uma barbearia a domicílio e se compensa migrar seu negócio, vamos lá?

Descubra se barbeiro a domicílio dá dinheiro

barbeiro a domicílio dá dinheiro

A barbearia a domicílio oferece muito espaço para que o profissional expanda seus ganhos mensais. E isso é ainda mais evidente para barbeiros que não trabalham por conta, ou seja, profissionais registrados ou que ganham por comissão.

Existem vários motivos por trás do sucesso deste negócio, como flexibilidade e maior lucratividade em cada corte, bem como:

  • Jornada de trabalho mais eficiente.
  • Margem de ganho superior às comissões e serviços tradicionais.
  • Oportunidade de personalizar a experiência do cliente.
  • Comodidade e praticidade que o cliente valoriza atualmente.

Como funciona o negócio da barbearia a domicílio

Dito isso, o funcionamento de uma barbearia, digamos, itinerante, é simples. O profissional cria uma agenda com máxima organização e realiza o agendamento do cliente. No dia do serviço, o profissional se prepara e se desloca até o local combinado.

No local, ele oferece o serviço completo como faria na barbearia, mas com o diferencial de estimular a experiência ainda mais personalizada. Afinal, o formato precisa oferecer vantagens únicas que justifiquem a abertura à privacidade do cliente.

Não por menos, até barbeiros experientes que possuem ponto físico têm mesclado a atuação fixa com a barbearia em domicílio. Com isso, conseguem esticar seus ganhos e trabalhar assertivamente na fidelização da carteira de clientes.

Sempre que bater a dúvida se o barbeiro a domicílio dá dinheiro, lembre-se: “o cliente não acompanha o profissional pela barbearia em si, mas sim pelo seus serviços, atendimento e cuidado com suas preferências”.

Quanto ganha um barbeiro a domicílio?

quanto ganha um barbeiro a domicílio

Através de uma longa e minuciosa avaliação do mercado, de diferentes profissionais e experiência no segmento, atualmente, um barbeiro iniciante no serviço em domicílio, cobra entre R$50,00 e R$70,00 o corte de cabelo.

Para incluir a barba em um pacote vantajoso, há quem cobre de R$90,00 a R$120,00. Cada região tem demanda específica, mas assumirei o seguinte cenário para você compreender o real potencial de ganho:

  1. Valor médio do cabelo e barba: R$80,00.
  2. Quantidade média diária de serviços: entre 5 e 6 no início do negócio.
  3. Faturamento diário bruto: de R$400,00 a R$480,00.
  4. Faturamento mensal bruto: 20 dias de trabalho rendem entre R$8.000,00 e R$9.600,00.
  5. Margem média de lucro: cerca de 50% a 70% sobre faturamento.
  6. Lucro líquido mensal: com média de 60% de lucro, seu ganho mensal varia de R$4.800,00 a R$5.760,00.

Veja bem, antes de assumir o contexto acima como a sua realidade, saiba que o valor dos serviços, a quantidade e os gastos, serão sempre particulares ao seu negócio.

Então, você sabe que barbeiro a domicílio dá dinheiro, mas entenda o conceito da sua atividade, não se compare ou replique a atuação de amigos e concorrentes, isto é, crie sua própria versão de barbearia lucrativa!

Como trabalhar com barbearia a domicílio: 3 dicas que colocam você no mercado

como trabalhar como barbeiro a domicílio

A ideia de atender o cliente em sua casa parece simples e objetiva, mas não é. Na prática, pode ser mais complexo oferecer ótimos serviços em domicílio devido às variáveis que você não controla.

Aspectos como ambiente, iluminação, limpeza e higienização e deslocamento com os equipamentos, exigem um nível alto de profissionalismo.

Nesse contexto, se você precisa saber como aumentar a clientela de uma barbearia em domicílio, as respostas estão logo abaixo!

1. Como se posicionar no mercado como barbeiro a domicílio?

O barbeiro com uma base de clientes encontra mais facilidade para migrar o atendimento ao domicílio. Porém, para quem está no começo, pode ser realmente desafiador encontrar clientes dispostos a receber o serviço em casa.

Sendo assim, sua primeira missão é se posicionar como um profissional experiente no atendimento a domicílio. Certamente você já atende e terá mais facilidade nessa etapa, logo, aproveite para:

  • Disparar mensagens em massa para seus contatos.
  • Utilize mensagens persuasivas e descontraídas para oferecer o serviço.
  • Reforce a ideia de que você já viabiliza o serviço.
  • Não divulgue datas, “deixe no ar” que nos próximos meses este será o único modelo de atendimento.
  • Crie vagas na agenda para quem já quiser aproveitar a novidade antes do lançamento oficial, e faça isso após o expediente atual.
  • No início, equilibre a demanda na barbearia à demanda em domicílio.

Posso garantir que uma porcentagem elevada da sua clientela atual vai preferir o atendimento domiciliar, isso é fato. Nada bate a facilidade e a experiência de exclusividade desse serviço.

2. Qual o público-alvo de uma barbearia?

Você como profissional experiente, provavelmente tem uma boa ideia de quem seja o público-alvo da barbearia. Contudo, quando levamos isso para o atendimento domiciliar, as coisas podem mudar de cenário.

Acontece que o valor do serviço tende a crescer e fugir do serviço padrão. Posso usar como exemplo alguns profissionais aqui da região, que cobram em média R$50,00 o corte de cabelo na barbearia, mas R$80,00 quando vão até o cliente.

Por conseguinte, o perfil de cliente tem todas as características para mudar. Olha só, muitos se esforçam para pagar R$50,00, mas será que estão dispostos a gastar outros R$50,00 ou R$70,00 pelo mesmo serviço?

Em vista disso, é crucial estudar bem seu público, traçar faixa etária, perfil financeiro e até a escolaridade, tudo isso ajuda você a chegar no cliente ideal. A partir daí, fica mais simples direcionar suas ações, a comunicação e as estratégias.

3. Combine qualidade no atendimento, organização da agenda e ações de marketing

Não tem outro jeito, você precisará se apresentar como um barbeiro totalmente profissional. Por exemplo, se você pretende atender clientes em condomínios fechados, então, sua aparência pode dizer tudo sobre sua qualidade. No seu lugar, eu focaria em:

  • Melhorar diariamente a qualidade do atendimento.
  • Prestar o melhor serviço de corte e barba, através do conhecimento e estudo de novas técnicas e práticas.
  • Trabalhar a partir de agenda organizada e, de preferência, digital.
  • Invista nos melhores equipamentos, utensílios e produtos, isso também reflete um profissional que preza pela profissão.
  • Capriche no marketing digital para alcançar potenciais clientes, utilize Instagram, Facebook, TikTok e até YouTube.
  • Valorize o seu trabalho, cobre o justo e posicione-se com segurança diante do cliente.

A aparência é inestimável, então, tenha uma vestimenta mais simples e objetiva, evite cores e acessórios excessivos. Se for possível, invista em um aspirador de pó portátil e, especialmente, em uma confortável cadeira retrátil/dobrável.

Tudo isso representa gastos, é verdade, mas o resultado é uma percepção acima da média.

Barbeiro a domicílio dá dinheiro, basta saber aproveitar a oportunidade!

Eu não diria que a barbearia domiciliar seja o futuro definitivo e que todos vão aderir 100%. Entretanto, fica difícil não dizer que o barbeiro a domicílio dá dinheiro depois de tanta informação transparente que você viu hoje.

Independentemente se você ainda pensa em entrar no segmento de barbearia ou acredita que chegou o momento de evoluir, aproveite a oportunidade para consolidar sua presença e profissionalismo, esse é o caminho para a liberdade financeira, até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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