Como vender no atacado para lojistas? 7 Dicas úteis para começar

Publicado por Lidia Massari em 26 de abril de 2024

O atacadista brasileiro tem hoje uma rede com mais de 2,5 milhões de estabelecimentos varejistas para atender, o grande problema é que nem todos sabem como vender no atacado para lojistas, pois a dinâmica comercial tende a mudar.

Ao longo dos últimos anos, o varejo nacional enfrenta constantes desafios econômicos, o que exige preparo minucioso do empreendedor brasileiro. Então, se você sonha atuar neste mercado, saiba como começar a vender no atacado, confira!

Aprenda como vender no atacado para lojistas em 7 dicas infalíveis

como vender no atacado para lojistas

No momento em que a pandemia perdeu forças, o mercado recobrou seu otimismo e as projeções positivas voltaram a aflorar. Contudo, a realidade se mostrou uma persistente barreira de altos juros, crise de crédito e baixa deflação.

Ainda assim, o empreendedor não perdeu suas esperanças. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o país registrou a abertura de aproximadamente 859 mil micro e pequenas empresas em 2023.

Nesse contexto, para você que quer saber como iniciar vendas no atacado, essa notícia é o impulso que faltava.

1. Defina o nicho de mercado para atuar como atacadista

A falta de direcionamento inicial prejudica o planejamento do futuro atacadista, ou seja, é impossível iniciar sem definir nicho. Quando falo em nicho, me refiro ao segmento, público-alvo e, consequentemente, melhores produtos para vender.

Desse modo, você pode comercializar produtos em moda, eletrônicos, beleza, cuidados com a pele e até alimentos. Veja o que mais complementa a etapa inicial:

  • Definição de produtos com base na demanda do mercado, tendências de consumo, concorrência e sazonalidade.
  • A gama de produtos escolhidos precisa oferecer uma margem de lucro positiva, do contrário, isso inviabiliza o negócio.
  • Estipule o porte do lojista, como pequeno, médio ou grande varejista, lojas online ou físicas, isso garante mais sintonia na oferta.
  • Analise produtos com demanda estável para ter sustentabilidade empresarial.

2. Pesquise a fundo o mercado e suas necessidades básicas

Analisar o mercado não é opcional, mas sim uma questão de sobrevivência. Veja bem, se você não mapear a necessidade dos lojistas, suas preferências, a concorrência e os preços atuais, tem como trabalhar com precisão?

É óbvio que seu negócio terá mais complexidade para furar a bolha e ganhar reconhecimento, concorda? Sendo assim, procure visitar feiras, participar de eventos do setor e buscar insights valiosos com os potenciais clientes.

3. Desenvolva parcerias com fabricantes e fornecedores confiáveis

parcerias

Uma dúvida muito comum, e que atrapalha o posicionamento comercial do negócio, é não compreender a atuação através de atacado. Isso porque todos sabem como funciona o varejo, ou seja, ele compra de um atacadista e revende. Mas e o atacado, compra de quem?

Via de regra, o atacadista recorre aos fabricantes e aos grandes fornecedores para construir uma oferta interessante. Dessa maneira, a fundação da sua empresa depende diretamente da confiabilidade e da entregabilidade dos fabricantes parceiros.

A partir disso, busque condições favoráveis de negociação, preços competitivos, oferta ampla, flexibilidade nos prazos de entrega e, claro, bons descontos em compras volumosas, que é justamente onde seu lucro como atacadista se mostra promissor.

4. Elabore as melhores estratégias de venda para seu atacado

Muita gente confunde as estratégias de vendas no atacado com ações descentralizadas do plano comercial central. Dessa forma, a escassez de resultados coloca em risco a sobrevivência da empresa, pois o custo operacional precisa de equilíbrio.

Acontece que elaborar a estratégia primária do seu atacado é algo que apenas você pode fazer com assertividade. Por outro lado, aqui estão algumas diretrizes que orientam na criação do escopo estratégico:

  • Defina metas atingíveis para curto, médio e longo prazo.
  • Fuja de metas irreais, elas só servem para dificultar a operação.
  • Detalhe os principais canais de distribuição e fornecimento.
  • Invista na criação de ações de marketing para atrair e conquistar clientes em potencial.

5. Trabalhe na busca pela excelência no atendimento personalizado

Trabalhar com comércio atacadista e ter contato direto com os clientes é quase uma arte e exige máximo preparo. Então, esta proximidade com o consumidor deve ser alimentada com um atendimento sob medida para suas necessidades e preferências.

Deixe de lado a ideia de que o atendimento de excelência serve apenas para vender mais. Ao invés disso, estenda a simpatia durante toda a interação, e auxilie o consumidor a encontrar o que procura, de forma a facilitar seu processo de compra.

Além de ampliar a satisfação e fidelização dos clientes, seu atacado consegue diluir as trocas de produtos e reduzir as reclamações.

6. Promova uma logística inteligente e eficiente para ganhar mercado

Quem deseja aprender como vender no atacado para lojistas, deve compreender que o cliente costuma comprar em quantidades substanciais. Por conseguinte, a distribuição de produtos no atacado demanda agilidade e eficiência.

Nesse caso, é primordial viabilizar uma logística altamente competente, seja ao terceirizar ou investir em frota própria. Obviamente, investir na frota própria consome mais do investimento, mas o resultado é um amplo controle da qualidade do serviço.

  • Preze pela segurança dos produtos.
  • Garanta a entrega mais rápida possível.
  • Tenha capacidade de armazenagem e transporte contínuo.
  • Caso faça parceria, terceirize com uma empresa referência no mercado.

Pense assim: o lojista precisa de prazo curto para também estimular a satisfação do seu cliente. Consequentemente, você tem responsabilidade indireta sobre a satisfação e a percepção de valor do “cliente do seu cliente”, compreende?

7. Explore a relevância do atacado online em sua proposta comercial

estratégia de vendas

Para encerrar o assunto sobre como vender no atacado para lojistas, é impossível deixar o atacado online de fora, né?

É aqui que muita gente me questiona: “mas se eu tenho uma estrutura física robusta, carteira de clientes consolidada e vendas recorrentes, por que investir no atacado online?”. A melhor resposta é sempre um fato incontestável, aqui estão alguns:

  • Amplo alcance de mercado com uma base nacional de clientes.
  • Gastos e despesas indiretas menores, especialmente ao migrar a operação para o digital.
  • Através de ferramentas, estratégias e plataformas, o atacadista ganha mais eficiência operacional.
  • Ofereça disponibilidade dia e noite para o cliente comprar com mais flexibilidade.
  • Analise dados para identificar tendências, novos comportamentos e mudanças na preferência, e modifique suas ações em tempo real.

Conclusão sobre como vender no atacado para lojistas

Convenhamos que você só aprende como vender no atacado para lojistas na prática, né? Porém, as dicas de hoje não só ajudam você a vender em grande quantidade, como também inserem você no mercado atacadista no Brasil.

Eu não sei se você já começou ou se ainda está na fase de planejamento, mas uma coisa é certa, sempre é tempo para transformar as estratégias e replanejar o escopo comercial do negócio. Espero muito ter contribuído para seu sucesso nos negócios, até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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