Você não precisa analisar para compreender que investir em uma franquia Sephora é um ótimo negócio. Somente em 2023, na América do Norte, a empresa alcançou US$10 bilhões de faturamento, mas será que a Sephora é franquia no Brasil?
Depois da recorrente pergunta sobre qual o valor de uma franquia da Sephora, resolvi me aprofundar no assunto. A partir de agora compartilho com você tudo que eu encontrei sobre a franquia da Sephora e, claro, se dá para abrir uma loja, confira!
Quer investir no mercado de perfumes e não sabe se a Sephora é franquia?
A Sephora conquistou o coração dos brasileiros há mais de uma década, mas despertou também a vontade de empreender no brasileiro. Apesar disso, infelizmente a empresa não opera com franquias e não permite investimentos externos.
Inclusive, a Sephora separou um tópico exclusivamente para deixar isso bem claro, já que muitos canais divulgam informações imprecisas. Olha o que a Sephora diz sobre seu franqueamento:
A Sephora tem franquias?
“A Sephora opera sua rede de varejo através de lojas próprias e não concede direitos a terceiros para operar franquia ou usar sua marca comercial. Fique atento se oferecerem uma proposta para participar de uma rede de franquias da Sephora, essa oferta é fraudulenta”.
A explicação para esse posicionamento forte e restrito está na sua estrutura global e na proposta que é a essência da marca. Abaixo você conhece um pouco mais sobre a história da Sephora.
Qual a origem da marca Sephora?
Antes mesmo de a Sephora surgir como um expoente no segmento de cosméticos e perfumaria de luxo, nascia a SHOP 8. Fundada em 1970, por Dominique Mandonnaud, foi a primeira perfumaria a oferecer uma experiência única ao cliente.
Nesse contexto, a SHOP 8 permitia que os consumidores testassem os produtos antes de comprar. Como não seria diferente, o modelo comercial caiu no gosto popular e fortaleceu a presença da SHOP 8 no mercado francês.
Limoges, na França, foi o palco do surgimento de uma marca que atravessaria décadas. Então, na década de 90, Dominique compra uma empresa de nome Sephora, e a funde à sua perfumaria, que já fazia sucesso por sinal.
Já em 1997, a marca foi comprada pela empresa LVMH Möet Hennessy Louis Vuitton, e aí sim a empresa passou a decolar mundialmente.
No decorrer da sua história, a Sephora já está no Brasil há 12 anos, tendo sua primeira loja inaugurada no Shopping JK Iguatemi. Agora, 12 anos mais tarde, a marca faz parte da vida de muitos consumidores que prezam pelo seu portfólio único.
Quantas lojas Sephora tem no Brasil?
Hoje a rede da Sephora estabeleceu a marca de 35 lojas, com atuação em 10 estados brasileiros e mais de 650 colaboradores. Mas sua expansão não para por aí, pois de acordo com Andrea Orcioli, CEO da Sephora Brasil, há muita coisa por vir:
- A rede pretende inaugurar mais 5 lojas ainda este ano.
- Nos últimos anos, a Sephora alcançou números expressivos em vendas.
- O universo digital Sephora é um dos principais canais de venda no Brasil.
- Novas tendências em cuidados com a pele e fragrâncias, asseguraram aumento de vendas mesmo em meio à pandemia.
Em vista disso tudo, fica cristalino como a Sephora não precisa expandir como franquia para ter um crescimento favorável. Aliás, o grupo almeja um faturamento global superior a 20 bilhões de libras, ou seja, resultado ousado para um segmento concorrido.
Compensa investir no mercado de perfumes através de franquias?
Embora você não consiga abrir uma loja franqueada Sephora, não quer dizer que você deve abandonar a ideia de empreender. Pelo contrário, existem muitas formas de entrar no mercado, e a principal delas é através de uma loja de maquiagem.
Muita gente foca apenas na questão da franquia, mas deixa de considerar que investir em uma marca própria é sempre a melhor solução. Por exemplo, em uma realidade alternativa, vamos dizer que a Sephora é franquia.
Quanto você acha que custaria o investimento em uma loja franqueada? Se eu tivesse que chutar baixo, acima de R$500 mil com facilidade. Tudo bem, você teria o respaldo de uma marca famosa, mas ainda assim, é um “dinheirão”.
Então, eu costumo bater na tecla que empreender no segmento de perfumaria e cosméticos é muito promissor. Afinal, o mercado está aquecido, os produtos se tornaram necessidade básica e o cuidado com a saúde e beleza é a preocupação atual.
Nesse contexto, até mesmo montar uma mini fábrica de cosméticos e perfumes é uma solução viável para você depositar seu capital.
Conclusão sobre o tema se a Sephora é franquia
Vamos falar a verdade? É uma pena a Sephora não ser franquia, não é mesmo? Eu até consigo ver a expansão absurda que a marca teria no mercado brasileiro.
Porém, há de se reconhecer que manter a gestão centralizada em lojas próprias é uma estratégia que alavanca reconhecimento no mercado, né?
Agora cabe a você planejar novamente, seja com uma franquia de maquiagem ou loja própria de perfumes. Espero muito que tenha gostado das informações de hoje, não deixe de compartilhar e até a próxima!
1 comentário
ANA PAULA FERNANDES RIBEIRO
OLÁ PESSOAL, BOA NOITE!
EU SOU A ANA PAULA E TRABALHO COM FRANQUIA DE PERFUMARIAS E COSMÉTICOS!
PORÉM, PRETENDO MONTAR UMA FRANQUIA DE PERFUMES SEPHORA, COMO FAÇO?
OU MELHOR, COMO FUNCIONA?
GRATA!