Em um mercado onde há mais de 13,5 mil hamburguerias, é normal se perguntar se vender hambúrguer dá dinheiro. Porém, quando você descobre que são vendidos mais de 25 mil hambúrgueres diariamente, a resposta fica mais clara, né?
Não tem como contestar que hamburgueria é um negócio lucrativo, e existem milhares de exemplos de sucesso. Mas a verdade por trás disso vai além da expectativa de faturar alto, é preciso trabalhar duro e, mais importante, fazer diferente.
Acompanhe uma visão realista sobre o mercado do hambúrguer e mais, descubra os passos ideais para aumentar as chances de furar a bolha da concorrência!
Vender hambúrguer dá dinheiro? O que você precisa saber antes de investir?
Gastronomia e culinária se reinventam a todo instante, mas o hambúrguer se destaca como um dos mais queridos. Afinal, o brasileiro consome mais de 170 mil hambúrgueres semanalmente, através de lanchonetes de todos os tipos e tamanhos.
Apesar disso, é impossível eu levantar quanto fatura uma hamburgueria por mês com precisão, é humanamente impossível dar estes números. Só para ilustrar, há pequenos negócios que lucram líquido em média R$2.500,00.
Em contrapartida, hamburguerias de grande porte podem ultrapassar o lucro líquido de R$40.000,00 facilmente. Aqui falamos de um faturamento bruto que se aproxima da casa dos R$90 mil.
Quer um exemplo real de sucesso que mostra como vender hambúrguer dá dinheiro? Aqui na cidade vizinha, existe uma hamburgueria que abriu em 2017, onde eles começaram através de delivery do próprio apartamento.
Alguns meses depois, inauguraram uma hamburgueria física no centro da cidade, essa foi a virada no jogo. Isso porque a partir de uma estrutura maior, eles puderam dar o foco que tanto queriam.
Então, investiram em hambúrgueres simples, mas com autenticidade. Inclusive, criaram uma história para cada lanche, além de combinar bebidas, milkshakes e eventos. Em época de Halloween, por exemplo, você fica horas na fila para comer.
Ah, sem contar que eles não trabalham com garçons, isto é, pedido e retirada são feitos diretamente pelo cliente.
Portanto, através de trabalho duro, resiliência, hambúrguer de qualidade e muita personalidade, é possível ganhar dinheiro vendendo hambúrgueres.
Qual a margem de lucro de um lanche?
Muito se fala que é viável trabalhar com margem de lucro de até 100% em hambúrgueres. Porém, a verdade é que esse é um patamar que poucos estabelecimentos alcançam ao longo da maturidade comercial.
Geralmente, o pessoal trabalha margens que variam entre 20% e 30% no ramo alimentício, mas isso não é uma regra. Veja bem, a margem de lucro de um lanche, especialmente hambúrguer, depende de fatores específicos, como:
- Custo com aquisição de insumos e matérias-primas.
- Gastos com aluguel, energia, água, internet, mão de obra etc.
- Salário mensal que você pretende separar do lucro líquido.
Enfim, você deve somar tudo que sai do seu bolso para calcular uma margem que seja real e segura.
Como funciona na prática?
Via de regra, uma hamburgueria estabelecida pode trabalhar com margens entre 33% e 50%, raro os casos onde a margem exceda 60%.
Por exemplo, vamos dizer que você calculou que para vender bem você deve cobrar R$22,00 naquele “smash” simples. Então, com uma margem de 35%, seu ganho por hambúrguer será de R$7,70.
Nesse contexto, você estabeleceu também que pretende vender ao menos 50 smashs por dia. Então, o faturamento bruto diário é de R$1.100,00, enquanto o lucro sobre 35% é de R$385,00.
Se você trabalhar 5 dias por semana nessas condições, terá um lucro mensal médio de R$7.700,00. Logicamente, este seria um cenário perfeito, mas nem todos os dias você venderá a mesma quantidade, o consumo varia muito, entende?
Alguns podem questionar: “ah, mas quem vende tudo isso de lanche por dia?”. De fato, é uma meta ousada, mas se você começar com o pensamento pequeno, como pretende chegar à grandeza um dia?
Como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal em 3 passos certeiros
Eu poderia vir aqui e dizer a você como fazer hambúrguer para vender, assim como todo mundo faz. Porém, acho que o melhor caminho para ajudar você seja através de coisas que ninguém compartilha.
No fim das contas, aprender a fazer um bom hambúrguer requer prática e repetição. Mas para dominar a operação da hamburgueria é fundamental romper os moldes tradicionais, é isso que você aprende agora.
1. Venda hambúrguer artesanal autoral e com personalidade
Você sabia que a maioria esmagadora das hamburguerias fecham suas portas ainda nos primeiros meses de funcionamento? Apesar de não haver dados oficiais, a perspectiva é de que a cada 10 novas lanchonetes, entre 8 e 9 não sobrevivem.
E você não precisa confiar na minha palavra ou procurar dados, basta olhar na sua cidade, ou melhor, no Instagram. Aqui na minha cidade, vira e mexe surgem novas marcas, com “conceitos inovadores” e produtos únicos.
Contudo, na prática não passa das mesmas coisas que todos já cansaram de ver e de comer. Até parece que o cardápio é uma cópia barata de outros comércios, mas com pequenos ajustes nos nomes dos lanches.
Eu sei que é complexo inovar de verdade diante de uma oferta massiva, mas o segredo do sucesso está aí:
- Crie lanches diferenciados, que tenham personalidade e autenticidade.
- Não tenha receio de experimentar combinações inusitadas, desde que preze pelo sabor.
- Por favor, tempere o hambúrguer antes de grelhar no fogo, isso faz toda diferença.
- Elabore uma história individual para cada item do cardápio, isso dá “alma” ao produto e encanta o consumidor.
- Ofereça variedade, mas considere um cardápio enxuto.
- Tenha em mente o crescimento do público vegetariano e vegano.
2. Avalie o melhor formato de negócio para abrir uma hamburgueria artesanal
Você não precisa necessariamente começar com altos investimentos em uma hamburgueria de primeiro mundo. Mesmo porque há marcas que fazem isso e se esquecem de focar no produto, logo, fecham as portas rapidamente.
Prefira ter um delivery eficiente e ponto para retirada dos lanches, esse é o modelo mais promissor atualmente. Uma das poucas hamburguerias de qualidade na minha cidade sobrevive dessa forma, isto é, entrega e retirada.
E tenho que dizer, o empreendedor vai muito bem e tem planos para expandir!
3. O marketing digital é o coração da hamburgueria artesanal
Não importa se a sua hamburgueria terá 50 mesas ou um balcão onde o cliente retira o pedido. O coração e a sobrevivência do seu negócio dependem de estratégias de marketing digital assertivas, sem isso, prefira não começar.
Falo de coração aberto que sua marca deve aparecer diariamente no feed do potencial cliente. E mesmo depois que você o fidelizar, lá deve estar você sempre presente.
Muitos fazem isso apenas no começo, mas é a continuidade que garante resultados melhores. Por outro lado, evite só postagens comerciais, aproveite o espaço para compartilhar as promoções dos hambúrgueres, mas vá além disso, desenvolva um relacionamento genuíno com a audiência.
Vender hambúrguer dá dinheiro quando você monta um negócio feito para dar certo
Você só saberá se vender hambúrguer dá dinheiro na prática, então, chegou o momento de combinar apresentação, hambúrguer delicioso e aquela embalagem sensacional.
Confesso a você que eu já rodei grandes cidades como São Paulo em busca do hambúrguer perfeito. Inclusive, visitei até lugares de referência, mas encontrei numa pequena hamburgueria da região o lanche mais saboroso para meu paladar.
Portanto, é isso que você deve ter em mente se pretende alcançar o sucesso. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!