Com a volta às aulas dá para ganhar dinheiro de várias formas! Você pode investir em transporte de aluno, em aula de reforço, pode vender comida, fazer serviços de gráfica…
O negócio é entender o nicho que mais tem a ver com você ou o que tem mais facilidade, e verificar se é possível se inserir no mercado da região. Com um bom planejamento e estratégia, dá para transformar esse momento em uma excelente oportunidade de lucrar.
10 ideias para ganhar dinheiro com a volta às aulas
Selecionei 10 maneiras diferentes de ganhar dinheiro com o retorno das aulas. Lembrando que isso aqui não é focado nas escolas e colégios, hein? Você pode aproveitar o retorno das faculdades e dos cursos também.
Confira:
1. Plastificar cadernos e livros
Essa é uma das atividades mais antigas e que ainda consegue render dinheiro nesse período. Eu lembro bem da minha época de colégio, que minha mãe plastificava todos os meus livros para que eles ficassem protegidos e durassem o ano todo.
Só que para além da questão de proteção, muita gente começou a usar isso como uma personalização também, sabe? E fica muito bacana!
Existe uma demanda muito grande desse serviço no retorno às aulas e mesmo que você não tenha uma gráfica, dá para fazer de casa tranquilamente.
2. Papelaria personalizada/criativa
Cadernos, planners, agendas, cadernos de desenho… São muitas coisas necessárias para o retorno às aulas e os preços dos materiais estão cada dia mais altos.
A papelaria personalizada e criativa tem sido uma alternativa para estudantes e responsáveis por ser mais bonita, ter um valor afetivo e muitas vezes ser mais barata. Sem falar na questão ambiental.
Se você tem jeito para essas coisas e gosta do trabalho de encadernação e outras coisas, pode investir nesse segmento. O bom é que ele vai além da volta às aulas. Muita gente cria lojinhas online e vendem o ano todo para vários cantos do Brasil.
3. Transporte de alunos
Essa é uma ideia tradicional para ganhar dinheiro com alunos de escolas, cursos e faculdades. Se você tem um veículo, que tal se organizar e oferecer serviço de transporte para essas pessoas?
É preciso ter um roteiro, pensar nas regiões que vai atender e calcular os custos para precificar corretamente o seu trabalho.
Com organização é possível desde tirar uma renda extra a fazer dessa a sua atividade principal pela maior parte do ano.
Lembrando que para trabalhar dessa forma é preciso ter um carro com a manutenção em dia e todos os acessórios de segurança funcionando corretamente. Sem falar na parte da direção que precisa ser feita com cuidado e zelo.
4. Serviços de gráfica rápida
Todo estudante precisará vez ou outra de serviços de gráfica. Se for faculdade e curso então, nem se fala! Xerox, impressão, acesso a internet, impressão de banner, plastificação… São tantos os serviços necessários!
Apostar na montagem de uma gráfica rápida, mesmo de pequeno porte, pode ser bem lucrativo, principalmente se estiver em uma boa localização.
5. Dar aula de reforço
Outra boa ideia é oferecer aula de reforço ou a famosa banca! Muitos responsáveis percebem que os estudantes precisam de uma ajuda extra na realização de estudos e atividades, e é aí que você entra.
Dá para fazer isso indo até a casa dos estudantes, por meio da internet ou até montando um espaço capaz de receber mais de uma pessoa por vez – o que pode ser bem lucrativo.
Para esse tipo de trabalho é preciso ser uma pessoa estudiosa, que goste de lidar com crianças e adolescentes, além de ser paciente, respeitosa e comprometida.
Você acha que tem tudo isso? Então comece a fazer panfletos, banners e divulgar seu serviço por aí.
6. Revisão de artigos acadêmicos
Em faculdade e cursos, principalmente, existe uma exigência que artigos acadêmicos sigam as regras da ABNT. Isso é um monstro para muita gente. Confesso que eu tive muita dificuldade com isso na minha graduação.
Assim como eu, tem muita gente por aí com esse mesmo problema. Ou tem dificuldade ou não tem paciência para cuidar desses detalhes.
Além de dar uma assessoria nesse sentido, o revisor também olhará o assunto, a forma que ele foi colocado e a parte do português. Por isso, é interessante trabalhar em áreas que você tenha domínio, senão não tem como funcionar.
7. Vender comida
Vender comida, lanche, doce e bebidas em frente a escolas, cursos e faculdades ainda é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na volta às aulas.
O foco aqui é oferecer um produto que tenha muita qualidade, sabor e que tenha um preço atraente para os estudantes.
Para escolher o que fazer é preciso pensar no que você gosta de fazer, no perfil do seu público e também na concorrência. O que não faltam são opções.
Minha mãe mesmo, por uns dois anos vendeu bolo no pote, brownie e marmitas em frente a uma escola aqui perto de casa e deu bastante certo.
Vou te dar algumas ideias do que pode oferecer:
- Pirão de aipim com carne do sol;
- Salgados;
- Doces;
- Mingau;
- Sopa;
- Cachorro quente;
- Pastel;
- Salada de fruta;
- Pizza;
- Marmitas.
8. Reforma de uniformes
É muito comum também que exista a necessidade de fazer reformas e pequenos ajustes em uniformes. Essa é uma ideia bem específica que acredito que não vai te render muito o ano todo, mas no início das aulas pode te fazer lucrar bem.
9. Produção de mochilas e lancheiras artesanais
Tenho visto muitos responsáveis e estudantes buscando mochilas e lancheiras feitas de forma artesanal. Muito pela qualidade, mas principalmente pelo fator personalização e exclusividade.
Se você gosta desse tipo de trabalho e leva jeito com ele, que tal começar sua produção?
Dá para fazer mochilas, lancheiras, necessaires, porta trecos, porta moeda, carteiras, pochetes e muitas outras coisas.
10. Venda de bijuterias e acessórios
Por fim, mas também uma ideia lucrativa: Venda bijuterias e outros acessórios. Garrafas d’água, bonés, ecobags, são algumas das ideias do que dá para vender em frente a esses locais e ter um bom resultado.
Leia também: Como montar uma cantina escolar
Comece!
Saber como ganhar dinheiro com a volta às aulas não vai te fazer lucrar. É preciso ter atitude, dar o primeiro passo e trabalhar duro para as coisas acontecerem.
Espero que algumas das minhas ideias tenham te inspirado e te ajudem a conquistar seus objetivos.
Muito obrigada pela sua companhia hoje.
Um grande abraço e até a próxima!