Marcas tradicionais no mercado e na vida das pessoas sempre chamam a atenção. A mais nova é se Continental e Electrolux são a mesma empresa, e agora, são?
A Continental é uma marca muito querida pelo consumidor, que sentiu falta quando ela ficou anos fora do mercado. A Electrolux, por sua vez, é imponente e representa sucesso no setor dos eletrodomésticos nacionais, mas qual sua relação?
Para você não ter que procurar mais, eu fiz um compilado incrível com todas as informações que você deve saber. Confira e descubra a realidade sobre estas gigantes!
Será que Continental e Electrolux são a mesma empresa? Pertencem ao mesmo dono?
A Continental e Electrolux não são a mesma, mas pertencem ao mesmo dono. O grande proprietário da inconfundível Continental é a própria Electrolux, ou seja, a marca faz parte direta do seu portfólio.
E isso é algo que deixa pessoas incrédulas, pois há alguns anos, ambas eram concorrentes pela preferência de consumidores exigentes. De certa forma, tais dúvidas são totalmente normais e esperadas, é o mesmo caso da Consul e Brastemp.
Acontece que, de acordo com a evolução do mercado, transformação nas preferências dos consumidores e desafios econômicos, mudanças definitivas acontecem.
Nesse cenário, a Continental foi comprada pela Electrolux ainda em 2017, pelo valor de R$70 milhões, relativamente baixo, né? Por conseguinte, a Electrolux adquiriu a propriedade intelectual da Continental, ou seja, todo seu portfólio, designs e projetos.
De forma prática, a Continental foi englobada pela sueca Electrolux, mas o que a levou a efetivar a compra? Afinal de contas, se a empresa estava à venda, é porque alguma coisa bem séria aconteceu, certo? Veja tudo sobre o caso.
O que aconteceu com a marca Continental? Entenda sua situação no mercado!
Fundada há mais de 90 anos, a Continental inicialmente era conhecida como Continental Eletrodomésticos, onde era um grande fabricante. Ao longo de décadas, a empresa construiu um caminho sólido até o coração dos seus clientes.
O sucesso e a relevância eram tão notáveis que, em 1994, foi comprada pelo grupo alemão multinacional BSH, conhece? Esse grupo é o mesmo responsável pela famosa marca Bosch.
Entre altos e baixos, essa “parceria” até que deu certo durante bons 15 anos. Nessa altura do campeonato, entra em cena a mexicana Mabe que, na época, detinha os direitos sobre a Dako.
Dando continuidade ao que já estava em pleno funcionamento, a Mabe liderou a Continental por 2 anos no Brasil. Para isso, aproveitou toda a estrutura que estava consolidada, bem como a imagem da marca perante seus clientes fidelizados.
Contudo, a economia não ia bem e a Mabe perdeu espaço no mercado, mas quem “pagou o pato”? Exatamente, a Continental. Nesse momento, a Mabe até tentou uma recuperação judicial, que não funcionou, logo, o pedido de falência foi aberto.
Desse modo, a Continental Eletrodomésticos ficou à deriva, mas não por muito tempo, pois a Electrolux tinha grandes planos. Com uma oferta irrecusável de R$70 milhões, em pouco tempo o Cade havia dado sinal verde para a aquisição.
Como num passe de mágica, a Continental estava sob as asas da eminente sueca, a Electrolux. “Tudo bem, mas por qual razão a Electrolux comprou uma empresa que nem fabricando mais estava?”.
O que levou a Electrolux a comprar a Continental?
Quando uma empresa grande compra outra marca que supostamente era sua concorrente, muita especulação surge. A primeira grande informação equivocada, é de que isso seria monopólio, já que ambas têm grandes públicos.
Entretanto, costumo dizer que se não fosse a Electrolux, pode apostar, outra empresa de grande porte faria o mesmo. Dá uma olhada em todas as razões dessa aquisição:
- A Electrolux é reconhecida por suas linhas de luxo e produtos de altíssima qualidade.
- Por conseguinte, o preço dos produtos acaba elevado.
- Naturalmente, o público-alvo também se torna mais afunilado, pois falamos de consumidores com maior poder aquisitivo.
- Porém, é ruim para uma empresa desse porte não aproveitar todo o alcance do público das classes B, C e D.
- Mesmo porque, o público de classe A representa apenas 3% da população.
- Logo, a Continental entra justamente nesse contexto, ou seja, atender os demais perfis de consumidores.
Em vista disso, a Electrolux se mantém como uma marca Premium, disputando espaço com outras igualmente representativas. Por outro lado, a aquisição da Continental abriu uma porta pouco explorada pela sueca até então, entende?
Você já ouviu a expressão: “não dar ponto sem nó”? Então, é disso que se trata essa compra puramente estratégica. Logo, não é certo dizer que Continental e Electrolux são a mesma empresa, mas ambas preenchem lacunas específicas no mercado.
Quais são as marcas da Electrolux? Veja sua estrutura organizacional!
Uma coisa talvez não tenha ficado clara, a Continental é uma marca do portfólio específico da América Latina. E esse simples detalhe muda completamente a dinâmica entre as marcas, pois o público-alvo é distinto, compreende?
Então, você precisa distinguir quais marcas compõem a empresa-matriz para entender como a Continental se encaixa:
Marcas do portfólio global da Electrolux Group
- Electrolux e toda sua gama de produtos nacionais e internacionais.
- AEG (marca focada em cozinha, lavadoras, refrigeradores, adegas etc.).
- Anova (marca focada em fornos e máquina de embalagem a vácuo).
- Frigidaire (linha premium de produtos internacionais, como geladeiras e fogões de alta precisão).
- Zanussi (produtora italiana de eletrodomésticos, foi comprada pela Electrolux em 1994).
Diante dessas marcas, muita gente associa rapidamente a uma pergunta que não faz sentido: “qual a segunda linha da Electrolux?”. Todavia, é incorreto considerar isso, visto que as duas empresas têm públicos diferentes e estratégias comerciais específicas.
Quanto às marcas da Electrolux no Brasil, atualmente apenas a Continental corresponde à “outra metade” das operações da matriz. É a Electrolux atuando e atingindo metade do mercado e a Continental abocanhando a outra fatia.
BÔNUS: como anda o mercado de eletrodomésticos no Brasil?
O bastão de líder no segmento dos eletrodomésticos muda drasticamente ano após ano. Quando colocamos produtos da Electrolux de um lado e Brastemp do outro, eu vejo a opinião pública ficar dividida.
No entanto, pelo que analisei, existe um consenso de que Brastemp lidera e Electrolux segue ali no calcanhar. Porém, eu não restrinjo minha escolha apenas a isso, principalmente quando há boas opções da Continental que também cabem no bolso.
Da mesma maneira que a Consul entrega qualidade e preço competitivo em relação à Continental, entende? No fim, a escolha fica por conta dos detalhes e pequenas diferenças que somente quem consome a marca consegue identificar.
Continental e Electrolux são a mesma empresa? Elas fazem parte do mesmo grupo
Quando alguém te perguntar se Continental e Electrolux são a mesma empresa, já sabe como responder com autoridade? Nesse tipo de situação, eu vejo que a empresa-matriz sempre projeta sua qualidade e estratégia ao escopo de suas marcas.
Por conseguinte, ambas têm qualidades e vantagens, cabe a você escolher o que cabe no bolso. Tudo se resume a isso, a não ser é claro, que você queira montar loja de eletrodomésticos. Aí sim você deve atender às preferências dos clientes, certo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se o conteúdo teve utilidade, não deixe de compartilhar para sanar a dúvida de outras pessoas. Até a próxima!