Terceirização de marca própria de cachaça: Como fazer? Onde produzir?

Publicado por Jéssica Trabuco em 12 de junho de 2023

Muita gente percebe que a terceirização de marca própria de cachaça é uma forma mais rápida e barata de começar um negócio nesse setor. Como investir na estrutura de um alambique não é nada fácil e exige muito dinheiro, fechar parcerias com produtores é bem inteligente. 

Só que nem todo mundo sabe como conseguir chegar a isso porque pouco se fala mesmo sobre esse processo. 

A boa notícia é que eu reuni aqui as informações necessárias para você tirar essa ideia do papel e transformá-la em realidade. 

Fica comigo até o final da leitura para aproveitar isso. 

Aprenda a fazer terceirização de marca própria de cachaça


Terceirização de marca própria de cachaça

Não adianta eu incentivar que você tenha sua própria marca de cachaça sem dizer o que é preciso fazer para conseguir isso de uma forma mais prática, barata e lucrativa, né não?. A terceirização é a melhor maneira de começar sem precisar fazer grandes investimentos, mas é preciso ter cuidado na tomada de algumas decisões

Abaixo eu trouxe os pontos que considero mais importantes para iniciar o seu negócio do jeito certo e começar a ter bons resultados. 

Veja: 

Faça o seu planejamento financeiro

Qualquer negócio exige uma preparação financeira e não seria diferente nessa situação. A boa notícia é que, enquanto seria necessário mais de R$100 mil para montar uma marca de cachaça com fabricação própria, a terceirização pode começar com até menos de R$10 mil. É sério!

Tudo vai depender da quantidade de garrafas que vai querer de início, o líquido, o tipo de embalagem e a forma de divulgação. 

Lembrando que além do valor inicial para ter sua produção, é importante ter um capital de giro por pelo menos 3 meses. 

Defina o seu público alvo

Isso aqui é fundamental, mas infelizmente muito empreendedor deixa passar batido. Por mais que você queira que o seu produto seja consumido pelo maior número de pessoas possível, ele será pensado para um público específico. 

Por exemplo, executivos que costumam investir em produtos mais exclusivos não terão o mesmo gosto que jovens entre 18 a 25 anos. A qualidade da bebida e até a embalagem serão completamente diferentes. 

Isso significa que um jovem de 20 anos não vai comprar uma bebida Premium? Claro que não. Só que no geral quem vai consumir é o executivo.  

Quando você consegue construir a bebida com esse foco, o potencial é outro!

Procure por fornecedores que já tenham registro no MAPA

Para mim, essa deveria ser uma regra para quem quer investir na terceirização de marca própria de cachaça: Só fazer negócio com produtores que tenham registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Sabe por quê? Se você comprar de quem não está legal, a sua bebida já entra no mercado ilegal.

Além de poder ter prejuízos financeiros e muita dor de cabeça, ao comercializar um produto assim você não garante qualidade de sabor e nem segurança ao seu cliente. Como uma marca assim poderia alcançar qualquer tipo de sucesso? Não tem como. 

O produtor precisa ter a ver com a sua marca

Lembra que eu falei sobre a definição do público alvo? Pois então! É o que vai te ajudar nesse ponto aqui. O produtor da cachaça precisa ter um perfil parecido com a sua marca. Isso significa, principalmente, que a qualidade da bebida precisa estar de acordo com o público alvo. 

Também acho que é importante que o seu parceiro tenha valores parecidos com o seu, sabe? Isso vai fazer toda a diferença no final das contas, principalmente quando surgirem desafios e problemas no meio do caminho. 

Se possível, aposte em empresas que já tenham premiação

Apesar de isso não ser uma regra, eu acho que se for possível escolher uma empresa que tenha prêmios, você deve fazer isso. 

Quando você trabalha com alguém premiado tem a segurança de que o produto está sendo feito de maneira segura e com qualidade. Isso por si só já te coloca na frente dos seus concorrentes. 

Além do mais, isso também significa que a sua marca pode ser premiada. Se o produto é bom, com uma boa estratégia de divulgação o seu alcance pode ser enorme e te levar a ganhar muitas coisas, chamando a atenção do mercado para o seu nome. 

Encontre o melhor custo benefício

Depois de filtrar esses pontos que eu trouxe, o próximo passo para escolher com quem vai fazer a terceirização de marca própria de cachaça é o dinheiro. Pegue todas as empresas que gostou e coloque no papel os números para fazer sua conta. 

O foco é escolher quem oferece o melhor custo benefício. Isso não significa necessariamente o menor preço por produto, mas quem também te dá um bom prazo, garantias e cobra menos pela entrega. 

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Gostou também dos preços de uma empresa? Ótimo, mas não feche negócio ainda. Agora é o momento de pesquisar sobre ele para saber como anda a sua reputação. 

Um simples “Google” já vai te dar uma visão geral sobre ele. Dá para ver o que as pessoas falam sobre e até verificar se existe algum tipo de reclamação em sites como o Reclame Aqui. 

Outra coisa que é interessante fazer é buscar as redes sociais e prestar atenção nos comentários. O que estão falando? 

Só depois de dar essa averiguada que você pode seguir com o negócio.

Assine um contrato

Sinceramente? Não tem como montar uma empresa de cachaça que terceriza a produção, sem produzir um contrato entre as partes. Esse documento será a sua garantia, sua proteção, sabe? Sem falar que esse processo torna o vínculo realmente profissional.

Muitas empresas já têm o próprio modelo de contrato, mas se não for esse o caso, você pode procurar modelos na internet ou (o que é mais recomendado) procurar um advogado. 

5 fornecedores para sua marca de cachaça


como registrar uma marca de cachaça artesanal

Na minha pesquisa para construção desse artigo, encontrei algumas empresas que fazem terceirização de produção de cachaça e podem ser suas parceiras, quem sabe?

Lembrando que nenhuma delas tem qualquer ligação comigo ou com o blog, viu? A ideia foi reunir o máximo de informação em único lugar para facilitar a sua vida. Por isso, entre em contato com elas para saber como trabalham e ver quem pode realmente atender suas demandas. 

Veja:

Cachaça Batista

  • Site: https://-www.cachacabatista.com.br/
  • Telefone: (34) 3489-0030

Bulhof

  • Site: https://bullhof.com.br/
  • Telefone: (11) 99214-2726

Master Distillery

  • Site: https://www.masterdistillery.com.br/
  • Telefone: (11) 96372-6521
  • E-mail: [email protected]

Cachaça Sapucaia

  • Site: https://cachacasapucaia.com.br/
  • Telefone: (11) 98265-6500

Cachaça Wiba!

  • Site: https://cachacawiba.com.br/
  • Telefones: (11) 95472-0111 | (15) 99603-5945

Comece a sua pesquisa


Agora é com você! Comece a se planejar e a buscar a melhor parceria para investir na terceirização de marca própria de cachaça. Com um bom fornecedor e uma estratégia eficiente, dá para ter ótimos resultados. 

Espero que o meu texto tenha te ajudado hoje e que seja um sucesso por aí. 

Um grande abraço e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Hailton Araújo

    Saudções, em relação à terceirização de bebidas, conhece alguma destilaria que faz esse processo na Bahia?

Deixe o seu comentário