Qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s?

Publicado por Lidia Massari em 5 de junho de 2023

Está pensando em investir na marca McDonald’s, mas não sabe qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s? Você precisa entender todas as variáveis.

Você já percebeu como a maioria das pessoas foca apenas na lucratividade de uma franquia, mas nunca no seu custo? Esse deslumbramento é um dos maiores inimigos no mundo empresarial e coloca o investimento em cheque, quer evitar isso?

Então, venha conhecer mais sobre o potencial de lucro franquia McDonald’s e tome a melhor decisão. Acompanhe ótimas dicas e veja informações fresquinhas agora!

Afinal, qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s?

qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s

A margem de lucro médio mensal de uma franquia McDonald’s fica entre 15% e 25% do faturamento bruto. Na prática, se a franquia fatura R$250.000,00 no mês, o empreendedor lucra cerca de R$62.500,00, considerando a margem de 25%.

Todo mundo que sonha montar um fast food de nome conhecido, sempre considera o McDonald’s acima de qualquer outra marca. Apesar disso, quando o empreendedor descobre o custo da franquia, acaba ficando com “aquele frio na barriga”.

Neste momento, uma pergunta geralmente pipoca na cabeça: “será que os ganhos franquia McDonald’s realmente compensam? Bem, antes de determinar se compensa ou não investir na marca, vou falar sobre o lucro mensal.

Desse modo, saiba que é impossível determinar um lucro preciso, ou seja, você não deve depender apenas dessa informação. Primeiro, existem incontáveis “forças externas” que pressionam e impactam os ganhos, a exemplo da economia em geral.

Além disso, para saber o lucro mensal é essencial conhecer o faturamento bruto, do contrário é impossível estabelecer uma margem.

Entretanto, eu pesquisei aqui, fiz alguns levantamentos ali e cheguei à uma conclusão que pode soar satisfatória, “rufem os tambores”.

Tipo de franquia escolhida

Quando você pensa em McDonald’s, provavelmente considera apenas o modelo de loja padrão, né? Nesse caso, estou falando do modelo de loja física com área de atendimento e serviço completo de alimentos e bebidas. Contudo, cada formato de franquia pode ter uma margem específica de lucratividade, veja outros formatos:

  1. Full Service Restaurant (modelo tradicional).
  2. Quiosques localizados em shoppings, aeroportos e galerias.
  3. Drive-Thru é onde os clientes passam de carro e retiram os pedidos.
  4. McCafé pode ser encontrado separadamente ou anexado ao modelo padrão.
  5. A empresa McDonald’s teve que aderir aos lanches delivery para atender uma demanda crescente.

Portanto, você pode esperar um resultado diferente em cada um destes formatos. Mesmo porque o público-alvo é distinto em cada tipo de franquia, compreende?

Faturamento médio hipotético

Considerando as informações acima, saber qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s depende do contexto. Por exemplo, um quiosque vai faturar bem menos do que uma loja Full-Service, concorda?

Da mesma forma que apostar no Drive-thru limita o acesso de outros perfis de clientes. Então, a saída é considerar o valor mais alto e o mais baixo. Assim você pega a essência de quanto fatura uma hamburgueria de renome como o McDonald’s.

  • A franquia de pequeno porte costuma faturar valores a partir de R$80.000,00 mensais.
  • O sucesso financeiro franquia McDonald’s de médio porte, geralmente fica no meio termo, algo em torno de R$250.000,00.
  • A loja padrão, chamada de Full Service Restaurant pode faturar mensalmente entre R$500.000,00 e R$600.000,00 ou até mais.

“Ah, mas eu conheço amigos empreendedores que lucraram mais ou menos em cada cenário”. Sim, essa é a realidade desse importante ramo da alimentação, ou seja, é uma estrutura consolidada, mas diariamente inconstante.

Margem de lucratividade estimada em cada cenário

Sabendo a margem de faturamento se torna mais simples determinar a lucratividade.

Por exemplo, vou dizer que você investiu num quiosque e o negócio está bombando, ok? Consequentemente, você fatura um valor de R$100.000,00 no mês. Considerando a margem média de lucro de 20%, você teria R$20.000,00.

O restante é destinado a pagar as contas, despesas, royalties e tudo mais que implica na aquisição de uma franquia. Já o modelo de Drive-thru é considerado o intermediário em relação à complexidade operacional e proporção de tamanho.

Neste contexto, a margem média de lucratividade será de 20% sobre o faturamento bruto de R$250.000,00. Como resultado, o empreendedor poderia lucrar R$50.000,00.

Por último, temos o investidor de alto poder aquisitivo que investe diretamente em uma loja padrão, certo? Diante disso, falamos de um faturamento mensal estimado em R$550.000,00.

Entretanto, a margem de lucratividade geralmente sobe de 5% a 10%, . Logo, sua lucratividade é formada por 25% a 30% do faturamento bruto. No fim das contas, esse empreendedor pode lucrar R$165.000,00.

Conseguiu se situar a respeito de qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s com mais assertividade? Por outro lado, se você é uma pessoa ávida por mais informações, eu recomendo você conhecer as variáveis do segmento.

Assim, você finalmente decide investir no McDonald’s ou se é mais interessante saber quanto ganha um dono de restaurante, né?

O que influencia na lucratividade da franquia do McDonald’s?

Certo, seu interesse em investir na franquia só aumentou até aqui. Mas será que apenas conhecer a margem de lucro franquia McDonald’s é suficiente? Esse é um negócio “à prova de balas”? A inconstância econômica não afeta o segmento?

Não há setor ou segmento do mercado que não seja afetado pelas variações da economia, todo mundo sente. Alguns mais do que outros, mas em geral, tudo está interligado. Dito isso, uma franquia McDonald’s fica suscetível a aspectos como:

  1. Localização e a estratégia por trás dessa escolha.
  2. A demanda atual do mercado bate de frente na saúde financeira.
  3. Os concorrentes do McDonald’s estão mais ousados atualmente.
  4. Tendências de consumo mudam diariamente e a preferência dos consumidores segue na mesma direção.
  5. O poder de compra do consumidor é afetado diretamente pela economia, o que o afasta do consumo recorrente.
  6. A sazonalidade de alguns produtos e serviços cobra seu peso.
  7. O aumento dos custos dos insumos pressiona o preço final de cada produto.

Portanto, olhe a quantidade de coisas que influenciam na franquia, não importa tamanho, direcionamento ou público. Mas ainda assim, estamos falando da marca McDonald’s, né?

Consolidada, líder no segmento e presente em tudo quanto é canto, certamente é uma franquia que você pode avaliar profundamente. Primeiro, veja o custo médio de aquisição!

O custo da franquia do McDonald’s compensa o retorno e a lucratividade?

Esse momento costuma separar o “joio do trigo”, ou seja, quando eu falo sobre o custo da franquia do McDonald’s. Se você não tem ideia do valor, já vai pegando uma cadeira aí, porque a notícia abala bastante.

O investimento médio fica na casa dos 2,5 milhões de reais para obter os direitos de uso da marca. Porém, caso o empreendedor esteja buscando um ramo para empreender com mais solidez, esse investimento pode dobrar.

Não à toa, algumas configurações de aquisição podem ultrapassar os 6 milhões de reais. Vou assumir que você queira investir na loja padrão, no quiosque e no McCafé, certo? Então, estamos falando de três formatos distintos, que cobram o seu preço.

O investimento é alto? Sem dúvidas, mas o retorno é igualmente elevado, desde que você tenha experiência para gerenciar uma rede robusta como essa.

Agora que você conheceu qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s, já separou o investimento?

Será que eu consegui te mostrar detalhadamente qual o lucro mensal de uma franquia do McDonald’s? Você ficou com alguma dúvida? Nesse tipo de situação eu sempre recomendo a pessoa visitar os canais oficiais da empresa.

Primeiro porque eles quase não divulgam informações financeiras, e outra, assim você se inteira sobre todo o procedimento para investir. Com um bom planejamento e preparo profissional, qualquer franquia se torna lucrativa, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém  que sonha em vender lanche, que tal compartilhar? Utilize suas redes sociais e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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