Assim como você, várias pessoas já se perguntaram o motivo porque a Lamborghini não faz propaganda de seus carros na TV e ele, na verdade, é muito mais simples do que a gente imagina.
Os automóveis da marca são de luxo, caríssimos e por isso, todo o trabalho de divulgação é feito baseado no público alvo específico desse tipo de “produto”. Nem tudo funciona para todo mundo e é por aí a linha de raciocínio deles nessa tomada de decisão.
Quando a gente sabe para quem quer vender, fica muito mais fácil criar a estratégia certa! Desse jeito não perdemos tempo fazendo coisas que não nos trarão resultados, entende?
Afinal, qual é o motivo porque a Lamborghini não faz propaganda de seus carros na TV?
É simples: A Lamborghini não gasta dinheiro com propagandas na televisão porque o seu público não consome esse tipo de mídia. Se ela investir em um comercial, a pessoa que tem poder de compra, provavelmente não vai ver.
De acordo com a própria empresa, esse tipo de divulgação alcançaria cerca de 1% de quem realmente teria interesse e dinheiro para comprar um dos seus carros e aí, colocando na ponta do lápis, a conta não fecha.
Comerciais nas emissoras de TV (aberta ou fechada) são caros demais! Mesmo sendo uma empresa enorme e poderosa, quem quer gastar dinheiro com algo que não vai suprir uma necessidade? Ninguém! Entende?
Você sabe quanto custa uma Lamborghini?
Só para você ter uma ideia eu dei uma pesquisada e o valor de uma Lamborghini de 2021 é acima de R$3,6 milhões! Esse é um número muito expressivo que mudaria praticamente a vida de todos os brasileiros residentes no país. Mudaria demais a minha! rs
Quem pode pagar por um carro desses é quem tem muito mais, sabe? Não é qualquer pessoa que pode adquirir e manter algo assim.
Para deixar a situação ainda mais clara, preste atenção nessa informação: O brasileiro ganha em média por mês R$2.500. Olha que diferença absurda!
Esses dados já deixam claro que o tipo de cliente que a marca procura está em um grupo muito seleto e por isso, a Lamborghini não faz propaganda de seus carros na TV.
Outro motivo que faz a marca evitar esse tipo de propaganda…
Além do motivo principal, que falei acima, existe outra questão que é importante e que tem a ver com o posicionamento da marca no mercado. Quando a gente fala de Lamborghini o que vem à sua mente? Eu penso em luxo, dinheiro, algo para poucos, exclusividade.
Ao colocar um produto como esse em canal aberto junto com carros populares como o Polo, o Argo e afins, a marca acredita que vai acabar se popularizando e esse não é o objetivo, nem de perto.
Ela ganha justamente por ser exclusiva! Além de ter qualidade no que faz, essa coisa toda do empoderamento e status que oferece, é um grande chamariz e a ideia é mantê-la nesse local.
Se não na TV, onde a Lamborghini faz propaganda?
Não é porque não está na televisão que a empresa não vai apostar na divulgação do seu negócio para conquistar mais clientes e fortalecer a sua marca, não é? Só que ali, ela investe em coisas que vão chegar no seu público.
Sabe onde a Lamborghini faz propaganda? Em programas automotivos, nas mídias sociais, em canais no Youtube, em feiras de carro e em parcerias diretas com influenciadores do setor de carros.
A ideia é criar uma relação mais próxima com o seu público e apresentar seus veículos de uma forma mais direcionada e assertiva. Criando assim um desejo em quem realmente consome esse tipo de coisa.
Aí nessas estratégias o investimento é alto, mas o retorno também é muito interessante, o que continua compensando para eles.
A importância de conhecer o seu público alvo
Essa história da Lamborghini nos deixa uma lição valiosa: Qualquer que seja o seu negócio, você precisa conhecer bem o público que quer conquistar. Quando a gente faz isso, nossas estratégias e esforços possuem um potencial muito maior.
Do que adianta fazer divulgação de um cupcake delicioso em uma academia ou de uma barbearia em uma aula de hidromassagem para idosas? Não adiantaria nada, seria dinheiro jogado fora!
Por mais que pareça chato e cansativo, se você tem mesmo o interesse de montar um negócio lucrativo e de sucesso, precisa cuidar dessa etapa com responsabilidade e o máximo de atenção.
É um trabalho inicial que vai te ajudar muito durante todos os seus anos no empreendimento, aumentando suas possibilidades de faturamento e diminuindo despesas. Pense por esse lado!
Leia também: Quanto ganha um vendedor de carros?
O que achou?
Agora que você conhece o motivo da Lamborghini não fazer propaganda na televisão, me diz, o que achou? Ficou surpreso? Fez sentido para você? Eu acho que essa é uma estratégia muito inteligente e poderosa!
Foi bem legal falar um pouco sobre isso aqui hoje.
Obrigada pela sua companhia e até o próximo artigo!