Hoje eu vou te mostrar o que falar em um discurso de inauguração. Trouxe um roteiro com início, meio e fim, com coisas que acho que são essenciais e ainda vou dar exemplos de estratégias que podem aproximar você das pessoas, a ponto de envolvê-las com sua história.
Pode ficar tranquilo que é bem mais simples do que parece. Então fique comigo até o final que eu te prometo que vou te ajudar.
1. Cumprimente os presentes e diga quem é você
Acho que essa é uma boa sugestão para iniciar um discurso de inauguração. Claro que você pode começar com uma frase impactante ou até com uma história que emocione (e vou falar dessas opções aqui), mas eu acho que é importante que o cumprimento e a sua apresentação também sejam no início.
Vou colocar um exemplo disso abaixo, levando como exemplo a inauguração de uma livraria e o discurso sendo feito pela fundadora.
Veja:
“Olá, boa noite a todos! É com muito prazer e emoção que venho aqui essa noite para agradecer a presença de cada um de vocês. Para mim, é uma alegria imensa saber que tiraram um tempo do seu dia a dia para participarem com a gente desse momento tão especial. Sem vocês essa noite não seria tão linda! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Evelyn. Sou administradora de formação, apaixonada por livros desde que me entendo por gente e uma grande sonhadora. Foram essas coisas juntas que me fizeram ser também fundadora dessa livraria”.
2. Agradeça aos parceiros e colaboradores
Esse é o momento de agradecer a ajuda e trabalho de parceiros e colaboradores. O ideal é que você faça uma lista com antecedência para não correr o risco de deixar passar alguém importante, viu?
Faça isso de uma forma pessoal, viu? Não mecânica! Diga o nome da pessoa ou da empresa e em seguida a importância que a colaboração dela teve e agradeça com sinceridade.
Para mim o agradecimento é uma das coisas que não podem faltar na hora de falar em um discurso de inauguração.
3. Conte a história do negócio
Assim que você cumprimentar as pessoas, se apresentar e fazer os agradecimentos, é hora de falar um pouco sobre o seu negócio. Diga de onde veio a ideia do projeto, como foi que ele começou, quais foram os desafios do início, as vezes que pensou em desistir.
Esse é o momento de falar de onde surgiu a vontade de investir nessa área, de porque isso é importante para você e para as pessoas da região.
Não precisa falar de todos os detalhes não, viu? Destaque os pontos que considera que são mais importantes e que vão dar aos ouvintes uma visão geral da sua empresa.
Vou continuar abaixo com o exemplo de discurso de inauguração, seguindo a mesma história:
“A minha ideia era poder oferecer para todo mundo um pouquinho da magia que os livros me deram. Queria que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer um local onde se sentissem seguros, em paz e pudessem viajar sem tirar os pés do chão. Pensei então como poderia fazer isso de uma forma diferente do que já existia por aí e foi assim que surgiu a ideia de estruturar esse ambiente… [e assim por diante]”
A ideia aqui é manter uma conversa pessoal, olho no olho das pessoas. Sem muitas palavras difíceis, tentando pegar pelo emocional mesmo, sabe?
4. Fale sobre os objetivos do projeto e os próximos passos
Você criou a sua empresa e agora? O que ela tem de diferente? O que vai acontecer daqui para frente? Por que as pessoas devem continuar prestando atenção nelas? O que vai vir por aí?
Esse é o próximo passo do seu discurso de inauguração. Fale de maneira breve e marcante o que vai acontecer de especial pela frente. Mantenha as pessoas interessadas e curiosas.
Por exemplo:
“É com muito prazer que conto para vocês que teremos o projeto X todas as quartas-feiras. Será o momento de escritores, poetas e outros artistas, mostrarem seu trabalho e conversarem com outras pessoas que querem trilhar o mesmo caminho. Também teremos pocket shows a cada 15 dias com artistas incríveis e criamos um cartão fidelidade, onde você ganha um desconto de 50% a cada 10 livros comprados com a gente. É isso mesmo!”.
5. Finalize o discurso com uma chamada para ação
Depois, a ideia é finalizar o seu discurso chamando as pessoas para fazer alguma coisa. Existem várias ideias para inauguração de empresa que podem ajudar a movimentar o negócio, como ter comes e bebes ou oferecer um desconto especial, sabe?
Pense em algo que possa ser interessante para o seu público e feche a sua fala fazendo algum tipo de convite.
Por exemplo:
“Agora, meu convite é para vocês aproveitarem esse momento especial, tomando uns bons drinks e comendo os melhores petiscos da região. E o que talvez não saibam é que todos aqui vão poder comprar os produtos da loja, qualquer um deles, com 30% de desconto, mas é só hoje viu? Aproveitem para levar essas belezinhas para casa. Bora?”.
Coisas que você pode aproveitar para falar em um discurso de inauguração
Dentro das partes das informações que eu acho que não podem faltar em um discurso de inauguração, você pode utilizar algumas estratégias e macetes para prender a atenção das pessoas e até para envolvê-las na sua mensagem.
Trouxe algumas opções para te inspirar:
Humor para quebrar o gelo
Mesmo que esse seja um dia especial, não significa que ele tem que ser completamente sério. Falar coisas engraçadas ou fazer uma piada pode quebrar o gelo com seus convidados e aproximá-los de você.
Claro que é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro que o humor não pode ser utilizado para fazer chacota ou humilhar pessoas, viu? Dá para ser engraçado sem ser preconceituoso ou violento. Então tome cuidado com isso.
É muito importante entender quais são os limites para não ultrapassá-los.
Use frases impactantes
Eu acho que tem como fazer um discurso de abertura utilizando frases impactantes. O que mais tem por aí são frases de efeito que fazem a gente pensar um pouco na vida e no mundo. Que tal usar uma que faz sentido para sua história?
Isso também aproxima as pessoas de você e da sua história, sem falar que pode servir de inspiração e motivação para os outros.
Discursos que utilizam esse tipo de coisa, acabam ficando gravados na nossa mente, sabia?
Conte uma história real
Outra maneira de prender a atenção e envolver pessoas é contando uma história impactante que seja real. Tem alguma coisa que aconteceu na sua vida ou de pessoas próximas que tenha a ver com esse momento? Use!
Aposte na interação
Por mais que seja um discurso de inauguração, você pode sim aproveitar o momento para interagir com as pessoas do local. Por isso, faça perguntas, apresente vídeos, fotos, músicas… Faça com que todos se sintam parte de alguma coisa.
Uma coisa que eu acho interessante e que dá para usar é a entrega de lembrancinhas para a inauguração. Pode funcionar bastante nesse momento.
Defina já o que falar em um discurso de inauguração
Acima de tudo, eu acho que o mais importante na hora de fazer o seu discurso é ser você mesmo! Nenhuma das minhas dicas vai funcionar se não aplicá-las com honestidade e com sentimento também.
Torço para que consiga ter um bom resultado nisso, viu? Se prepare, treine e eu tenho certeza de que vai dar tudo certo.
Um grande abraço e até a próxima!