A certificação digital existe desde 2001 no Brasil, e hoje tornou-se um mercado bilionário. Logo, se você quer aprender como vender certificado digital, saiba que há modalidades distintas, como a empresa autoridade, venda por indicação e revenda de certificados.
Então, para escolher com assertividade, é fundamental considerar que cada formato tem abordagens e requisitos únicos. Confira neste conteúdo um guia para simplificar o tema e mostrar o melhor caminho para você empreender!
Aprenda como vender certificado digital e conheça 3 modalidades viáveis
O Brasil está em pleno processo de aceleração dentro da transformação digital, apesar de parecer o contrário. E a certificação digital é parte fundamental desta jornada, a exemplo do Governo Federal, que nos últimos anos abraçou a causa.
Mais recentemente, empresas privadas passaram a adotar medidas que colaboram com a evolução e fortalecimento da emissão de documentos digitais. Como resultado, o setor é propício para quem procura empreender no futuro da digitalização.
1. Atue como uma empresa Autoridade de Registro (AR)
A primeira forma de vender certificação digital é por meio de uma empresa na modalidade de Autoridade de Registro (AR). Nesse cenário, o cliente chega até você e solicita um documento digital.
Em seguida, a sua empresa (AR) entra em contato com uma Autoridade Certificadora (AC) e repassa a demanda do cliente. No caso, a empresa que realmente faz a certificação é responsável por serviços oficiais, como:
- Criação das solicitações e documentos.
- Emissão das certificações digitais.
- Distribuição dos documentos.
- Gerenciamento completo das certificações dos clientes.
Inclusive, uma AC também pode anular uma certificação que já passou do prazo de validade. Portanto, a autoridade que cria a certificação é a mesma que valida a assinatura digital daquele cliente que fez o pedido com você.
Você pode se perguntar: “minha AR é responsável por quais serviços?”. Bem, a sua AR é intermediária direta entre cliente e certificadora. Com isso, fica responsável por assegurar conformidade de documentos ante às obrigações que a AC solicita.
Mas olha só, para abrir uma Autoridade de Registro, é vital se atentar:
- Você deve registrar a empresa como LTDA (Limitada).
- Em alguns casos, o registro como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) é suficiente.
- Além do mais, procure o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para credenciar sua empresa.
2. Venda de certificado digital através da indicação de clientes
É inegável que a opção anterior tem uma carga maior de processos e adequação, concorda? Apesar de o retorno financeiro ser maior, nem todos dispõem dos recursos para investir em uma Autoridade de Registro.
Nesse cenário, a solução pode ser trabalhar como um Indicador de Certificação Digital. A partir de parcerias estratégicas com uma AC, você apenas faz a indicação, ou seja, conduz o cliente à empresa.
Como resultado, a remuneração acontece através de comissões de vendas, é crucial pré-estabelecer uma base de valores. Diferentemente da AR, aqui você não carece de credenciamento no ITI, cursos, treinamentos ou especializações.
- Crie perfis sociais profissionais para captar clientes.
- Se possível, monte um site simples para oferecer os serviços.
- Conduza e dê orientações aos clientes quanto à documentação e etapas do processo de validação.
- Simplifique as etapas de agendamento com a AC.
3. Avalie se a revenda de certificado digital é um bom negócio para você
Se você entendeu o básico sobre como vender certificado digital, mas não encontrou a oportunidade certa, ainda existe a revenda. Isso mesmo, a maior força na comercialização de certificação são os revendedores de certificados digitais.
Assim como o profissional indicador, o revendedor só precisa fechar parceria com uma AC para revender e ganhar comissões favoráveis.
Naturalmente, a maioria das empresas exige CNPJ, mas nada que o registro MEI não resolva. Mas então, como se tornar representante digital? Abaixo eu separei as principais empresas para você conversar sobre a parceria.
BÔNUS: saiba quais as melhores empresas de certificado digital para revender
Na hora de escolher a empresa parceira, é fundamental levar em consideração sua integridade e reconhecimento no mercado. Ocorre que atualmente você encontra milhares de empresas que prometem a certificação digital mais segura.
Contudo, muitas não oferecem a segurança estrutural ideal em seu ambiente digital, logo, o cliente pode não seguir com a certificação. É por isso que as melhores escolhas ainda são as empresas de referência, como:
- CertiSign: através do site CertiSign você preenche um formulário com o CNPJ ativo. Depois a empresa faz a validação e você se torna um revendedor CertiSign, uma das maiores do segmento.
- Serasa Experian: o Clube do Revendedor permite que qualquer pessoa participe, até as com negativação no CPF. A cada venda, você ganha uma comissão de 15% e o seu cliente um desconto de 10%
- Safeweb: já a Safeweb é a segunda maior emissora de certificados do Brasil, e oferece diferentes modalidades de parceria.
- Valid: por fim, a Valid disponibiliza um link de revendedor, onde a cada venda no link, você ganha comissão. Além do mais, seus clientes têm múltiplos benefícios, acesse.
Como se tornar um vendedor de certificados digitais de sucesso?
Tão importante quanto se aliar a uma empresa profissional, é atuar como um verdadeiro profissional, independentemente da modalidade comercial. A sua postura, a apresentação e a comunicação contam pontos importantíssimos para captar clientes.
Dentre as principais habilidades, o poder de negociação, a comunicação impecável e atenciosa e o trabalho em equipe, certamente se destacam como ferramentas indispensáveis para se sobressair no mercado.
Além do mais, você precisa mapear as demandas atuais e conhecer o mercado da venda de documentos digitais. Ou seja, para quem, onde e como vender? Somente você pode estabelecer o público-alvo ideal, mas vejas alguns segmentos em alta:
- Os contadores precisam da certificação para agilizar rotina, estimular produtividade e reduzir custos com serviços cartorários.
- As parcerias com as associações comerciais da região garantem demandas recorrentes.
- Procure a prefeitura para oferecer os serviços e simplificar suas certificações, participe de licitações se for necessário.
- Já as empresas com vínculo direto ao eSocial são dependentes de certificação digital.
Qual o lucro médio na venda de certificado digital? Vale a pena?
O lucro na venda de certificados digitais é um fator que oscila consideravelmente. Primeiro, cada modelo de negócio trabalha a partir de uma base específica de precificação.
A título de exemplo, uma AR conquista uma margem expressivamente maior do que o indicador de certificações, entende? Da mesma maneira que o revendedor competente assegura comissões satisfatórias, então, é tudo muito subjetivo.
Geralmente, as empresas trabalham com margens entre 45% e 100%, pois há de se considerar os tipos de certificações. Confira alguns valores atuais:
- Certificação Digital CPF A1 (1 ano): varia de R$120,00 a R$160,00.
- Certificação Digital CNPJ A1 (1 ano): entre R$190,00 e R$230,00.
- e-CNPJ A3 (1 ano): de R$228,00 a R$240,00.
- e-CPF A3 (1 ano): entre R$160,00 e R$170,00.
Em vista disso, basta você aplicar a porcentagem que pretende trabalhar para ter uma base de lucratividade. Em geral, é um negócio lucrativo, mas não especificamente pelo valor unitário, mas pela quantidade e longevidade do serviço.
Se você considerar que o futuro será 100% digital, então, começar agora é garantir um dos melhores assentos para ganhar dinheiro lá na frente.
Espero muito que você tenha compreendido como vender certificado digital e suas aplicações práticas. No mais, compartilhe as dicas e até a próxima!