Hoje eu vou te mostrar 13 produtos derivados do leite que fazem parte do nosso dia a dia e que você pode até começar a produzir para ganhar dinheiro, se quiser.
Confira a seguir:
1. Manteiga
A manteiga é um dos derivados do leite que a gente mais consome por aqui. Ela é feita através da batida do creme que fica no desnatamento do leite. Ele é formado de forma natural em cima do leite quando ele está em repouso.
2. Requeijão
Outro derivado muito comum e gostoso é o requeijão. Esse já é feito através da coagulação do leite, ou como a gente já está mais acostumado a falar: O coalhado. Além disso, ele pode trazer creme de leite, sal, água e até outros componentes no seu preparo.
3. Leite condensado
Muita gente fica na dúvida, mas sim, o leite condensado é derivado do leite! Ele é o resultado ta mistura do leite com o açúcar que passa por processos de resfriamento e evaporação. É outro queridinho, muito utilizado na nossa culinária.
4. Iogurte
O Iogurte é uma bebida também bastante consumida e que é feita através da fermentação do leite. Quando esse líquido chega a 37ºC ele chega nesse ponto ideal para proliferação de duas bactérias que são importantes para o produto.
Lembrando que essa é a base, mas ele pode ser tanto integral, como pode ser construído a partir da mistura de algumas frutas.
5. Leite fermentado
Acho que o produto mais conhecido desse segmento é o Yakult. A bebida feita através dos lactobacilos vivos é muito gostosa e até saudável para o ser humano.
6. Creme de leite
O creme de leite é feito através de um processo de desnatação. Ele é um complemento importante para a nossa culinária e serve tanto para pratos salgados quanto para pratos doces.
7. Queijo
O queijo é outro derivado de leite queridinho, né? Existem vários tipos de queijo que são resultados de leites e processos diferentes.
8. Sorvete
Apesar de já existir sorvete sem leite, na grande maioria ele é feito com o leite e com a sua gordura. Eu, particularmente, acho que os feitos com essa base ficam muito mais gostosos.
9. Leite em pó
O leite em pó é um derivado bem óbvio, não é? Não poderia deixar de falar dele por conta do consumo enorme que se tem todos os dias. Para chegar ao pó ele passa por um processo de separação da gordura, depois pasteurização e depois concentração.
10. Sabonete
O sabonete também está na lista de produtos derivados do leite que a gente usa muito! As proteínas colaboram para que haja uma hidratação profunda da pele, dando resultados imediatamente.
11. Hidratante
Sabe também o que é feito com leite e eu simplesmente uso muito? Hidratante corporal! Muitos utilizam esse material na composição porque ele ajuda mesmo a ter uma boa hidratação, com reposição de colágeno e queratina.
12. Shampoo
O Shampoo de leite é muito eficiente para manter o cabelo bonito e hidratado. Por causa das suas proteínas o leite ajuda a manter o colágeno e a queratina, fortifica os fios e diminui a sua descamação.
13. Corantes artificiais
Alguns corantes são feitos à base de leite ou do soro de leite. É mais comum do que a gente imagina e é por isso que para quem trabalha com a venda de alimentos, é muito importante sempre informar ao cliente todos os ingredientes utilizados e se eles possuem produtos que causam alergia. Muita gente pode acabar comendo algo com esse tipo de corante sem fazer ideia que o leite está presente e acabar passando mal.
Os tipos de leite
Existem basicamente 3 tipos de leite:
Leite integral
Ele é o que não passa por nenhum processo para retirar gordura, o que faz com que o consumidor beba algo com a maior parte dos nutrientes originais. É o mais consumido no mundo!
Leite semidesnatado
É o leite que passa por um processo de perda de pelo menos 50% da gordura total. Ele tem menos vitaminas que o integral.
Leite desnatado
Aqui é quando o leite passa pelo processo de perda total das suas gorduras. É uma versão menos calórica com bom volume de cálcio e proteínas. Uma coisa que é importante dizer é que o gosto dele não é lá muito bom.
O Brasil é um grande produtor de leite
Você sabia que o nosso país é 3º maior produtor de leite do mundo? Pois é! A nossa produção é de aproximadamente 34 bilhões de litros por ano. São mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite e o Estado com maior capacidade é o Paraná.
Esses são dados do próprio Governo Federal e deixam claro o quanto esse produto tem potencial e pode sim servir como base para muitas outras coisas no mercado.
Enfim, espero que tenha gostado de conhecer esses 13 produtos derivados do leite que estão presentes no nosso dia a dia.
2 comentários
Eveline
Boa matéria 👏☺️👍
RONALDO DINIZ
Boa matéria, gostei.