Como ganhar dinheiro editando vídeos: 5 estratégias de sucesso + dica útil

Publicado por Lidia Massari em 19 de fevereiro de 2022

Você sabia que a edição de vídeo é uma das habilidades mais procuradas nos últimos anos? Muitas pessoas estão procurando entender melhor como ganhar dinheiro editando vídeos.

O motivo é o aumento de pessoas em busca de renda extra na internet, e as redes sociais e plataformas como YouTube oferecem esse espaço para todo tipo de conteúdo.

Porém, saiba que você precisa ter o preparo ideal, além de saber editar vídeos como profissional, pois reputação negativa prejudica o seu negócio. Confira!

Como ganhar dinheiro editando vídeo: 5 estratégias + dica útil

como ganhar dinheiro editando vídeos

1. Crie um portfólio profissional que chame atenção

Antes de mais nada responda: quando você procura um emprego, qual a primeira coisa questionada? Certamente é a sua experiência como profissional, não é mesmo? E como editor de vídeos não é diferente.

Nesse caso, o portfólio nada mais é do que um apanhado dos trabalhos que você já fez. Assim você mostra na prática a sua qualidade, habilidade e experiência que oferece ao cliente.

“Então, eu sei trabalhar bem como editor de vídeo, mas não tenho trabalhos para mostrar, já que estou começando nisso”. Sem problemas, mas ainda será necessário. Logo, você pode implementar estratégias como:

  • Procure trabalhar para você: já que conseguir cliente inicialmente pode ser desafiador, a ideia é fazer edições de vídeo pessoal, como uma forma de divulgar.
  • Ofereça serviço gratuito: ao entrar em contato com o cliente, ofereça um “job” gratuito, assim ele analisa seu trabalho e cogita parceria.
  • Monte um canal no YouTube: crie um canal no YouTube para divulgar suas edições, é uma das melhores vitrines para confirmar seu talento.
  • Utilize perfis sociais: leve suas edições ao Instagram, canal de fácil verificação pelo cliente.

6 sites gratuitos para criar portfólio online

  1. Behance.
  2. Adobe Portfolio.
  3. SquareSpace.
  4. Carbonmade.
  5. Cargo Collective.
  6. Wix.

O bom dessas plataformas é a possibilidade de agrupamento e personalização de páginas exclusivas dos trabalhos. Então, pode acabar gerando mais credibilidade!

2. Defina os canais para “garimpar” clientes

O próximo passo é encontrar clientes que valorizem o seu nome. Obviamente, começar pequeno sempre é mais indicado, mas você precisa almejar grandes cases de sucesso. E os melhores lugares para encontrar clientes são em plataformas, como:

  • YouTube.
  • Instagram.
  • Algumas páginas no Facebook.
  • Diferentes perfis no TikTok.
  • Clientes que necessitam de trabalhos institucionais, como empresas e organizações.

A ideia é montar seu portfólio, definir o nicho para trabalhar e entrar em contato com o cliente. Em seguida, apresente-se e diga a que veio, deixando um canal de comunicação aberto.

Portanto, ter sinceridade e honestidade no trabalho oferecido são ingredientes fundamentais para o sucesso!

3. Invista tempo no fortalecimento do seu networking

O networking pode ser um grande diferencial para sua marca. Networking nada mais é do que o compartilhamento de informações e serviços, além da troca de experiências com pessoas relevantes para sua atuação.

Por exemplo, o LinkedIn é uma plataforma incrível para fortalecer o networking. Aliás, os grupos de Facebook focados em edição de vídeo são alternativas para divulgar, engajar e ficar conhecido nesse meio.

DICA EXTRA: daí a importância de entregar trabalhos bem-feitos quando conseguir clientes, pois ele indicará o trabalho para grupos de amigos próximos, clientes e conhecidos, aumentando seu reconhecimento!

4. Trabalhe com bons softwares e equipamentos

Não seria preciso nem apontar essa necessidade, mas ter softwares que ajudem a agilizar as edições e finalizações é imprescindível para quem está começando. Na realidade, é uma garantia de que pequenos trabalhos sejam entregues com qualidade e agilidade. Entre os melhores softwares de edição, temos:

  1. Adobe Premiere Pro.
  2. DaVinci Resolve.
  3. Final Cut Pro X.
  4. Avid Media Composer.
  5. Edius.
  6. Sony Vegas Pro.
  7. PowerDirector (aplicativo para celular).

5. Acesse diariamente os sites para freelancer

Com as facilidades do cenário digital, o freelancer possui uma gama de plataformas para trabalhar. Logo, estou falando de sites que têm o objetivo de intermediar trabalhos.

Por exemplo, o cliente abre um serviço para editor de vídeos com demanda de 10 vídeos. Em seguida, o serviço é aberto ao público e os profissionais se aplicam à vaga, colocando atribuições, experiências e conhecimento.

O cliente analisa as propostas e escolhe aquele profissional que atenda suas necessidades. Caso você seja escolhido – por meio de um portfólio profissional – você executa e entrega o trabalho para uma avaliação, recebendo logo na sequência.

E saiba que em muitos casos a parceria continua, ou seja, o freelancer passa a atender particularmente aquele cliente, ganhando mais e fortalecendo sua experiência, veja as melhores plataformas para freelancer:

De forma geral, basta criar uma conta e começar a se inscrever às vagas disponíveis, pode ser um excelente primeiro contato com esse universo de possibilidades que é o freelancer!

DICA EXTRA: divulgação é o combustível para ganhar bem!

Agora, se você tentou de tudo e acabou não conseguindo oportunidades, a saída é gastar dinheiro. “Ah, só pode estar brincando, gastar dinheiro antes de ganhar?”.

Sim, da forma como o mundo está hoje, muitas vezes é a única chance de se inserir no mercado. Basta pensar nisso como uma forma de divulgação, só que com possibilidades mais realistas de retorno:

  • Tráfego pago: esse formato de marketing envolve a criação de campanhas pagas de vendas, onde pode apresentar portfólio.
  • Campanhas de marketing nas redes sociais: coloque dinheiro em impulsionamento para que o algoritmo das redes sociais mostre sua publicação para mais pessoas.
  • Trabalhar no YouTube para monetizar vídeos: comece um canal com vídeos dos trabalhos, tutoriais e dicas, gerando engajamento e reconhecimento.

Quanto ganha um editor de vídeo freelancer?

Certamente você se perguntou quanto ganha um editor de vídeo freelancer, não é mesmo? Afinal, parece muito tentador!

Então, o “salário” mensal varia bastante, principalmente pela quantidade de trabalho e valor cobrado. Posso adiantar que o começo pode não ser a etapa mais simples.

Digo isso porque você precisará comprovar sua experiência e resultados anteriores. Além disso, as plataformas de freelancer que mostrei há pouco são concorridas.

Contudo, vamos assumir um cenário hipotético onde você tenha experiência como editor de vídeo, tudo bem?

Dessa forma, você pode cobrar entre R$200,00 a R$300,00 por vídeo editado. Se você conseguir 2 vídeos por semana, terá um ganho de R$600,00 por semana e de R$2.400,00 por mês.

Só que é aqui que a “mágica” do freelancer costuma atrair mais pessoas, pois estou falando desse valor apenas de 1 cliente. Já imaginou ter 3 clientes com essa demanda? Nesse caso, seu ganho será de R$7.200,00 mensal.

Porém, nem tudo são rosas e para chegar nesse patamar pode levar tempo, mas nada que a perseverança não gere retorno, não é verdade?

E agora, conseguiu entender melhor como ganhar dinheiro editando vídeos? Utilize cada dica e siga em frente, pois uma hora seu negócio embala!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas sobre como ganhar dinheiro editando vídeos. Não deixe de compartilhar para que mais pessoas alcancem a independência financeira e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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