Tabela de preço de manicure e pedicure: Quanto cobrar?

Publicado por Jéssica Trabuco em 9 de agosto de 2021

Para elaborar uma tabela de preço de manicure e pedicure é preciso saber de que forma irá atuar e dar uma pesquisada nos concorrentes locais, para conseguir estabelecer valores competitivos e justos. 

Além disso, é super importante ter claro qual o público alvo do seu negócio e quais técnicas serão disponibilizadas. 

Para te ajudar a definir quanto cobrar por esse serviço, trago abaixo um guia completo para você!

Confira quanto cobrar pelo serviço de manicure e pedicure:

Primeiro defina de que forma irá atuar


Tabela de preço de manicure e pedicure

Antes de definir qual o valor do pé e mão é preciso definir de que forma pretende se inserir no mercado de trabalho. 

A maioria dos segmentos permite que você atue de forma autônoma ou trabalhe para alguém. A ideia é colocar os prós e contras na balança e ver o que se adequa mais a sua proposta de mercado.

Abaixo vou falar um pouquinho sobre cada forma de atuação para te dar uma ideia geral do cenário atual desse mercado. 

Atendimento a domicílio

O atendimento a domicílio é um dos serviços mais procurados pelos clientes por trazer a comodidade de ter um profissional em casa, além da atenção dedicada exclusivamente para atender às necessidades individuais. 

Nesse tipo de proposta você pode incluir a taxa de deslocamento e cobrar um pouco mais caro. 

O preço fica entre R$30 e R$45 e se você pretende de fato mergulhar nesse nicho como pedicure e manicure a domicílio, vale a pena conferir um artigo aqui no blog que tem várias dicas fundamentais para iniciantes.

Criar seu próprio negócio

Para montar um salão de manicure e pedicure você vai precisar de um investimento mais alto e terá, na maioria das vezes, uma margem de lucro um pouco menor, visto que terá que estruturar um espaço para recepcionar os clientes da melhor forma possível e terá mais gastos diretos e indiretos.

O serviço de unha simples pode ficar entre R$20 e R$30 e para se destacar no período inaugural do negócio, dá para abaixar um pouco o preço para ganhar a preferência dos clientes em relação aos concorrentes locais. 

Caso o seu orçamento esteja baixo, dá para pegar algum cômodo da casa, organizar, deixando tudo decorado, cheiroso e pronto para fazer a recepção calorosa que seus clientes merecem. 

Trabalhar para terceiros

Trabalhar para outro salão é uma forma mais simples de começar, porque você utiliza a estrutura física, os produtos e a marca de terceiros. 

Dentro dessa modalidade, dá para escolher os salões que contratam com vínculo empregatício e os que fazem parcerias de comissionamento. 

Veja a diferença abaixo:

Carteira assinada

Na contratação de carteira assinada você tem que seguir a tabela de preços de unha do estabelecimento e não importa quantos clientes você atenda e quantos serviços disponibilize, ao final do mês irá ganhar um salário fixo. 

Se o salão for de baixo movimento, isso pode ser benéfico para você, agora se for um local com alto fluxo e rotatividade de clientes, você vai acabar trabalhando a preço de banana, então, avalie bem antes de aceitar essa proposta. 

Comissionamento

Os estabelecimentos que trabalham com parceria geralmente estabelecem um comissionamento para a manicure a ser recebido por serviço prestado. 

As comissões pagas para os profissionais variam de 40% a 80%, a ideia é que você encontre um local que tenha muitos clientes e que pague uma taxa alta de comissão. Dessa forma você pode divulgar seus serviços em todo canto e criar metas de ganhos cada vez mais altas.

Uma dica fundamental é que você pesquise quanto custa uma manicure na região, porque o preço tabelado pelo estabelecimento irá te dizer se essa porcentagem vale a pena. 

Conheça o seu público alvo


Por mais que esse tipo de serviço seja disponibilizado para todo tipo de público, dá para definir a sua persona a depender da região que você atue. 

Se você fizer unhas na esquina de um bairro popular terá um público bem diferente do que se fizer unhas em um Shopping Center localizado em uma área nobre da sua cidade e isso irá mudar o tipo de serviço procurado por eles, além do poder de compra.

Sendo assim, a tabela de preço de unha simples em um bairro popular pode variar de R$20 a R$30, enquanto que no Shopping fica entre R$35 e R$50.

Estude seus concorrentes


Tabela de preços manicure

Além do crescimento constante do mercado de beleza, vem aparecendo novas técnicas em cada um dos subnichos, como é o caso do mercado de unhas.

O Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de esmalteria e vem prevalecendo nas primeiras posições do segmento de pé e mão. Contudo, apesar das boas projeções e do atual cenário nacional, é preciso ter os olhos atentos para investigar como anda o ramo na sua cidade. 

Esse estudo é fundamental na hora de precificar os seus serviços, porque você irá levar em conta a quantidade de oferta que o cliente terá disponível, os tipos de propostas que são disponibilizadas pelos outros estabelecimentos, além de precisar saber quanto custa um pedicure e manicure, para conseguir estabelecer preços competitivos. 

Escolha quais técnicas irá disponibilizar


Outro aspecto que impacta nos valores cobrados por você são as técnicas que serão utilizadas.

Cada uma delas tem um valor que varia de região para região, mas abaixo vou trazer uma média geral para te ajudar a ter uma base mais concreta para começar a atribuir os valores.

Veja:

  • Unha simples: Só a mão custa entre R$14 e R$17, só o pé custa entre R$15 e R$18 e a casadinha fica entre R$25 e R$35;
  • Francesinha: Costuma ser cobrado um adicional de R$2 a R$5 em relação a unha simples;
  • Unha em gel: Varia de R$150 a R$250, com uma manutenção a partir de R$100;
  • Unha de porcelana: Custa a partir de R$150;
  • Unha de vidro: Fica entre R$120 e R$350 e a manutenção fica mais ou menos 50% do valor inicial;
  • Unha de acrílico: Preço varia de R$170 a R$220.

Não se esqueça de dedicar um tempo para avaliar os seus concorrentes locais, para ter um preço competitivo de mercado, beleza?

Aumente sua lucratividade


Existem alguns serviços que são vistos como adicionais e que podem acabar aumentando sua lucratividade mensal em mais de 50%. Conheça alguns deles abaixo e implemente no seu espaço o quanto antes:

  • Aplicação de adesivos: Dá para cobrar entre R$2 e R$6 a cada 10 unhas;
  • Desencravamento de unha: Muita gente não cobra, mas se você se especializar, consegue cobrar cerca de R$3 por cada unha;
  • Cursos para novos profissionais: Se for online você pode cobrar cerca de R$50 e presencial o dobro disso;
  • Venda de produtos: Os preços variam de acordo com o produto, que pode ser esmalte, lixa, acetona, removedor de esmalte, alicate, entre outros;
  • Aplicação de unhas postiças: Muita gente compra aquela caixinha de unhas, mas não sabe aplicar para ficar com um aspecto natural e você pode cobrar R$3 por cada 10 unhas e se a cola for sua, dá para cobrar R$5.

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Precifique seus serviços


Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar a sua tabela de preço de manicure e pedicure, basta estabelecer os valores de cada serviço e começar a divulgar o seu negócio pela região.

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga lucrar elevando a auto estima de muita gente.

Estou na torcida!

Forte abraço!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • Jessica eloisa matos carvalho

    Vai ser meu primeiro curso

  • Eu estou fazendo reconstrução em gel na unha dos pés ,tipo clientes com unhas deformadas,e gostaria de saber quanto q devo cobrar só o pé com reconstrução em gel

  • Patrícia Miranda Gomes Dos Reis

    Sou cabeleireira e tem se enovado muito com tanatas variedades de produtos práticos que nos trás praticidade……

  • Gostei muito da esplicação.
    Mas quanto preciso ter como orçamento para criar meu próprio negócio de manicure?

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