A melhor fonte para montar um negócio é saber exatamente o que as pessoas mais compram no dia a dia, quer spoilers? Hoje, o que mais se vende são alimentos prontos, bebidas especiais, produtos de limpeza sustentáveis, roupas e acessórios, além de dispositivos práticos para cozinha, a lista é grande e promissora.
A análise das preferências do consumidor é a ferramenta mais precisa para quem quer empreender, pois ajuda na criação da oferta certa. Se você precisa de um “boost” para alavancar vendas, eu separei tudo o que os brasileiros mais compram, aproveite as dicas e amplie seus horizontes!
Saiba o que as pessoas mais comprar no dia a dia e veja 7 ideias para ganhar dinheiro com isso
Todos sabem que o mercado está em contínua evolução. Porém, uma coisa não muda, que é a obrigação de conhecer as necessidades do consumidor para entregar ofertas irrecusáveis. Espero que você encontre a inspiração que te leve ao sucesso!
1. Alimentos prontos
A busca pelo ganha pão diário e a agitação cotidiana, principalmente de quem trabalha fora, cobram um preço alto. Me refiro à alimentação que muitas vezes fica prejudicada pela falta de tempo no planejamento das refeições.
Como consequência, os alimentos prontos estão entre os produtos com maior procura diária. E aqui o destaque não fica apenas com as marmitas prontas, que é um ramo alimentício lucrativo. Mas vai também à marmitex saudável e aos lanches rápidos.
Apesar disso, a concorrência é uma realidade, você pode se diferenciar pela qualidade, sabor, tempero e produtos para dietas específicas.
IDEIA COMERCIAL: para investir pouco e começar bem, monte um delivery de marmita pronta, com praticidade, sabor e custo-benefício. No entanto, procure se especializar em um público-alvo de alta demanda, a exemplo das marmitas fitness.
2. Bebidas especiais
Não importa se é reunião comercial ou apenas passatempo diário, muita gente dedica tempo no consumo de bebidas especiais. Posso falar com propriedade, já que a minha cidade é turística, e recentemente, surgiu um número considerável de cafeterias.
Só que não é qualquer cafeteria, é aquele comércio que preza pela experiência do cliente que procura cafés gourmet. Só para ilustrar, existe uma cafeteria que uniu a sensação do café de qualidade com a tendência da atividade de ciclismo amador.
Como resultado, surgiu uma cafeteria que oferece a “Experiência Adventure”, com um ambiente agradável e temático, olha que ideia sensacional. Logo, seu comércio pode seguir com uma pegada exclusiva e produtos que vão do café gourmet, chás artesanais, bebidas energéticas naturais até doces e tortas.
3. Produtos de limpeza sustentáveis
A palavra de ordem do momento é sustentabilidade, onde as empresas se remodelam para atender às expectativas do mercado. Normalmente, associa-se o termo às indústrias e empresas que geram resíduos no meio ambiente.
Contudo, outros segmentos entenderam o recado e tentam a todo custo se adaptar, como a indústria da moda. Porém, um setor que faz progresso nesta área é o de produtos de limpeza sustentáveis.
A conscientização aliada às preocupações ambientais, resultam em itens de limpeza totalmente ecológicos, com mínimo impacto no descarte. Então, caso você busque um setor rentável para investir, veja uma proposta bacana:
- Crie uma linha de produtos de limpeza que sejam “Eco-friendly”.
- Trabalhe com detergente e sabão biodegradáveis.
- Desengordurante tem alta procura, preze pelas versões biodegradáveis.
- Esponja composta por fibra e celulose 100% natural.
- Soluções multiuso feitas com tensoativos biodegradáveis/naturais.
Aqui você pode fornecer na venda direta no varejo, trabalhar no atacado para distribuidoras e atender licitações públicas. Já imaginou ser o fornecedor responsável por um complexo industrial ou corporativo?
4. Roupas básicas confortáveis e acessórios tendências
Em algum lugar neste exato momento, têm pessoas em busca da roupa perfeita, pois são produtos de venda diária. Todavia, as preferências de consumo mudaram nos últimos anos, onde as peças da última tendência deram lugar ao conforto.
Desse modo, as roupas básicas que trazem a promessa de elevar o conforto, representam boa oportunidade comercial. Sem contar que você não precisa necessariamente fabricar as roupas, embora seja o objetivo na evolução da loja.
Afinal, dá para revender, vender consignado e tirar vantagem de parcerias com marcas e lojas famosas, como a Renner. Enfim, tudo se torna promissor quando você entende que montar uma loja e também vender no digital é o caminho!
5. Dispositivos tecnológicos e itens práticos para cozinha
Para saber o que mais se vende no dia a dia, você não precisa de muito. Às vezes, basta olhar o feed das redes sociais, como o TikTok, para compreender o que realmente é uma tendência. E sabe o que mais se vende hoje?
Os famosos gadgets para cozinha (engenhocas ou dispositivos) lideram o ranking em apetrechos práticos para a casa. Tudo que facilita e agiliza as refeições tem grande procura por um público que quer apenas comodidade no cotidiano.
Os mais convencionais são: geladeira, forno e microondas inteligentes, mas eu quero mesmo é destacar outras coisas.
Principais gadgets tecnológicos para cozinha
- Equipamento para cozinhar grandes quantidades de ovos à perfeição, ele é automatizado e tem até função de desligamento automático.
- Reservatórios modernos para armazenamento de grãos, com tampa giratória 360° e vedação que garante máximo frescor.
- Pequenas máquinas de macarrão artesanal caíram no gosto popular.
- Refrigerador de bebidas e equipamentos para gaseificar bebidas.
- Canecas com agitação automática voltaram como tendências absolutas.
- Processador de alimentos sem fio.
6. Produtos de higiene pessoal e cosméticos Premium
Agora, se você procura um mercado realmente lucrativo e não tem medo da competitividade, os produtos de higiene pessoal e cosméticos Premium são a melhor alternativa, com públicos fiéis e alto faturamento.
Se você considerar que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza no mundo, fica fácil compreender as infinitas possibilidades de trabalho na área. Afinal, é possível revender as marcas mais cobiçadas em uma loja própria, com foco na experiência de consumo.
Por outro lado, você também pode atuar a partir de uma mini fábrica de cosméticos. Assim, você garante máxima qualidade na fabricação e oferece produtos com ingredientes naturais e formulações exclusivas.
7. Produtos de organização doméstica
Todos os anos, o segmento que engloba os produtos residenciais passa por transformações consideráveis. Se antigamente a moda era ter espaços grandiosos e decoração abundante, hoje, tudo se resume ao minimalismo e ao conforto doméstico.
Nesse contexto, os organizadores para casa, como aquelas caixas decoradas, são uma tendência difícil de ignorar. Sem contar que o valor agregado impulsiona um faturamento favorável, já que os itens cumprem papéis indispensáveis na arrumação.
Dentre alguns campeões de vendas, destaco: gavetas organizadoras de diferentes tamanhos; colmeias organizadoras que trazem charme e funcionalidade; aramados e ganchos; suporte para livros; divisórias.
O ponto alto desses produtos é que têm valores competitivos e sua precificação acompanha uma boa margem de retorno. Portanto, desde que você forneça soluções práticas, de qualidade e, claro, estilosas, você sempre terá um público fiel.
O que as pessoas mais compram no dia a dia vai de encontro às suas necessidades emergentes. Então, tudo que você precisa é acompanhar as tendências, analisar as melhores vendas em sites especializados e criar uma oferta incomparável.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e até a próxima!