O faturamento de um caminhão por mês costuma variar de R$ 6 mil até R$ 25 mil Reais, mas para ter uma ideia mais próxima para sua realidade, é preciso definir se o trabalho desenvolvido é de carteira assinada ou autônomo e qual o ramo de atuação.
Para te ajudar a entender melhor essa variação, vou trazer uma explicação completa abaixo.
Então, fique ligado e entenda quanto fatura um caminhão por mês, na média!
Primeiro defina entre as formas de atuação
A primeira grande decisão que você precisa tomar é se irá trabalhar com caminhão próprio de forma autônoma ou se irá trabalhar de carteira assinada.
A principal diferença entre as duas formas de atuação é que o caminhoneiro que trabalha de carteira assinada costuma ter uma carga horária para cumprir, além de na maioria das vezes ter contratos de exclusividade de prestação de serviços.
Enquanto que o autônomo tem total liberdade para trabalhar o dia que quiser, a hora que quiser e para quantas empresas quiser.
Essa autonomia permite que muitas vezes o faturamento e o lucro de um caminhão seja 12 vezes maior ao final de cada mês, quando comparados com vínculo empregatício.
Escolha os ramos em que quer atuar
Existem vários ramos diferentes em que se pode trabalhar e eles pagam valores distintos de acordo com os quilômetros percorridos ou com o tipo de viagem. A ideia é que o trabalhador avalie direitinho cada segmento antes de escolher o que é melhor para suas condições.
Abaixo vou citar seis principais categorias, para você dar uma estudada e tomar sua decisão de forma consciente:
Caminhão para transporte de container
Esses caminhões geralmente tem o guincho no veículo para carga e descarga e costumam fazer um dos percursos da viagem com o container vazio e o outro com o container cheio.
Dá para faturar uns R$17 mil trabalhando para empresas e uns R$23 mil trabalhando como autônomo.
Caminhão frigorífico
Esse tipo de caminhão tem mais exigências a serem seguidas por órgãos fiscalizadores que precisam ser apresentadas também para as empresas contratantes. Geralmente transporta alimentos, reagentes para laboratórios e medicamentos específicos.
Essa é uma das categorias que mais dá para faturar, podendo chegar a R$25 mil, pelas exigências. Porém é a categoria que mais gasta com manutenções do caminhão. Então, coloque as vantagens e desvantagens na balança antes de decidir.
Caminhão carreta
Esse tipo de caminhão só precisa de um espaço grande e livre e geralmente é utilizado por transportadoras para carregar cargas leves e pesadas.
O faturamento ocorre por corrida e em um mês dá para fazer entre três e seis corridas de R$2 mil, já que os percursos costumam ser bem longos. Isso dá uma média entre R$6 mil e R$12 mil.
Caminhão cegonha ou caminhão guincho
O caminhão cegonha geralmente transporta carros 0 km para uma concessionária e o caminhão guincho geralmente remove carros quebrados de vias e locais, para oficinas e seguradoras.
A diferença de faturamento médio mensal dos dois tipos de atividade fica entre R$8 mil e R$10 mil.
Caminhão a granel
O caminhão a granel carrega produtos líquidos ou sólidos, em sacos ou em sacolas e costumam ser bastante requisitados no agronegócio.
O faturamento varia muito de acordo com o tamanho do caminhão e o porte da empresa contratante, mas para os trabalhadores autônomos esse é um dos tipos de caminhão que dá mais lucro, já que a carga e descarga é rápida e os trechos são mais curtos.
Saiba qual a margem de lucro média desse tipo de atividade
A margem de lucro é a porcentagem de grana que sobra na mão do caminhoneiro e pode ser calculada tendo como base o faturamento bruto como 100% e o lucro líquido como a parcela correspondente a essa porcentagem.
A verdade é que investir em um caminhão dá lucro, mas é preciso ter cuidado para calcular esses valores de forma adequada a partir dos custos fixos e variáveis que um caminhão exige.
Para te ajudar com isso, vou listar abaixo tudo o que você precisa descontar do faturamento bruto para conseguir adquirir uma margem de lucro de forma mais exata.
Veja:
Custos ligados ao caminhão
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- Seguro do caminhão;
- Despachante;
- Depreciação;
- Seguro obrigatório;
- Licenciamento;
- Pneus;
- Lavagem;
- Óleo do motor;
- Combustível;
- Manutenção.
Custos não ligados ao caminhão
- Telefone celular;
- Seguro de vida (não obrigatório):
- Contador (necessário para autônomos);
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Imposto Sobre Serviços (ISS);
- Refeições;
- Pedágio;
- Hospedagem (caso o caminhoneiro não goste de dormir no caminhão).
Se baseando nesses custos, vou te apresentar o caso real de um caminhoneiro que quase saiu no prejuízo com um serviço de transporte de produtos.
O caminhoneiro fechou um frete de R$1825 e calculou R$144,05 de combustível, R$76,50 com o pedágio, R$28 com um pneu furado e tirou dinheiro para outros custos. Se contentou ao final dos cálculos por ter obtido um lucro líquido de R$731,80.
Porém, ao levar os cálculos para o contador, o profissional apresentou essa lista de custos acima e refez a distribuição do faturamento bruto. Ao final de tudo, o caminhoneiro ficou apenas com R$71,44 de lucro líquido.
Esse dinheiro não paga nem o cansaço de uma viagem longa e dos percalços de uma estrada, portanto, é preciso que você tenha claro todos os descontos necessários antes de definir um preço final para o serviço, para não acabar no prejuízo.
O ideal é que a margem de lucro de um caminhão fique entre 30% e 60%, a depender do tipo de carga e da distância a ser percorrida.
Veja como aumentar o lucro de uma carreta por mês
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para que o faturamento bruto e o lucro líquido sejam maiores todos os meses.
Dentre essas medidas, trago abaixo duas das principais para te ajudar:
Implemente um frete de retorno
A maioria das transportadoras e empresas contratam um caminhão para levar as mercadorias em uma só viagem, o que faz com que o caminhoneiro tenha cargas apenas em um trecho do percurso.
Sabendo disso, você pode se programar e fazer o frete de retorno que consiste em conseguir mercadorias para transportar no percurso de volta da entrega em questão.
Geralmente os autônomos têm maior facilidade para esse tipo de implementação, mas caso você trabalhe para uma empresa, converse com o seu chefe para ver se existe essa possibilidade.
Contrate um contador
Por mais que você trabalhe para uma empresa é importante ter um profissional especializado para te ajudar a avaliar as propostas e o lucro real que cada atividade irá te proporcionar.
Isso irá garantir um melhor controle financeiro para o seu negócio, além de te impedir que firmar contratos abusivos com margens de lucro abaixo do que o mercado estabelece para esse tipo de atividade.
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Comece a trabalhar!
Agora que você já sabe quanto fatura um caminhão por mês, entendeu os custos envolvidos no processo de transporte, basta fazer os cálculos para estabelecer uma margem de lucro satisfatória.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você comece a trabalhar o quanto antes.
Com paciência e estratégia você vai conseguir lucrar muito.
Abraços!
2 comentários
Gevaldo Cardoso Ribeiro
EXCELENTE CONTEÚDO
Desde dezembro de 2019, quando decidi mudar da manutenção industrial para logística rodoviária de cargas, pesquiso conteúdos na internet para conhecimentos e decisões.
Atualmente já exerço a nova profissão sendo inicialmente na Expresso Nepomuceno/AMBEV em Jundiaí SP, buscando me direcionar definitivamente ao transportes de containers, achei neste conteúdo as melhores informações que pautaram minha decisão.
Sou soteropolitano e desde outubro de 2010 vivo entre as regiões sul e sudeste.
Em 2026, devo migrar definitivamente para Crateús no Ceará e trabalhar por lá transportando exclusivamente containers pelo nordeste e finalizando minha participação profissional na vida.
Tenho 64 anos de idade e trabalho desde meus 10 anos, quando fui jornaleiro da Tribuna da Bahia na Rua Djalma Dutra entregando assinaturas no bairro do Canela, Graça e Campo Grande.
Jéssica, seu trabalho me ajudou a decidir meu modo de trabalho.
Só em ler, entender bem as caractarísticas do sua planilha e conhecer bem o setor, ficou fácil avaliar que o melhor para meu caso é trabalhar contratado por uma boa transportadora ao invés de comprar meu próprio caminhão como eu já estava propenso a fazer.
Ufa!
Escapei de uma possível desistência futura pois, sua planilha mostra detalhes contábeis da operação autônoma a qual, requer muita DETERMINAÇÃO, disciplina, organização, monitoramento e controle.
Portanto, como recompensa, já comecei a compartilhar seus conteúdos e farei isso sempre.
Desejo sucesso e PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO.
glaucio
Boa noite, tenho a vontade de comprar uma carreta para transportar grão no Paraná, são ideias por enquanto, porq só sei dirigir e ainda não sou habilitado para tal , más tenho essa ideia