O lucro de um posto de gasolina que vende 80 mil litros por mês, por exemplo, fica entre R$ 20 mil e R$ 44 mil Reais.
A questão é que esse valor vai depender do preço de compra do combustível e da região de instalação do posto. Mas existem outros detalhes que também precisam ser levados em consideração, como se o negócio está na modalidade de franquia ou se é um empreendimento autônomo e da quantidade de pessoas contratadas.
Neste artigo, trago tudo o que você precisa saber para fazer sua gestão financeira de forma adequada e conseguir acompanhar o mercado.
Então, fica comigo até o fim e entenda qual o lucro de um posto de gasolina, qual o faturamento médio e a margem que os postos costumam trabalhar:
Qual o faturamento médio de um posto de gasolina?
O faturamento de um posto de gasolina irá depender do fluxo de clientes e do preço de combustível na região.
Se na sua região o preço da gasolina está R$5 e você consegue vender no mês 50 mil litros, isso significa que o seu faturamento será de R$250 mil.
Quanto menor for o preço da gasolina e a quantidade de pilotos e motoristas na sua região menor será o seu faturamento. Então faça essa pesquisa antes de investir porque isso irá influenciar no salário do dono do posto no final das contas.
Como funciona a margem de lucro de um posto de gasolina?
Para entender como calcular o lucro de um posto de gasolina é preciso saber quais são os tributos que incidem sobre as compras e o valor de cada um deles.
- O primeiro deles é a taxa do Programa de Integração Social (PIS) que custa em média uma alíquota de 1,65%;
- Tem a taxa de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) tem alíquota de 7,6%;
- Por fim, tem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que possui alíquota de 25% a 34%.
O valor exato de cada um desses tributos será definido de acordo com o preço da gasolina cobrado pela Petrobras.
Vamos supor que R$2,20 seja o preço de compra da gasolina, sem nenhum tributo adicionado. Tendo como base esse valor, podemos calcular o seguinte:
- O PIS por R$0,03;
- O Cofins por R$0,17;
- Com o ICMS de 31% a taxa fica por R$0,70.
Portanto, o preço de compra final seria de R$2,20 + R$0,03 + R$0,17 + R$0,70 que dá um valor final de R$3,10 por litro.
Sabendo disso, é importante definir o preço de venda do combustível para saber o lucro do proprietário.
Entenda os 4 encargos que serão cobrados sobre cada venda e os seus valores
Além das taxas de PIS, Cofins e ICMS que são pagas na aquisição do produto, deve ser paga a taxa de Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) com desconto fixo de R$0,10.
Sabendo que R$3,10 foi o preço de custo (com os tributos incluídos) e que o valor final da gasolina será R$5, faremos o seguinte cálculo: R$5 – R$3,10 = R$1,90 de lucro. Porém, esse lucro não é livre de impostos e deverão ser pagas as seguintes taxas:
- PIS de R$0,03;
- Cofins de R$0,14;
- ICMS de R$0,60;
- CIDE de R$0,10.
Podemos concluir que, se o dono de um posto de gasolina comprar 1 litro por R$3,10 e vender por R$5 Reais, por exemplo, ele terá um lucro bruto de R$1,90 por litro. Mas deverá pagar R$0,87 de imposto, então R$1,03 é o quanto um dono de posto ganha por litro nesse exemplo.
No geral, a margem de lucro de um posto de gasolina é de cerca de 20,6%. Isso se referindo ao lucro bruto, sem calcular os custos fixos e variáveis, que quando são adicionados costumam deixar esse lucro entre 5% e 11%.
Vale lembrar que em cada estado existe uma pequena variação no percentual desses impostos. Portanto, é preciso pesquisar a vigência da sua região antes de precificar seu combustível, para não acabar cobrando mais caro e perdendo a preferência ou cobrando mais barato e saindo no prejuízo.
Entenda como a gasolina é precificada
Na hora de precificar a gasolina é preciso colocar muitos dados na ponta do lápis e entender o peso dos gastos e ganhos.
Além dos impostos é preciso se atentar aos custos fixos e variáveis que estão presentes em todos os tipos de estabelecimento.
No posto de gasolina os custos principais são:
- Salário dos frentistas;
- Periculosidade e insalubridade dos frentistas;
- Aluguel do espaço;
- Energia elétrica;
- Seguros contratados
- Marketing da empresa;
- Conta de água.
Apesar de todos esses valores estarem diretamente relacionados com o preço final do seu produto é preciso acompanhar o que o mercado dita, para não ficar para trás e perder a preferência.
Afinal de contas, se o seu concorrente vende o litro de gasolina por R$5 e você cobra R$5,49 o negócio dele vai fluir e o seu ficará estagnado, isso ocorre porque as pessoas olham para o mais barato sempre e ele vai caminhar rumo ao sucesso pela quantidade de pessoas atendidas, não pelo preço.
Vamos imaginar que o seu concorrente vendeu 10 mil litros por R$5 e você vendeu mil por R$5,49, o faturamento dele será de R$50 mil, enquanto você estará com um rendimento de R$5490, ainda que o seu produto te apresente mais lucro, percebe como é preciso ter cuidado?
O seu preço irá ditar quantos litros de gasolina o posto vende e, consequentemente, a lucratividade dele.
Conheça o mercado de combustíveis
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o consumo de combustíveis cresceu em 2,89% em relação ao ano de 2018, totalizando 140 bilhões de combustíveis vendidos.
Apesar da queda de 12,7% que ocorreu em 2020 por conta da pandemia, as projeções para os anos seguintes são bem positivas e devem ser visualizadas a partir do segundo semestre de 2021.
Invista em uma franquia
Montar um negócio próprio é sempre uma boa opção, mas para acompanhar as tendências do mercado e ter uma boa lucratividade com combustíveis é interessante que comece aderindo a uma franquia de posto de gasolina.
O monopólio de algumas empresas como a Shell, Petrobras e Ipiranga impossibilitam a entrada e competição de pequenos empreendedores nesse segmento. Portanto, aposte na autoridade de alguma dessas marcas, veja a que traz um menor investimento e avalie a que apresenta maior possibilidade de retorno para você.
Aumente seu rendimento disponibilizando outros produtos
Já que o salário de dono de posto de gasolina depende de muitos fatores quando ele só vende combustíveis, expanda os seus horizontes e tenha outros serviços e itens para ofertar.
Veja abaixo algumas possibilidades que você pode vender no seu posto:
- Lava-rápido;
- Serviço de mecânico;
- Venda de óleo, para-brisas, peças automotivas, entre outros itens;
- Loja de conveniências.
Afinal, vale a pena abrir um posto de gasolina?
Saber qual o lucro de um posto de gasolina e de que forma ele é calculado pode te trazer dúvidas se de fato esse investimento vale a pena, mas saiba que apesar da margem de lucro baixa e da queda de consumo que o ano de 2020 apresentou, esse nicho comercializa uma necessidade do cotidiano humano, portanto, vale muito a pena investir.
Contudo, para o negócio dar certo é preciso ter visão, organizar as finanças, implementar inovações, oferecer um atendimento diferenciado e disponibilizar produtos com preço e qualidade compatíveis com o mercado.
Estou torcendo pelo sucesso do seu empreendimento.
Abraços!