Hoje eu vou te mostrar como vender palestras para empresas em sete passos fundamentais. Observe abaixo e comece a colocar em prática:
1. Pesquise o mercado de palestras
Para quem vai montar uma empresa de palestra ou vender a sua de forma autônoma, antes você precisa entender como funciona esse mercado.
Comece a seguir grandes palestrantes nas redes sociais, veja como eles se portam e como se comunicam com o seu público, preste atenção aos locais onde eles costumam fazer suas palestras.
Além disso, você precisa consumir o máximo de conteúdo possível sobre isso, como você está fazendo aqui. Procure por canais no Youtube, por sites especializados na área e até por cursos online.
Tudo isso vai te dar base para conhecer exatamente como é esse mundo e o que é preciso fazer para trabalhar com palestras de forma integral.
2. Defina o segmento que vai atuar
Depois de conhecer o mercado, você também deve ter percebido algumas das áreas que pode atuar como palestrante, não é?
Abaixo eu trouxe alguns dos temas que são fortes nesse mercado:
- Investimento;
- Motivacional;
- Empreendedorismo;
- Finanças;
- Inteligência Emocional;
- Gestão empresarial;
- Liderança.
Na hora de definir sobre o que vai falar, é importante não só pensar no que vende, mas no que você gosta, no que você entende, no que você está disposto a se capacitar e aprofundar.
Não tem como ganhar dinheiro com palestras rasas, feitas por uma pessoa que não tem domínio no assunto.
3. Entenda quem é o seu público alvo
Vender palestras para empresas não significa que o seu negócio vai ser voltado para o mundo corporativo. Existem empresas de eventos, empresas de negócios digitais, empresas de comunicações, faculdades e muitas outras que podem se interessar pelo seu conteúdo.
Por isso que é importante definir, a partir do momento que já se sabe o segmento, quem será o seu público alvo.
Faça algumas perguntas:
A dor de quem o meu conteúdo está ajudando a sarar? Quem é atingindo diretamente por isso? Quem estou ajudando? Quem se interessaria por esse tema? Quem tem essa dúvida?
As respostas a elas ajudarão você a entender melhor para quem é a sua fala e isso vai ajudar a identificar os possíveis clientes no momento da sua prospecção.
4. Monte uma palestra
Isso parece óbvio, mas você ficaria espantado com a quantidade de pessoas que se preocupam tanto com a forma de vender a palestra, que se esquecem de fazê-la de fato.
Sem um conteúdo bom dá até para vender uma vez, mas nunca mais o cliente fechará com você – sem falar que ele ainda fará o famoso “boca a boca” negativo, que se espalha que é uma beleza!
Por isso pesquise bastante, crie seu roteiro, se inspire nas palestras de outros e leve o tempo que for necessário para unir conteúdo com interatividade e motivação.
Ela precisa ser incrível, interessante, ativa – são essas palestras que vendem. Ninguém gosta de passar horas ouvindo algo maçante e chato.
Outra coisa: Muitas empresas solicitam uma espécie de resumo da sua palestra, com os pontos importantes e é interessante ter esse documento bem feito com antecedência.
5. Trabalhe a sua imagem
A melhor maneira de atrair pessoas para uma palestra sua é trabalhando a imagem. Isso é fácil de fazer hoje em dia porque o que mais temos são ferramentas: Instagram, Twitter, Facebook, Blog, Youtube.
Se você quer ganhar dinheiro com isso, precisa se mostrar!
Então pare um pouco e planeje de que forma você vai atuar, com que ferramentas vai produzir conteúdo, como será a programação e consistência disso, qual a forma de linguagem… Tudo!
Depois de um plano pronto é começar a colocar em prática! É importante ter determinação e continuar seguindo o plano, mesmo que de início pareça que os números não crescem. O que mais importa não é seguidor, é interação.
Com o passar do tempo, com conteúdo bom e com frequência, você vai aumentando a sua audiência e construindo sua autoridade.
6. Entenda as duas formas de conseguir clientes
Existem duas formas de conseguir clientes para as suas palestras:
De forma ativa
Esse é o meio comum, é quanto você vai atrás do cliente. Isso pode ser feito por meio de contato direto com as empresas que se enquadram no seu público alvo e pode ser através de e-mail, telefone ou até contato pessoal.
Faça uma lista de empresas que possam ter as dores que a sua palestra resolve e monte um planejamento comercial ou um roteiro para vender seu peixe.
De forma passiva
Aqui é quando a empresa vai até você. Isso acontece muito quando se usa bem o trabalho da imagem. Com tanto conteúdo de qualidade e audiência, você acaba se tornando referência no mercado e chama a atenção das pessoas.
Essa é uma maneira que acontece de forma mais demorada, porque precisa de um prazo entre começar a produzir conteúdo e ter relevância, mas é a que mais pode trazer resultados.
7. Seja organizado
Não adianta ter a melhor palestra do mundo, ter um bom trabalho de imagem e não ter organização com os processos.
Dias de produção do seu conteúdo, consistência nas redes sociais, prospecção direta com os clientes, agenda de eventos e outros trabalhos… Tudo isso precisa ser bem estabelecido e cuidado, para que as coisas não virem uma bola de neve.
No início você precisa se virar com tudo, mas aos poucos e com crescimento, acho interessante ter uma pessoa/equipe para cuidar exclusivamente dessas coisas.
Mãos à obra!
Não adianta saber como vender palestras para empresas se você não usar esse conteúdo em prol do seu negócio. Analise a sua situação e comece a se mexer para transformar esse seu sonho em realidade.
Eu espero que o artigo tenha te esclarecido algumas coisas e até te inspirado também.
Seguindo esses passos e tendo muita persistência, trabalhando duro, você pode sim ter muito sucesso e eu estarei torcendo por isso.
Agradeço muito a sua companhia e te desejo muita sorte!