Para montar sua própria croissanteria de sucesso é preciso seguir alguns passos básicos.
Você precisa primeiro conhecer o mercado da sua região e depois fazer um bom planejamento, escolher a melhor localização e investir na estrutura certa, ter um cardápio irresistível, contratar uma boa equipe e divulgar bastante o seu negócio!
Apesar de parecer ser um negócio simples, existem várias etapas importantes que precisam ser seguidas.
Abaixo eu trouxe um guia completo explicando cada um desses passos para que você possa colocar o que aprender em prática e tirar o seu sonho do papel.
8 passos práticos para montar uma croissanteria
Antes de ver os pontos abaixo, lembre-se que tudo precisa ser adaptado de acordo com a sua realidade.
Independente do quanto você tem para investir e de como irá começar, dá para seguir esse guia, modelá-lo para a sua situação e a partir disso abrir a sua croissanteria.
Agora vamos lá:
1. Conheça o mercado local
Esse é o primeiro passo. Por mais que a gente já tenha o costume de comer croissant no dia a dia, a verdade é que o negócio voltado só para esse produto ainda é novidade.
É por isso que você precisa conhecer o seu mercado.
Analise se já existem concorrentes e como eles trabalham. Veja como é o público da região que você trabalha, entenda quais são os pontos positivos que podem ser aproveitados e também os erros que devem ser evitados.
2. Planejamento!
A partir do momento que você sabe como está o seu mercado fica muito mais fácil montar a estratégia certa, aproveitando todas as brechas e oportunidades que existem.
O planejamento é um dos pontos mais importantes de qualquer negócio.
Coloque quais são os seus objetivos em uma folha, ao lado coloque quando tem disponível para investimento e a partir desses dois cenários analise como pode aproveitar o que tem da melhor maneira.
Mesmo que nesse momento você só possa começar pequeno, com um planejamento bem feito dá para seguir um passo a passo que te leve para o sucesso.
3. Localização
A melhor localização para uma croissanteria é onde o seu público está. Na hora que estudou o mercado, quais foram as regiões com maior potencial que percebeu? Onde o seu público alvo costuma ir?
Esse é o lugar ideal.
Dentro disso, procure por estabelecimentos que sejam de fácil acesso, que tenha estacionamento (ou pelo menos perto), que seja seguro e que seja visível de longe.
Caso não seja na rua, você pode apostar em shoppings, galerias e até estações de transporte público (dependendo da sua região).
Lembrando que o local precisa estar dentro do seu orçamento. Começar um negócio pagando mais do que se pode é loucura.
4. Estrutura e equipamentos
A estrutura da sua croissanteria precisará ter pelo menos a seguinte base:
- Área de produção (cozinha);
- Estoque;
- Balcão administrativo | caixa;
- Sanitários;
- Salão.
Dá para fazer essa configuração mesmo com um espaço pequeno. O que importa é que seja bem organizado, arrumado e arrumado com capricho – e nem precisa gastar muito para isso.
Em relação aos equipamentos, não existe nada de muito complexo nas partes administrativa e salão. Você precisará basicamente de mesas, cadeiras, o balcão, computador, impressora e outros materiais de escritório.
É na cozinha que seu investimento será maior.
Veja abaixo alguns dos equipamentos necessários para montar uma croissanteria:
- Liquidificador industrial;
- Masseira ou batedeira industrial;
- Forno;
- Fogão;
- Micro-ondas;
- Freezer e geladeira;
- Estantes e prateleiras;
- Mesa de inox para trabalho;
- Assadeiras, panelas, vasilhas e talheres.
A quantidade e até o tipo de equipamentos pode variar de acordo com a forma que você vai trabalhar, por exemplo: A massa será compra pré-pronta ou será feita no estabelecimento?
Por isso a importância do plano de negócios antes de começar seu investimento.
5. Cardápio
Esse é um dos pontos altos do seu negócio. Quem vai a uma croissanteria não quer só aquele croissant comum que a gente encontra em padaria, quer variedade, sabor, algo delicioso.
Aqui na minha cidade tem uma que é muito famosa por trabalhar com diversos recheios e coberturas, doces e salgadas.
A minha dica é que você monte o seu cardápio de sabores pensando muito nos ingredientes que o público está acostumado e em coisas que podem surpreender.
Eu trouxe abaixo alguns exemplos de sabores de croissant que eu vejo por aqui que talvez possam te ajudar:
- Cinco queijos;
- Presunto e queijo;
- Churrasco;
- Portuguesa;
- Calabresa;
- Frango com catupiry;
- Carne e queijo;
- Ovomaltine;
- Nutella;
- Chocolate com morango;
- Doce de leite.
6. Funcionários
Será preciso ter gente trabalhando na cozinha, de uma a duas pessoas, pelo menos uma atendendo no salão e alguém para cuidar do caixa (que pode ser você).
O mais importante na hora de montar um time é dar a melhor qualidade de vida no trabalho.
Uma equipe satisfeita produz muito mais e atende melhor.
Para que o seu negócio dê certo é fundamental que todos tenham treinamento de atendimento para que seus clientes se sintam em casa toda vez que chegarem.
Tem muita gente que vai a um lugar só por causa disso, então capriche!
7. Divulgação
Você pode montar a melhor estrutura e ter os melhores sabores para oferecer, mas se ninguém souber disso o dinheiro não vai entrar no caixa.
Por isso se esforce e se dedique para a divulgação do seu negócio.
Ela pode ser feita tanto na internet quanto fora.
Faça panfletagem com degustação em áreas próximas da croissanteria, distribua cupons de descontos e deixe a frente da loja sempre chamativa.
Na internet você deve manter um perfil atualizado no Instagram com fotos bonitas dos produtos, dos clientes, das ações e promoções.
Também acho importante fazer parceria com aplicativos de entrega, como o iFood e o Rappi.
Investir nessas pequenas atitudes pode mudar completamente a forma como o seu restaurante é visto e fazer com que ele esteja sempre lotado.
8. Investimento
Além de muito esforço e trabalho, para montar a sua croissanteria será preciso investir financeiramente.
O valor vai variar de acordo com o projeto e as condições de cada um, por isso é tão importante fazer um planejamento logo no início.
Dá para estimar que um negócio de estrutura pequena pode ser montado com aproximadamente R$20 mil, enquanto que algo de médio ou grande porte necessite de mais de R$100 mil.
Não se esqueça de formalizar o negócio!
Apesar de não estar na lista das oito dicas, esse é um procedimento padrão e indispensável para abrir o seu empreendimento.
Não dá para ter sucesso com um negócio informal. Por isso procure por um escritório de contabilidade e veja tudo que é preciso para registrar a sua empresa, conseguir a licença da Vigilância Sanitária e dos Bombeiros.
Apesar de ser mais um investimento, esse é a base para o seu crescimento. Não pule essa etapa!
Comece a trabalhar
Agora que já sabe como montar uma croissanteria, eu espero que comece a se mexer para tirar esse plano do papel e transformá-lo em realidade.
Com dedicação, planejamento, atitude e persistência você pode sim conseguir abrir o seu negócio.
Desejo sucesso e muita sorte para você!