O primeiro passo para arrasar nas promoções criativas para lojas de roupas, é saber que as ações não são meros ingredientes para uma fórmula mágica. Pelo contrário, é essencial conhecer os clientes, considerar a oferta e as dores dos clientes.
Embora pareça básico e direto, saiba que deve haver um planejamento bem pensado que ampare os resultados. Não prometo dar os ingredientes perfeitos, pois eles não existem, mas garanto ótimas dicas de ofertas diferenciadas em vestuário!
Promoções criativas para loja de roupas: 5 ideias infalíveis para se destacar
Toda forma de promoção se torna um convite para atrair clientes para loja de roupas, isso é fato. Porém, quando falamos em aliar criatividade e promoção, é preciso abandonar a ideia de apenas baixar os preços.
Claro, as ações promocionais de redução de valor atraem clientes, mas não geram tanto valor no longo prazo. Por outro lado, uma estratégia diferenciada é a chave para conquistar a preferência de consumo para além da venda.
1. Brinde com quantidade limitada gera urgência de compra
Na esteira de estratégias promocionais para lojas, a primeira coisa que todo mundo faz é sortear algo. Só que o sorteio nem sempre funciona bem, exceto quando a lojista conhece a preferência das clientes.
Veja, faz sentido para a cliente gastar “X” para ganhar um cupom onde ela tem uma chance pequena de ganhar? Talvez sim, talvez não, mas será que um brinde garantido não é mais promissor do ponto de vista do consumidor?
Então, a primeira grande ideia é lançar a seguinte campanha:
- Serão distribuídos 40 brindes exclusivos para clientes recorrentes.
- Apenas as 40 primeiras pessoas que comprarem ganham.
- Existe um valor mínimo para atingir a meta e ganhar o brinde.
- A promoção vai até o dia “X” ou até acabar os brindes.
Existem dois pontos cruciais para dar certo. O primeiro é fazer uma campanha honesta, ao estipular metas alcançáveis. Depois, exponha os brindes publicamente, do contrário, pode parecer que você quer enganar com gatilho de urgência.
BÔNUS: o brinde precisa gerar valor ao cliente, logo, há a necessidade de conhecer sua preferência em geral!
2. Desconto é bom, mas só na época certa!
É impossível fugir dos descontos, pois são o carro-chefe que fazem girar o estoque e captar novos clientes. Contudo, existe uma armadilha perigosa e que a maioria cai com facilidade, que é o vício em dar desconto.
Aqui perto de casa tem uma loja que infelizmente fechou. Um dos motivos é que a empreendedora vivia à base de descontos. Ela tinha um cronograma semanal e outro mensal para divulgar produtos em promoção.
Acontece que isso cria um senso de “produto barato”, mesmo que as roupas tenham valor elevado. Outro ponto negativo, é que os clientes percebem certa descaracterização da marca, sem contar o prejuízo no bolso.
Cenários ideais para dar desconto com moderação e assertividade
- Troca de coleções, onde você coloca a coleção antiga em promoção, mas apenas peças selecionadas.
- Datas comemorativas e épocas sazonais.
- Lançamentos exclusivos ou para reduzir estoque.
3. Promoção com finalidade beneficente
Toda cidade tem uma instituição ou ONG que lidera uma causa nobre e que depende de doações. Nesse momento, você pode sugerir uma parceria de doação que, na prática, funciona como uma promoção em sua loja de roupas.
Você não precisa necessariamente converter 100% do valor em doação, mas uma porcentagem que ajude a instituição de caridade. Diferentemente da promoção comum, aqui você encontra mais resultados no universo digital.
Portanto, crie a ponte entre cliente e promoção, mas lembre-se de deixar claro o motivo e a intenção por trás da ação.
BÔNUS: uma outra forma de estimular vendas e ampliar as doações, é oferecer um cupom de desconto especial para quem participar. Inclusive, exponha online ou em um quadro, como anda a campanha e o valor arrecadado até então, isso cria legitimidade e agrega valor à marca!
4. Combine sorteios com caça aos vouchers
De todas as promoções criativas para lojas de roupas até aqui, essa é uma das maiores tendências no exterior. Primeiro, faça uma divulgação antecipada de um grande sorteio, especialmente na troca de estação.
O objeto do sorteio pode ser relacionado ou não ao seu vestuário, mas ele precisa necessariamente fazer sentido ao cliente. Quanto às regras de participação, coloque metas fáceis de alcançar, como um compartilhamento nas redes sociais ou compras recorrentes.
Enquanto você se organiza para o dia do sorteio, que pode envolver um coquetel, espalhe vários vouchers de descontos. Mas o pulo do gato é colocar os vouchers em lugares estratégicos, como araras em promoção ou na parte dos acessórios.
O mais importante é direcionar o cliente conforme sua estratégia de vendas. Olha só, anuncie a caça ao voucher pelo menos 2 dias antes do sorteio. Essa ação combinada tem potencial para enlouquecer os clientes.
5. Direcione promoções para clientes antigos
Provavelmente você já escutou que é mais econômico manter os clientes atuais, do que investir na captação de novos, certo? Para uma loja de roupas isso é ainda mais verdadeiro e deve ser aproveitado ao máximo.
Costumo dizer que a recorrência nas vendas é o que mantém as portas abertas, com toda honestidade. Sendo assim, utilize o WhatsApp para atingir diretamente o cliente, quando muito, use o e-mail marketing também.
“Ah, mas eu não conheço boas frases para vender roupas femininas”, mas isso que é o genial da história, você não precisa de muito. Dá uma olhada no tom da comunicação pelo WhatsApp:
- Somente para você que já é nosso cliente, vem aproveitar 25% de desconto em compras a prazo e saia de look novo.
- Um “cuponzinho” de 30% de boas-vindas é suficiente para você voltar para a gente?
- Sabia que não nos esquecemos de você? Então, corre aproveitar seu novo voucher surpresa, válido até o próximo fim de semana.
Olha só que grande oportunidade para reaquecer suas vendas com clientes que o marketing chama de “base fria”. Fique com um vídeo que pode ajudar você a expandir a mente:
As promoções criativas para lojas de roupas só fazem sentido se forem planejadas
Agora você não tem desculpas, pois entreguei 5 estratégias inovadoras para impulsionar vendas de moda em sua loja. Naturalmente, tudo que eu mostrei aqui precisa ser reformulado para o contexto do seu negócio.
Afinal, cada loja tem DNA próprio, ou seja, uma promoção nunca deve ser igual para todos. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, utilize-as a seu favor e até a próxima!