Montar uma criação de aves ornamentais é uma ótima opção de negócio para quem está à procura de um empreendimento para investir. As aves ornamentais são muito comercializadas a fim de se tornarem animais de estimação.
A boa notícia, que talvez você não saiba, é que dá para ganhar dinheiro de outras formas com esse tipo de criação. Tanto os seus ovos, como suas penas e alguns órgãos podem ser comercializados e tem uma grande procura no mercado.
Por isso com a criação de um único animal você tem a possibilidade de trabalhar com mercados diferentes e lucrar em todos eles. Se você tem uma área com espaço suficiente para começar a criação de aves ornamentais com tranquilidade, esse já é um excelente começo. É uma das formas sobre como ganhar dinheiro com sítio, por exemplo.
Vamos te falar quais são as melhores aves ornamentais para se fazer criação, falaremos sobre toda a estrutura que você precisa montar e muitos outros detalhes que irão te ajudar com o início do negócio.
Mercado para criação de aves ornamentais
Com a correria na vida urbana, muitas pessoas estão optando por uma vida mais tranquila, em chácaras, no campo. Essas pessoas adoram comprar aves ornamentais para cuidarem e criarem.
É uma atividade que proporciona muito prazer e bem estar e se você conseguir focar sua criação para esse público crescente, você terá excelentes resultados. No Brasil o que acontece é que o mercado de aves ornamentais movimenta cerca de R$2 bilhões por ano de forma ilegal.
É um mercado muito forte e que e dará mais oportunidade dentro da legalidade. Além da venda direta das aves, você pode trabalhar comercializando outros produtos para mercados diferentes que tem grande demanda deles, como os ovos para alimento, as plumas e penas para artesanato e até suas vísceras para fazer conserva.
Esse é um mercado que é muito forte, mas que precisa de empreendedores legalizados. Dessa forma conseguirão maior incentivo e alcançar mais pessoas com isso.
Leia também: Como montar uma loja de peixes ornamentais
Localização ideal
A escolha do local correto é fundamental para que você tenha bons resultados com a sua criação de aves ornamentais. A primeira coisa que você precisa analisar tem a ver com o barulho.
O local precisa estar livre desse problema, porque barulho pode prejudicar alguns procedimentos necessários para a criação. O ideal é que seja um sítio ou uma chácara que não esteja muito distante dos centros urbanos.
Também é preciso ter área suficiente para acomodar os animais sem aperto. Na hora de decidir o lugar também é bom pensar sobre a questão da fácil localização. Não deve ser difícil encontrar o local, isso serve tanto para fornecedores quanto para compradores.
Uma dica que eu acho boa para você é que o local tenha bastante verde e que não tenha muitas inclinações no solo. Quanto mais reto for ele, mais fácil para estruturar e organizar.
Montando a estrutura
Como você está lidando com a criação de aves ornamentais, no momento que precisar montar a estrutura do local precisará de orientação e apoio do IBAMA. Só eles sabem exatamente o que pode ser feito ou não.
Você vai precisar seguir todas as orientações, caso contrário pode ser multado. Existem exigências específicas para cada parte da sua criação. O que a gente pode te adiantar é que você vai precisar criar alguns galpões que serão adaptados e servirão para cada espécie diferente – um galpão para cada espécie.
Também vai ser preciso ter uma estrutura específica para o acasalamento, outra para a incubação dos ovos e uma outra para tratamento dos filhotes. Isso significa que você de fato vai precisar de um espaço grande e que seja projetado de forma correta e calculada.
Para começar a criar aves ornamentais você vai precisar separar um dinheiro somente para a instalação das estruturas que serão necessárias. Talvez seja necessário solicitar a ajuda de um arquiteto para fazer um projeto.
Aquisição de equipamentos
Para começar uma criação de aves ornamentais você vai precisar adquirir equipamentos específicos que são essenciais para te dar resultados positivos. Antes de fazer a compra, no entanto, você vai precisar fazer pesquisas observando outras criações para conseguir reconhecer as melhores marcas, modelos e até questões de capacidade.
Leve o tempo que precisar para escolher os melhores equipamentos, não se deixe levar somente pelo mais barato. Os equipamentos precisam desempenhar bem a função pela qual foram comprados.
Entre os equipamentos que não podem faltar na sua criação de aves ornamentais, estão:
- Gaiolas e viveiros
- Bebedouros
- Incubadoras e estufas
- Alimentadores
- Equipamentos de apoio
Não se esqueça que a parte administrativa e para outras funções do seu negócio também vão precisar ser equipadas. Para elas você vai precisar comprar mesas, cadeiras, computadores, telefones, impressoras, estantes, arquivos e muitos outros.
Que tipo de profissional contratar
Se existe um profissional que não pode faltar de maneira alguma no seu empreendimento é o veterinário. As aves ornamentais vão precisar de acompanhamento próximo desde muito novas e durante toda a sua vida.
Além dele você vai precisar de outros funcionários que cuidarão do trato diário dos animais. Por isso é muito importante contratar pessoas que já tenham experiência com o contato com animais desse tipo.
Você precisa avaliar não só o perfil profissional, como o pessoal também. Precisará de pessoas amigáveis e que estejam dispostas a trabalhar pesado. Além desses que já mencionamos, você vai precisar de alguém para auxiliar na administração do lugar e uma equipe capacitada de vendas – que deverá ser treinada por você.
Espécies de aves ornamentais
Para começar a criação você precisa saber quais são as aves ornamentais que mais dão resultado para esse mercado. Veja abaixo as principais espécies de aves ornamentais para criação:
- Pássaros (são mais de 35 espécies diferentes)
- Galinhas
- Galinhas Bantan
- Faisão
- Aves aquáticas (tem cerca de 97 espécies)
- Periquitos
- Pavão
Na hora de escolher as matrizes você precisa tomar muito cuidado. Quanto melhor for a ave a probabilidade da sua cria ser boa também é alta. Por isso analise as questões físicas e internas, peça um histórico da sua saúde, leve um veterinário para fazer a avaliação.
Procure comprar as aves em viveiros que tenham histórico positivo no mercado e que sejam de confiança.
Quanto é preciso investir para começar uma criação de aves ornamentais?
Analisando tudo que será preciso para que você tenha a sua estrutura pronta, a estimativa dada pelo SEBRAE é que você vai precisar de cerca de R$43.000. Nesse valor está incluso o que você vai gastar para comprar os equipamentos, os casais de matrizes, material de escritório e para fazer reforma e montar a estrutura necessária para o local.
2 comentários
Van Heick
ótimo material! Parabéns
Belmiro Samutela
Achei muito legal. Realmente a matéria é interessante.