A produção de mel no Brasil cresce a cada ano, e com isso os produtos derivados do mel de abelha ganham mais espaço e visibilidade comercial, com xaropes, geleias, doces, bebidas e até molhos culinários, você conhecia essa versatilidade?
A apicultura é uma das atividades mais lucrativas hoje, pois não exige altos investimentos e o retorno se torna escalável com um bom manejo produtivo. Veja a seguir quais são os subprodutos do mel e como você pode aproveitar cada um deles!
Índice de conteúdo
- Os 7 mais famosos produtos derivados do mel de abelha
- Explorar os produtos derivados do mel de abelha é saudável e delicioso
Os 7 mais famosos produtos derivados do mel de abelha
Muita gente confunde o subproduto do mel de abelha com os produtos apícolas. Acontece que os produtos apícolas envolvem tudo que se extrai da colmeia, criando assim produtos como própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.
Já os derivados do mel consistem em produtos feitos a partir do mel, já que o própolis, por exemplo, é feito de uma mistura resinosa produzida pela abelha. É importante destacar isso para você ter uma visão geral assertiva da apicultura.
1. Xarope de mel
Embora poucas pessoas conheçam o xarope de mel de abelha, ele é um dos subprodutos mais versáteis. Ele é obtido a partir da dissolução do mel em água e adição de ácido cítrico, componente que evita sua cristalização.
O xarope de mel é um líquido denso com alto dulçor, o que o torna um excelente adoçante natural. Assim, ele é ideal para adoçar receitas, bebidas e até sobremesas. Sua aplicação também se estende à indústria farmacêutica, por conta de:
- Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
- Utilizado em chás e receitas de remédios caseiros.
- Ajuda a aliviar os sintomas da tosse e dor de garganta.
- Se assemelha muito ao própolis nesse aspecto.
2. Geleia de mel
Se você ainda não provou uma boa geleia de mel, sinto dizer que você está deixando de aproveitar o que o mel tem de melhor. O sabor da geleia é bem suave, delicado e muito agradável, apesar de ter o mel como matéria-prima principal.
Por conta disso, é um produto amplamente utilizado na confeitaria, na preparação de bolos e doces e nas sobremesas. Além de transformar o sabor das receitas, a geleia de mel é super saudável e traz vários benefícios ao corpo:
- Intensifica as defesas do corpo.
- Estimula a saúde da pele e dos cabelos.
- Dá um Up na memória e na concentração.
- Ajudar a reduzir o colesterol.
- Santo remédio no tratamento da infertilidade.
- Beneficia o fígado na redução de gordura.
3. Pão de mel
Quem diria que um dos melhores e mais tradicionais doces é feito a partir do mel de abelha, né? Se você pensou no pão de mel, então você sabe aproveitar a riqueza da natureza. Claro, você encontra produtos “mequetrefes” no mercado.
Porém, o verdadeiro pão de mel é feito a partir do mais puro mel, o que confere um sabor naturalmente incrível e um aroma que faz a boca salivar de imediato. E se você acha que o mel entra aqui apenas para adoçar, você se engana.
Afinal, o mel é responsável por deixar essa iguaria úmida, suculenta e, se consumida de vez em quando, benéfica à saúde. Olha que deixa perfeita para investir na venda de pão de mel, concorda?
4. Molhos feitos à base de mel
Aposto que você já consumiu molho à base de mel e nem sabia, quer ver como? Por acaso você já usou algum molho barbecue que deixou um leve dulçor nas preparações? Pois então, o produto provavelmente tinha mel na composição.
Acontece que o mel representa a base perfeita para a produção de molhos, pois traz consistência e equilíbrio de sabores. Nesse sentido, a versão mais comum é o molho de mostarda e mel, mas dá para ir além, principalmente em receitas caseiras:
- Molho de mostarda escura com mel orgânico.
- Molho barbecue com toque de mel selvagem.
- Versão de molho de laranja com mel.
- Molho de limão com mel ideal para saladas.
5. Balas e guloseimas de mel
Quem é um pouco mais experiente, para não dizer velho, conhece bem as propriedades e a maravilha da bala de mel. Presente nas principais farmácias de antigamente, esse subproduto é maravilhoso para adoçar a vida e tratar enfermidades.
Algumas empresas até tentaram diversificar o produto usando goma de mascar e frutas desidratadas. Mas o que as pessoas procuram mesmo é a bala de mel puro, que conta com propriedades que minimizam irritações na garganta e fornecem energia.
Ainda na culinária, hoje você encontra uma infinidade de guloseimas à base de mel, como:
- Torrone feito com mel.
- Bolachas e biscoitos artesanais com mel.
- Caramelo de mel.
- Doce de leite com mel.
6. Hidromel
O hidromel é uma bebida alcoólica fermentada a partir do mel puro de abelhas, mas não apenas isso, o hidromel é considerado uma das bebidas alcoólicas mais antigas que a humanidade conhece.
O famoso “vinho de mel” é a bebida característica de povos como os vikings, romanos, gregos, celtas, saxões e os babilônios.
Até onde a história nos leva fica a critério da sua imaginação, mas fato é que o hidromel é um dos produtos derivados do mel de abelha que mais ganhou popularidade nos últimos anos.
7. Aguardente de mel
E para fechar com chave de ouro, é hora de falarmos da aguardente feita com mel. A bebida base é a aguardente tradicional de cana-de-açúcar, mas que recebe a adição milimétrica de uma boa dose de mel.
O mel quebra a potência do álcool, suaviza a bebida e conquista o paladar de quem prova. Vale ressaltar que existem diversas cachaças de mel, como versões com limão, canela e cravo.
Não é muito difícil imaginar a cachaça de mel quando você descobre que existe até aguardente de caju, né?
Explorar os produtos derivados do mel de abelha é saudável e delicioso
Depois de conferir uma lista bacana como essa, fica fácil compreender como a apicultura brasileira se tornou grandiosa nos últimos anos. Somente em 2023, o país produziu 64,2 milhões de quilos de mel.
E mais, caso você esteja pensando em investir no segmento, a licença para ser apicultor é simples de adquirir. Já compartilhe o conteúdo com aquela pessoa que sabe pouco sobre os produtos derivados do mel de abelha, até mais!