Quem aprecia um delicioso suco de laranja ou usa a polpa como ingrediente funcional em receitas de bolo, pode não entender que a laranja desempenha um papel crítico na agroindústria nacional, gerando produtos derivados da laranja indispensáveis.
Além de movimentar massivamente a economia, a produção de laranja no país é uma das maiores geradoras de emprego direto e indireto nas áreas rurais. Então, se você precisa saber o que pode ser feito a partir da laranja, está no lugar certo, confira!
Índice de conteúdo
- Explores os 7 produtos derivados da laranja mais importantes no Brasil
- Os produtos derivados da laranja movimentam a agroindústria nacional
Explores os 7 produtos derivados da laranja mais importantes no Brasil
Poucas pessoas sabem disso, mas o Brasil é o maior produtor e exportador de laranjas do mundo. Hoje a produção nacional é responsável por mais de 35% da produção global.
Nesse contexto, os subprodutos da laranja pesam diretamente na balança financeira e econômica do país. Como curiosidade, o estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do país, mas a fruta se estende por todas as regiões.
1. Suco de laranja
O mais abundante dentre seus subprodutos é o suco de laranja, e a indústria brasileira sabe aproveitar bem isso. No quadro global, o Brasil é responsável por produzir mais de 70% do suco de laranja consumido no mundo.
As empresas obtêm o suco através da extração direta do líquido presente na fruta. Em seguida, o líquido passa por rigoroso controle de qualidade e filtragem, chegando à versão mais pura que você consome a partir de milhares de marcas.
Além de ser muito refrescante e saudável, o suco de laranja pode ser utilizado na confeitaria e até na culinária. Por exemplo, o famoso bolo de laranja, ou a marinada perfeita para dar um toque cítrico à carne de porco e às aves.
2. Óleo essencial de laranja
Da casca da laranja, a indústria extrai óleo essencial de alto valor comercial devido às propriedades antioxidantes e aroma intenso. Sua aplicação é extensa e compreende os segmentos de cosméticos, perfumes e produtos de limpeza.
Inclusive, o óleo essencial é muito utilizado na aromaterapia porque promove relaxamento, bem-estar e sensação de frescor. Algo curioso é que há um subproduto do óleo essencial, que é a substância D-Limoneno, extraída da destilação do óleo essencial.
3. Vinagre de laranja
O vinagre de laranja ainda é pouco explorado pelo consumidor brasileiro, mas aos poucos sua fama conquista novos paladares. Produzido a partir da fermentação do suco de laranja, esse vinagre tem um alto teor de acidez e sabor bem marcante.
Dessa maneira, é ideal para compor receitas que pedem ingrediente ácido, mas também como tempero de saladas. Na minha opinião, a maneira mais interessante para aproveitar suas vantagens é como ingrediente na marinada de carnes, fica sensacional.
4. Polpa de laranja
Depois que a indústria faz a extração do suco da laranja, o que sobra é um composto fibroso e massudo. Até pouco tempo, o resíduo era considerado descarte, mas como a indústria investe no aproveitamento da fruta, a polpa virou um subproduto.
Vale dizer que é um subproduto ideal para incrementar produtos alimentícios, trazer saciedade no consumo de iogurte e sucos e tornar a panificação saudável. Afinal, a polpa estimula a digestão e agrega textura, logo, um ingrediente funcional.
5. Casca de laranja
Já ouviu falar que da laranja não se perde nada? Pois então, até a casca da laranja ganhou um papel imprescindível na industrialização de óleo, componente indispensável na produção de produtos como preparados de suco.
Isso porque o óleo extraído da casca tem propriedades que melhoram a estabilização das receitas, além do sabor. Por outro lado, quem também se beneficia da casca da laranja é a indústria de produtos de limpeza, que usa o aroma do óleo.
6. Licor e vinho de laranja
Sabor adocicado, levemente alcoólico e de uma versatilidade absurda, a fruta nos concede a oportunidade de apreciar bons licores de laranja. A bebida é produzida a partir da infusão da sua casca e funciona como base para diversos produtos.
Por exemplo, os bares sofisticadores e os bartenders profissionais utilizam o licor de laranja em diferentes drinks e coquetéis.
Em contrapartida, o vinho de laranja é mais sofisticado e deriva da fermentação do suco. Seu teor alcoólico geralmente fica entre 8% e 14%, seu sabor é bastante frutado e cítrico. Se você ainda não provou, não sabe o que está perdendo.
7. Farelo de laranja
Se a indústria processadora de laranja não tiver finalidade para a polpa da fruta que sobra do processo de extração, ela ainda pode fazer o farelo de laranja. Isso mesmo, o farelo é um subproduto igualmente fibroso obtido da secagem da polpa.
Vale apontar que a indústria de alimentos animal é grande dependente do farelo de laranja por conta do alto valor nutricional, criando produtos para:
- Alimentação de bovinos, suínos, caprinos e ovinos.
- Ração para aves poedeiras que melhoram a qualidade dos ovos.
- Ração para animais específicos como gatos, coelhos, cães e cavalos.
Os produtos derivados da laranja movimentam a agroindústria nacional
Para concluir, queria compartilhar com você que a laranja está entre as frutas que mais dão lucro atualmente. Vai que você está pensando em produzir e comercializar para indústrias de processamento, não é verdade?
Independentemente disso, fica aqui registrado todos os principais produtos derivados da laranja que você precisa conhecer. Compartilhe as informações e curiosidades e até mais!