Não é de se admirar que existam tantos produtos derivados da banana no país, já que o Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo. Nessa lista entram os doces, a farinha de banana, banana-passa e até versões de bebidas alcoólicas.
Este conteúdo é uma forma de apresentar e valorizar toda a versatilidade dessa fruta que está presente no dia a dia de muita gente. Entenda como o processamento da banana é uma atividade crítica na indústria brasileira!
Índice de conteúdo
- Aproveite os 7 mais interessantes produtos derivados da banana
- A relação dos produtos derivados da banana e a fruta mais consumida no país
Aproveite os 7 mais interessantes produtos derivados da banana
A plantação de banana está entre as culturas mais lucrativas hoje, principalmente pela alta na demanda e valorização da fruta. Nos últimos meses a banana sofreu aumento de 17,4%, segundo o IPCA.
Outro dado que mostra como é promissor cultivar banana, em 2023 o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas. Fica aqui a dica para você que não sabe o que plantar para ganhar dinheiro. Sem mais delongas, conheça os subprodutos da banana.
1. Doces de banana
Quando a banana está madura na medida, fruta nenhuma se iguala em dulçor e sabor, é simplesmente uma fruta maravilhosa. Por esse motivo, os seus principais subprodutos são os doces industrializados.
Se você nunca teve o prazer de comer uma bananinha artesanal, sugiro colocar na lista da próxima compra. Além da bananinha, a indústria produz inúmeras versões de doces, dos mais tradicionais às tendências diferenciadas:
- Bananinha industrializada produzida com purê de banana.
- Balas de banana com coberturas e recheios.
- Tortas e bolos de banana para acompanhar lanches rápidos.
- Caramelos de banana em diferentes tamanhos e combinações.
- Sorvete de banana é uma tendência na gelateria.
- Cookies e muffins combinados com outras frutas.
2. Banana-passa
O segundo subproduto é a banana-passa, onde as indústrias de processamento desidratam a fruta em ambientes controlados. Como resultado, a banana-passa fica com uma consistência mais sequinha e com alta durabilidade.
Outra vantagem de desidratar a fruta, é que o processo preserva a maior parte dos nutrientes, como o potássio.
E como você bem sabe, o potássio é ótimo para a musculatura e ajuda a prevenir cãibras. Você encontra a banana-passa nos melhores empórios de produtos naturais.
3. Farinha de banana
Pessoas com dieta restritiva ao glúten, procuram diariamente por alternativas que substituam a farinha de trigo. Algumas pessoas optam pela farinha de coco, outras preferem a farinha de amendoim, mas nenhuma se iguala à farinha de banana.
Isso porque as indústrias desidratam e moem a banana ainda verde, ou seja, o processo preserva 100% dos nutrientes que ajudam:
- Estimular a perda de peso.
- Melhorar o funcionamento do intestino.
- Maior controle da diabetes.
- Reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol.
- Manutenção da pressão sanguínea.
- Ganho de desempenho físico.
4. Chips de banana
Para quem não conhecia a banana-passa, o chips de banana pode parecer ainda mais inusitado. Mas garanto a você que não há produto mais vantajoso para a alimentação diária e para a saúde.
A produção do chips envolve laminar a banana em fatias finas e depois assá-las, há quem frite, mas isso reduz o fator de saudabilidade. Por conseguinte, o subproduto é ideal para acompanhar pratos e refeições e compor misturas saudáveis com iogurte.
Tamanho é o seu potencial de venda, que muitas pessoas vendem chips de banana e conquistam uma boa renda extra.
5. Compota de banana
Muitos conhecem a compota de banana como doce de banana, mas há diferenças. A composta é resultado do cozimento lento das bananas com açúcar, às vezes utiliza-se também especiarias.
Dificilmente você encontra a compota sendo vendida nos supermercados por ser um produto mais artesanal e caseiro. Sendo assim, vou quebrar o protocolo e compartilhar com você uma receita inacreditável de compota de banana, anote aí:
Ingredientes
- 6 banana maduras em rodelas
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- ¼ xícara (chá) de suco de laranja fresco
- ½ xícara (chá) de água
- 1 pau de canela
- Cravo-da-Índia a gosto
- ½ colher (chá) de noz-moscada ralada
- ½ colher (chá) de gengibre em pó
- Raspas de 1 laranja
O preparo é muito simples, basta cozinhar tudo em fogo médio/baixo até que as bananas fiquem macias e o caldo ganhe consistência. Para finalizar, acrescente a raspa de laranja, reserve para esfriar e bom apetite!
6. Suco e néctar de banana
O suco e o néctar são dois subprodutos menos conhecidos, convenhamos, não é comum ver alguém tomando suco de banana. Porém, são produtos regionais e algumas indústrias produzem o suco e o néctar em caixinhas e latas.
A diferença entre essas duas bebidas está na concentração de suco, onde o néctar recebe uma quantidade mais elevada. Eu particularmente adoro suco de banana e costumo fazer com abacaxi, fica sensacional porque o abacaxi traz acidez.
7. Licor e cachaça de banana
Diferentemente de outras frutas, como o caju que é fermentado e rende uma cachaça mais natural, a aguardente de banana é feita com frutas maduras, água, açúcar e alguma versão de álcool, geralmente cachaça de cana-de-açúcar.
A indústria de processamento prepara um tipo de infusão e reserva esses ingredientes entre 10 e 15 dias. Dessa forma, a bebida resultante tem um alto teor de álcool, mas um sabor levemente adocicado da fruta.
Isso também vale para o licor, a diferença é que a receita leva menos álcool em sua composição.
A relação dos produtos derivados da banana e a fruta mais consumida no país
O cultivo de banana é tão grande no Brasil, que a quantidade colhida é suficiente para abastecer a indústria processadora e suprir a demanda de consumo, afinal, a banana é a fruta mais consumida no país.
Talvez você buscasse apenas saber mais sobre os produtos derivados da banana, ou quem sabe sua ideia fosse montar uma barraca na feira. Não importa o objetivo, pois adquirir conhecimento nunca é perdido, até a próxima!