Todo mundo tem um sabonete favorito na hora do banho, e o mercado brasileiro é um dos mais diversos neste segmento, dentre as marcas de sabonetes brasileiras mais vendidas, estão Protex, Dove, Palmolive e Rexona.
Apenas em 2022, o consumo de sabonetes em barra no país gerou mais de R$1,6 bilhão de reais em vendas, englobando várias marcas que visam oferecer as melhores propriedades ao banho do brasileiro. Confira!
Índice de conteúdo
- Saiba quais são as 7 marcas de sabonetes brasileiras mais vendidas
- Marcas de sabonetes brasileiras que mostram a qualidade do produto nacional
Saiba quais são as 7 marcas de sabonetes brasileiras mais vendidas
Você sabia que o Brasil é o país que mais toma banho no mundo? A média nacional é de aproximadamente 14 banhos por semana. Já a média global não supera 5 banhos semanais, principalmente em países frios.
Obviamente, não considerarei os sabonetes artesanais porque apenas uma pequena parcela das pessoas têm acesso ao produto hoje. Nesse contexto, falarei sobre as marcas de sabonetes em barra e as versões de sabonete líquido.
1. Protex
A Protex é uma marca da multinacional americana Colgate-Palmolive, grupo que nasceu em 1806, em Nova York (EUA). A Protex surgiu nos Estados Unidos na década de 80, como a melhor alternativa em sabonete antibacteriano.
No mercado brasileiro, a linha de produtos Protex chegou em 2012, mas hoje se tornou o sabonete antibacteriano mais vendido no país.
Além da Protex, a Colgate-Palmolive também é dona de marcas como: Colgate, Palmolive, Hill’s, Sorriso, Ajax, Elmex e Pinho Sol.
Portfólio de sabonetes Protex
- 18 sabonetes em barra (família, mulher, homem, bebê e profissional).
- 15 sabonetes líquidos para diferentes finalidades.
2. Dove
Hoje como um produto Unilever, a Dove é uma das marcas de sabonetes mais vendidas no Brasil. Embora tenha sido criada para o mercado americano, a Dove está no Brasil desde 1992, ou seja, são 33 anos atendendo às preferências do brasileiro.
Diferente de seus concorrentes, a Dove atende um amplo leque de categorias em perfumaria e produtos de cuidado com a pele.
A Dove se especializou em limpeza corporal, cabelo, desodorante, cuidado masculino, baby e skincare. Com isso, você encontra 9 rótulos de sabonete em barra e 7 rótulos de sabonete líquido, todos com formulação profissional.
3. Palmolive
A Palmolive “chegou chegando no Brasil” ainda na década de 20, quando inaugurou sua primeira fábrica em São Paulo. Como já mencionei, a Palmolive é uma marca do grupo Colgate-Palmolive, mas segue uma linha mais popular de produtos.
Não à toa, o grupo atende mais de 200 países, mas ainda assim o Brasil representa um dos seus principais mercados. Dito isso, a essência dos produtos Palmolive se concentra na produção de sabonetes em barra, líquido, shampoo e condicionador:
- Portfólio com 14 rótulos de sabonetes em barra, inclusive com a linha Nutri-Milk e Kids.
- São 4 versões de sabonete líquido para hidratação intensa.
- Você encontra 16 shampoos para todas as necessidades.
- São 14 tipos de condicionadores.
4. Rexona
Já a Rexona é uma tradicional marca brasileira consagrada pelos seus famosos desodorantes que, inclusive, lhe renderam a liderança no segmento. Querendo mais, a marca entrou com tudo no segmento de sabonete, e deu certo.
Hoje a Rexona possui uma linha completa com diversos sabonetes que ganharam a preferência dos brasileiros. Vale destacar que a Rexona foi uma das pioneiras em segmentar seus sabonetes entre os públicos feminino e masculino.
Como curiosidade, a Rexona é uma marca da Unilever e foi criada em 1967 pela multinacional britânica. Desde então, a marca disputa as primeiras posições na preferência nacional.
5. Lux
Outra representante das marcas de sabonetes brasileiras é a Lux, que foi concebida nos Estados Unidos em 1924. A responsável por lançar a marca foi a Unilever, que a trouxe ao Brasil por volta de 1930.
De todos os sabonetes até aqui, a Lux é uma das poucas que realmente conseguiu valorizar a biodiversidade brasileira.
Para isso, a marca lançou a Lux Botanicals, que utiliza aromas e propriedades naturais que só o Brasil oferece. Nesse sentido, a Lux trabalha com produtos em 4 verticais:
- Sabonete glicerinado
- Sabonete líquido corporal
- Sabonete líquido para mãos
- Essências do Brasil
6. Nivea
Na sexta posição das marcas mais consumidas está a Nivea, marca pertencente ao grupo alemão Beiersdorf. Se você consome os produtos Nivea, saiba que a marca atende o mercado nacional desde 1975.
Então, são cinco décadas no aprimoramento de produtos para atender as necessidades únicas do brasileiro. A Nivea fincou seu pé no Brasil em definitivo em 2003, quando instalou uma moderna fábrica própria no interior de São Paulo.
Antes focada no público feminino, a Nivea passou a desenvolver linhas de produtos exclusivas para o homem moderno. Com isso, hoje a empresa oferece sabonetes em barra exclusivos ao consumidor masculino.
7. Granado
E como não poderia faltar, aqui está a Granado, uma empresa 100% brasileira especializada em medicamentos, cosméticos e perfumaria. Pouca gente sabe, mas a Granado nasceu em 1870, pelas mãos do português José Antônio Coxito Granado.
Através da experiência obtida ao longo de 150 anos, a Granado desenvolveu diversas linhas de produtos:
- Sabonete: barra, líquido, facial, antisséptico, glicerina e refil.
- Casa: aromatizador de ambiente e velas.
- Corpo e banho: cabelo, esfoliação, hidratação, mãos e unhas, pés e pernas e sais de banho.
- Bebê: banho, sabonetes, cabelos, cuidados diários, hidratação e perfumaria.
- Homem: barbear, cuidados e pós-barba.
- Linha Pet: banho, colônia e tratamento.
Marcas de sabonetes brasileiras que mostram a qualidade do produto nacional
O mercado de sabonete é muito lucrativo no Brasil, por isso você encontra milhares de marcas se espremendo nas prateleiras para chamar a nossa atenção. Então, se você almeja empreender, é crucial se preparar incansavelmente.
Como você viu, a diversidade de marcas de sabonetes brasileiras mostra como o negócio é promissor, mas competitivo. Se você achou o conteúdo interessante, compartilhe com outras pessoas, até mais!