7 Marcas de molho de tomate mais vendidas no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 8 de janeiro de 2025

O mercado brasileiro de atomatados é gigante e envolve produtos como polpa, pasta, salsa e ketchup, mas o que realmente traciona o setor são as marcas de molho de tomate que representam 91% de todo o consumo de tomate processado.

Se isso mostra que o consumidor tem muito sabor a explorar, para quem trabalha no segmento é a oportunidade para expandir os negócios. Confira um ranking detalhado e descubra qual o molho de tomate mais vendido no Brasil, vamos?

Índice de conteúdo

  1. As 7 marcas de molho de tomate mais vendidas no Brasil
    1. Fugini
    2. Heinz
    3. Hemmer
    4. Pomarola
    5. Quero
    6. Cepêra
    7. Predilecta
  2. A relação entre as marcas de molho de tomate e o consumo de atomatados no país

As 7 marcas de molho de tomate mais vendidas no Brasil

marcas de molho de tomate

Não há discussão, o molho é o principal derivado do tomate e como mencionei, é responsável por mais de 90% de todo o processamento de tomate. Mas isso não quer dizer que todo molho é igual, nada disso, cada marca trabalha arduamente para se destacar no paladar do consumidor, veja o que esperar de cada produto agora!

1. Fugini

A Fugini nasceu em 1996 na cidade de Monte Alto (SP), que é uma das principais regiões agroindustriais do Brasil. À princípio com o nome Indústria Alimentícia Fugita, a empresa ganhou destaque conforme se adaptou ao mercado emergente.

O ano de 2004 marca a chegada definitiva da Fugini, já com um portfólio consolidado e a posição de grande indústria alimentícia brasileira. Porém, a Fugini se especializou no processamento de atomatados, que lhe rendeu a liderança no mercado.

Linha de atomatados da Fugini

  • Molho de tomate tradicional 250g e 300g.
  • Molho de tomate peneirado 300g.
  • Extrato de tomate 190g e 300g.
  • Passata rústica 300g.
  • Molho de tomate premium 300g.

2. Heinz

Para entrar no mercado brasileiro, a Heinz, que é uma empresa americana, comprou a Quero Alimentos. Assim, a poderosa Heinz se expandiu rapidamente por todas as redes supermercadistas.

Se você conhece apenas a Maionese Heinz, saiba que a empresa tem um dos molhos de tomate mais apreciados e vendidos no país. Conhecido pela sua textura “pedaçuda” e sabor exclusivo, a Heinz trabalha com quatro molhos:

  • Molho de tomate com pedaços tradicional.
  • Molho de tomate com pedaços bolonhesa.
  • Molho de tomate com pedaços azeitona.
  • Molho de tomate com pedaços manjericão.

3. Hemmer

Por incrível que pareça, a Hemmer é uma marca que está associada à Heinz, sabia disso? Isso mesmo, a Hemmer foi vendida para a multinacional americana Kraft Heinz em 2021, mesmo tendo atingido o sucesso a partir do mercado catarinense.

Só para contextualizar, a Kraft Heinz surgiu da fusão entre a Kraft Foods e a H. J. Heinz, em 2015. Desde então, a companhia tem mirado esforços na expansão global e o mercado brasileiro é aderente às novas marcas.

Linha de produtos Hemmer

  • Molho de tomate tradicional Hemmer.
  • Molho de tomate manjericão Hemmer.
  • Tomates pelados lata com 240g.
  • Molho de tomate passata Hemmer.
  • Molho de tomate tradicional com pedaços de cebola Hemmer.
  • Tomates pelados lata com 1,5kg.
  • Molho de tomate bolonhesa Hemmer.

4. Pomarola

Em termos de tradição, o molho de tomate Pomarola ganha com folga, pois a marca existe desde 1978. Aliás, ela é considerada a pioneira no segmento de atomatados, sempre produzindo molhos a partir de tomates selecionados e frescos.

A Pomarola é uma marca do Grupo Cargill desde 2010, quando a multinacional americana comprou a linha da Unilever. Como resultado, a Pomarola reafirmou seu posto como uma das marcas de molho de tomate mais vendidas. O portfólio de molhos Pomarola é dividido em três linhas:

  1. Pomarola Tradicional: molhos voltados para o dia a dia, com receitas tradicionais e tamanhos diferentes.
  2. Pomarola Sabores: composta por molhos nos sabores manjericão, parmegiana, caseiro, pizza, azeitona e bolonhesa.
  3. Pomarola Chef: traz produtos com receitas mais complexas e sabores profissionais, como passata e cebola e alho.

5. Quero

Como já mencionei, a Quero Alimentos está sob o comando da Heinz, mas nem por isso deixa de surpreender com uma identidade própria e produtos que o brasileiro confia desde 1985, quando a marca surgiu em Jundiaí, interior de São Paulo.

Portanto, além de ser uma marca reconhecida, a Quero tem a Heinz por trás das suas operações desde 2011. Assim, sua presença na despensa brasileira é garantida, com uma linha de molhos que acompanham praticamente todas as receitas do dia a dia.

6. Cepêra

A Cepêra é o exemplo perfeito de que uma empresa pode se manter familiar e ainda assim conquistar o sucesso. Isso porque a Cepêra foi fundada em 1947, ou seja, há 78 anos, e até hoje está sob administração familiar.

Inclusive, a Cepêra possui um dos parques fabris mais modernos do segmento, com investimento constante e aprimoramento produtivo. O molho de tomate Cepêra faz parte de um portfólio com mais de 150 produtos, que vão de conservas aos atomatados.

Atualmente, a Cepêra possui ao menos 7 tipos de molhos de tomate, que compõem uma estratégia comercial ousada. Afinal, a Cepêra busca se posicionar como uma Love Brand no mercado, criando assim uma conexão emocional com o consumidor.

7. Predilecta

Predilecta

Ainda que a Predilecta ocupe a sétima posição entre as marcas de molho de tomate mais vendidas, sua operação impacta o mercado nacional como poucas. A marca surgiu em 1990, mas hoje funciona quase como uma cooperativa:

  • Ao todo são mais de 350 produtores rurais.
  • Portfólio com mais de 250 produtos ativos.
  • Geração direta de 1.300 empregos.
  • Utilização de tomates colhidos no mesmo dia.
  • Produtos com máximo frescor e sabor preservado.
  • Práticas com certificação internacional.

A Predilecta possui uma linha completa de molhos que proporciona sabores, como: tradicional, pizza, bolonhesa, ervas finas, hot dog, manjericão e azeitona. Sem contar na linha gourmet com pedaços e nos produtos de food service.

A relação entre as marcas de molho de tomate e o consumo de atomatados no país

Não importa a experiência na cozinha, eventualmente todo mundo recorre às marcas de molho de tomate. É claro que não dá para comparar com molhos caseiros, mas os sachês e suas inúmeras combinações trazem praticidade e comodidade.

E isso é ainda mais importante para quem tem comércio e trabalha com a venda de produtos à base de molho. Se este é o seu caso, a lista de hoje é uma grande aliada, aproveite. Não deixe de compartilhar e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário