Apesar de o morango não ser uma das frutas mais consumidas no país, ele certamente rende ampla variedade de produtos derivados do morango, como sucos, geleias, extratos, polpas e iogurtes, e isso é fundamental para a manutenção do cultivo.
Então, se você está cogitando investir na cultura e na venda de morango para a indústria de processamento, essa é a oportunidade para entender de vez quais são os derivados do morango. Topa vir comigo? Acompanhe a leitura!
Índice de conteúdo
- Veja se você conhece estes 6 produtos derivados do morango
- O impacto dos produtos derivados do morango no mercado nacional
Veja se você conhece estes 6 produtos derivados do morango
O estado de Minas Gerais ainda é o maior produtor de morangos do Brasil, logo atrás vem Rio Grande do Sul e Paraná. Mesmo assim, o morango foi uma das frutas que mais valorizou nos últimos meses, acumulando aumento superior a 75%.
Por conta disso, muitos deixaram de consumir, já que o preço é uma barreira. A expectativa é de que o valor de comercialização caia nos próximos meses. Com isso, a estufa de morango se mostra um negócio novamente promissor.
1. Suco de morango
Consumido durante as refeições, após as atividades físicas ou apenas como uma bebida refrescante e agradável, o suco de morango é o principal subproduto da fruta. Além de saboroso, o suco é bastante nutritivo e oferece muitos benefícios.
Quem precisa repor vitamina C, adicionar fibra à dieta ou aproveitar sua propriedade antioxidante, encontra no suco de morango um aliado e tanto. E outra, o suco de morango é a base do comércio que vende as famosas garrafinhas de suco.
2. Geleia de morango
Como falar na versatilidade da fruta e deixar a geleia de morango de fora da lista, não tem como né? A geleia de morango é um verdadeiro clássico presente na mesa do café da manhã de hotéis e pousadas para compor uma refeição leve e saborosa.
Geralmente, a geleia é feita a partir da cocção lenta dos morangos com a adição de açúcar. Na versão caseira, adiciona-se um meio ácido, como suco de limão, para trazer equilíbrio ao dulçor presente da frutose.
Dessa forma, a geleia acompanha desde a torradinha do café da manhã como incrementa a composição de recheios para bolo na confeitaria. Ah, a geleia ainda ajuda a preservar as características, nutrientes e sabor do morango, por isso é tão amada.
3. Morango congelado e liofilizado
Aqui temos dois subprodutos de morango, que é a fruta congelada, presente nos melhores supermercados e vendida juntamente com framboesa, mirtilo e jabuticaba. Normalmente, tem valor agregado mais alto, é ideal para evitar desperdício.
Nesse contexto, o morango congelado é utilizado em sobremesas, smoothies, iogurtes, coulis e mousses, além de doces e shakes. Já o segundo subproduto é o morango liofilizado, já ouviu falar?
O processo de liofilização do morango consiste na desidratação a frio, que visa eliminar a água da fruta. Como resultado, mantém-se aspectos como coloração, nutriente, sabor e frescor, ideal para consumir in natura como snack e na combinação com iogurtes e cereais.
4. Extrato e polpa de morango
Agora, dentre os produtos derivados do morango, a polpa e o extrato são os que a indústria mais utiliza. Isso porque o resultado do processamento rende uma mistura concentrada da fruta, tanto em sabor quanto coloração.
É por isso que a indústria alimentícia depende desse subproduto para complementar seus próprios produtos. Seja na confeitaria, na fabricação de doces e mesmo nas sorveterias e gelaterias, se torna uma matéria-prima insubstituível.
5. Morango em calda
O morango em calda costuma ser confundido com a geleia de morango, mas não se engane, o produto em calda é ainda mais fantástico. Através do processo de cozimento lento, o morango forma uma calda densa, mas não derrete por completo.
Então, o resultado é um produto rico em sabor, cor e textura, já que sobram pedacinhos inteiros da fruta.
Utilização do morango em calda pela indústria
- Empresas de confeitaria e panificação usam o produto em recheios, cupcakes, tortas e sobremesas à base da fruta cremosa.
- Gelaterias modernas aproveitam da cremosidade para trazer um componente que enriquece e agrega valor aos produtos.
- Redes hoteleiras e bares sofisticados usam o morango em caldas para dar vida a sobremesas únicas e bebidas diferenciadas.
Utilização do morango em calda pelo consumidor
Na alimentação cotidiana, o consumo de morango em caldas acontece em diversos momentos do dia.
Pode servir de complemento no café da manhã, no recheio de lanches naturais, bem como nas receitas de sobremesas caseiras. Aqui eu ainda posso destacar as versões de iogurte de morango que usam a calda como ingrediente especial.
6. Molho de morango
Por fim, o molho de morango é menos convencional no Brasil, pois o produto geralmente traz sabores agridoces. Por exemplo, hoje você encontra molhos picantes à base de morangos, como o molho Sweet Chilli com morango.
Uma vez eu provei um molho de pimenta agridoce feito com jabuticaba e morango, misturava uma acidez incrível e um sabor bastante distinto.
No exterior, esse tipo de molho é muito comum, ainda mais se você considerar a produção mundial da fruta.
O impacto dos produtos derivados do morango no mercado nacional
Conseguiu entender como é feita a comercialização do morango no Brasil? Via de regra, as frutas de maior qualidade são resultado direto da produção familiar que preza pela qualidade e frescor.
Contudo, são as grandes indústrias que dependem de uma produção estável para aproveitar o que os produtos derivados do morango têm de melhor. Se você achou o conteúdo interessante, não deixe de compartilhar, até a próxima!