Todo mundo sabe que uma das principais marcas de miojo no Brasil é a Nissin, mas o macarrão instantâneo é um produto tão consumido, que hoje o mercado está cheio de marcas que oferecem sabor, diversidade e preço competitivo.
Hoje você vai se surpreender com este conteúdo que traz uma visão geral sobre o mercado de macarrão instantâneo no país. Confira as curiosidades de cada marca que faz parte da nossa vida e complementa as refeições quando o tempo está curto!
Índice de conteúdo
- Se você gosta de miojo você precisa conhecer as 6 marcas de miojo mais vendidas
- As marcas de miojo e a importância do macarrão instantâneo
Se você gosta de miojo você precisa conhecer as 6 marcas de miojo mais vendidas
O consumo de macarrão cresceu no Brasil, e não apenas das marcas gourmet ou massas artesanais. Na verdade, o brasileiro recorre cada vez mais ao macarrão instantâneo, seja pelo preço atrativo ou pela praticidade que apenas o miojo oferece.
Por isso, muitas empresas que até então não faziam macarrão instantâneo, criaram suas próprias versões. Assim, fica até difícil escolher entre tanta variedade na prateleira do supermercado.
1. Nissin
A marca Nissin está presente no Brasil desde 1965, por isso muita gente acha que é uma marca brasileira. Porém, a Nissin é uma empresa japonesa fundada em 1958, em Izumiotsu, Osaka, Japão, que produz uma linha completa de massa alimentícia.
Há 60 anos a Nissin oferece 59 produtos diferentes no mercado nacional, além de outros 19 diretamente à exportação. O mais famosos são os rótulos do Nissin Miojo, que trazem distintos sabores e linhas consagradas, como:
- Nissin Lámen.
- Nissin Miojo Turma da Mônica.
- Nissin Miojo Cremoso.
- Nissin Miojo Hot (apimentado).
- Nissin Talharim.
- Nissin Saladeria (linha saudável).
- Nissin Miojo Nosso Sabor.
- Nissin Miojo Yakissoba.
- Nissin UFO.
2. Cup Noodles
Tenho certeza de que muita gente que consome Cup Noodles não sabe que é uma marca da Nissin. Isso mesmo, o Cup Noodles foi inventado em 1971, mas só chegou por importação ao Brasil em 1997, quando a Nissin o trouxe dos Estados Unidos.
O Cup Noodles merece um destaque especial na lista de marcas de miojo porque é uma das mais vendidas. Sua linha conta com cerca de 12 sabores, mas recebe constantemente versões especiais limitadas.
Parte do seu sucesso está no design do produto que conta com um copo super prático que facilita o consumo e o aquecimento do macarrão.
3. Maggi
Pouca gente sabe disso, mas a Maggi é uma marca alemã fundada em 1897 por Julius Maggi, na cidade de Singen, Alemanha. A marca de temperos prontos só chegou ao Brasil em 1962, através de uma fusão com a Nestlé.
Nesse contexto, a Maggi trouxe primeiro os caldos, sopas e temperos, mas um produto que ajudou a tornar a marca famosa foi o macarrão instantâneo. Até hoje a Maggi está sob responsabilidade da Nestlé, que controla sua produção e distribuição.
O miojo da Maggi é mais conhecido por seus sabores tradicionais e temperos exclusivos que diferenciam seu produto da concorrência.
4. Panco
Quem diria que a Panco, uma das maiores empresas de panificação do Brasil, seria reconhecida pela sua linha de macarrão instantâneo, né? A Panco está em constante evolução e acompanha o ritmo acelerado das mudanças no consumo.
A linha de macarrão instantâneo Panco é produzida com uma receita tradicional de lámen, e oferece sabores tradicionais que todo brasileiro ama, como:
- Carne
- Feijão com Bacon
- Galinha
- Galinha Caipira
- Carne com tomate
- Legumes
- Mix de sabores
5. Qualitá
A representante mais nova da lista é a Qualitá, uma marca do grupo GPA criada em 2008 para competir nas principais categorias de alimentos. E como não poderia faltar, o GPA desenvolveu uma receita exclusiva de macarrão instantâneo.
O GPA é dono da rede Pão de Açúcar e dos negócios com a bandeira Extra, e a Qualitá foi a alternativa para o grupo ter uma marca própria e expandir sua presença no mercado. Atualmente, você encontra o miojo instantâneo da Qualitá nos sabores carne, galinha caipira, legumes e galinha.
6. Adria
Fundada em 1951, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, a Adria Alimentos é uma empresa brasileira criada por uma família de imigrantes italianos. Vale dizer que a Adria Alimentos é resultado da fusão de quatro marcas: Adria, Basilar, Isabela e Zabet.
Atualmente, suas operações pertencem ao Grupo M. Dias Branco, um dos maiores fabricantes de biscoitos e massas do país.
O portfólio de macarrão instantâneo conta com 6 sabores diferentes: galinha caipira, galinha, carne, carne suave, galinha suave e lámen Minions sabor tomate. Porém, o que chama a atenção no macarrão instantâneo Adria, são características como:
- Zero fritura: todos os produtos não passam por fritura, mas sim por um processo de pré-cozimento em ar quente, como na airfryer.
- Menos sal: a linha lámen da Adria tem 25% menos sódio.
- Sabor autêntico: as receitas procuram preservar a autenticidade dos sabores com a utilização de ingredientes selecionados.
As marcas de miojo e a importância do macarrão instantâneo
Conhecer as marcas de miojo mais consumidas no Brasil não serve apenas como curiosidade. Na verdade, representa uma viagem através de um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros no dia a dia, especialmente como uma refeição rápida.
Poder entender como o miojo é feito agrega ainda mais valor e até mesmo sabor aos produtos que salvam o dia em muitos casos. Espero que você tenha gostado da lista, compartilhe e até mais!