6 Marcas de amido de milho no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 13 de dezembro de 2024

O amido de milho é um ingrediente curinga na cozinha, serve para quase tudo e todo mundo tem guardadinho na despensa, e por ser tão versátil, hoje você encontra uma ampla gama de marcas de amido de milho, como Maisena, Dona Benta e Dr. Oetker.

Talvez você esteja procurando qualidade e preço ou simplesmente quer comparar marcas, não importa, pois este conteúdo traz um pouquinho sobre as marcas mais queridas no Brasil. Acompanhe e entenda mais sobre este produto indispensável!

Índice de conteúdo

  1. As 6 melhores marcas de amido de milho do mercado brasileiro
  2. As melhores marcas de amido de milho para as melhores receitas em sua cozinha

As 6 melhores marcas de amido de milho do mercado brasileiro

marcas de amido de milho

Na culinária, o amido de milho é inevitável na hora de engrossar caldos e sopas e dar consistência às sobremesas, como mousses e pudins. Já na indústria cosmética, o amido tem ganhado destaque em pesquisas de tratamento de pele.

Enquanto na indústria alimentícia, esse ingrediente universal ajuda na estabilização de produtos processados e ganho de textura. Fica evidente que o amido de milho tem mil e uma utilidades, né? Mas qual marca é melhor? Descubra a seguir!

1. Maizena

Antes de falar da principal marca de amido de milho no Brasil, eu preciso compartilhar algo superinteressante. Para você que se pergunta de quem é a marca Maizena, você sabia que a Maizena não é brasileira?

É verdade, a Maizena é uma marca norte-americana criada em 1842 por Thomas Kingsford. Naquela época, o amido de milho era utilizado apenas pela indústria têxtil, mas o visionário Thomas inovou ao trazer o amido para dentro da culinária.

Após consolidar o produto, a marca Maizena foi registrada pelo americano Wright Duryea. No Brasil, a Maizena chegou em 1874 como a grande pioneira no segmento, ou seja, existe Maizena no Brasil há 150 anos.

Portanto, é uma das marcas mais consumidas na hora de preparar pudins, bolos, tortas e até no empanamento de carnes para fritura.

2. Dona Benta

Já a marca Dona Benta é brasileira e sua história teve início em 1939, quando o empresário José Dias de Macêdo fundou o Grupo J. Macêdo S.A. A Dona Benta só surgiu mesmo em 1980, com o lançamento da Farinha de Trigo Dona Benta.

A partir disso, a marca conquistou a liderança no mercado e pôde expandir seu portfólio. Hoje, a Dona Benta tem um dos amidos de milho mais consumidos pelo brasileiro, ideal para texturizar as receitas e valorizar pratos salgados.

3. Dr. Oetker

A Dr. Oetker está presente no mercado brasileiro desde a década de 30, com uma linha ampla de produtos. Apesar da atuação de quase um século no país, a marca não é brasileira, mas sim alemã.

Isso porque a Dr. Oetker foi fundada em 1891, pelo farmacêutico Dr. August Oetker. Sua cidade de origem é Bielefeld, na Alemanha, local onde a marca ficou conhecida pelo pioneirismo na produção de fermento em sachê, consumido até hoje.

Atualmente, o amido de milho é um dos principais rótulos da marca que tem como foco ingredientes culinários de alta qualidade.

4. Yoki

Aposto que quando você viu a Yoki na lista, você logo pensou em milho para pipoca, acertei? A Yoki é conhecida por ser a pioneira em transformar a tradicional farinha de mandioca na tão amada farofa pronta.

Inclusive, a Yoki também ganhou destaque por criar versões mais práticas de pipoca para consumo rápido, como no preparo em micro-ondas. Porém, como o milho era um dos pilares dos seus produtos, não demorou muito para que o amido surgisse.

Como resultado, a Yoki ganhou presença em mais de 90% dos lares brasileiros. Há 12 anos a Yoki é uma marca do portfólio do Grupo General Mills, empresa multinacional norte-americana responsável por produtos diferenciados no país.

5. Sinhá Alimentos

Sinhá Alimentos

Os produtos da Sinhá Alimentos têm uma comercialização mais regionalizada, é verdade, que abrange estados como São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso. Apesar disso, a Sinhá Alimentos é uma marca que faz parte do Grupo Caramuru.

Para contextualizar, o Grupo Caramuru atua com produtos de originação, ou seja, rastreabilidade sustentável. Está presente em segmentos como logística integrada, commodities diferenciadas, biocombustíveis e produtos de consumo.

É aí que entra a marca Sinhá Alimentos, com mais de 40 anos no mercado, portfólio com 150 produtos e um amido de milho que ganhou a confiança dos consumidores brasileiros.

6. Fugini

A empresa que começou como Indústria Alimentícia Fugita em 1996, na cidade de Monte Alto (SP), se transformou na companhia Fugini como é conhecida hoje. A mudança de nome veio em 2004, mas a qualidade está presente desde o início.

Famosa por seus molhos e condimentos, a Fugini busca expandir constantemente seu portfólio de produtos. Prova disso é a sua versão de amido de milho, que entrou para concorrer com as grandes marcas de amido.

Atualmente, a Fugini é uma das maiores indústrias alimentícias no Brasil, oferecendo até mesmo uma linha profissional completa.

As melhores marcas de amido de milho para as melhores receitas em sua cozinha

Todas as marcas de amido de milho que eu mostrei a você são referência no mercado. Na prática, quer dizer que seus produtos se assemelham bastante. Porém, quem costuma cozinhar sabe que os mínimos detalhes fazem a diferença nas receitas.

Por isso, experimente, refaça os preparos e observe os resultados até encontrar a marca que atenda suas necessidades. Compartilhe o conteúdo e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário