Algumas marcas de achocolatado em pó fazem parte da história de pessoas que cresceram consumindo bebidas lácteas no café da manhã, como por exemplo Toddy, Nescau, Nesquik e Ovomaltine, mas a lista é grande e pode surpreender pela nostalgia.
Este conteúdo é uma verdadeira viagem no tempo, mas é também a ferramenta para quem empreende e precisa conhecer variedade de produtos. Sendo assim, acompanhe o conteúdo e veja qual é o achocolatado mais vendido no Brasil!
Índice de conteúdo
- Lista saborosa com as 6 principais marcas de achocolatado em pó
- 1.1 Toddy
- 1.2 Nescau
- 1.3 Ovomaltine
- 1.4 Nesquik
- 1.5 Linea
- 1.6 Chocolatto
- O papel das marcas de achocolatado em pó no mercado nacional
Lista saborosa com as 6 principais marcas de achocolatado em pó
O achocolatado em pó é um produto pronto para o consumo onde você só precisa misturá-lo com leite. Porém, é também o ingrediente base para uma infinidade de preparos, que vão desde o brigadeiro tradicional aos biscoitos e cookies.
Quer fazer uma cobertura ou ganache mais docinha? Sem problemas, o achocolatado em pó cai como uma luva.
Antigamente você encontrava pouca variedade de marcas que dominam o mercado. Mas hoje, é até difícil escolher, de tantas marcas de achocolatado que ocupam as prateleiras dos supermercados.
1. Toddy
Toddy é um dos achocolatados em pó mais vendidos no Brasil. E o produto está tão enraizado em nossa cultura que ele parece até brasileiro. Porém, Toddy é uma marca estrangeira e foi fundada pelo empresário porto-riquenho Pedro Santiago.
No Brasil, a Toddy só chegou em 1933, quando o governo provisório de Getúlio Vargas autorizou sua comercialização. Hoje, 91 anos após estrear no Brasil, a Toddy é produzida pela PepsiCo, multinacional que está sempre inovando.
Portanto, se você procura tradição e sabor único, a marca Toddy é a pedida ideal, sem contar que fica incrível nas mais diferentes receitas da confeitaria, né?
2. Nescau
Agora sim, o verdadeiro representante do Brasil no universo do achocolatado em pó é a marca Nescau. Criado em 1932, o Nescau é o concorrente direto da Toddy e briga centímetro por centímetro pela preferência dos consumidores.
Caso você não saiba, a Nescau é apenas mais uma das marcas do portfólio da Nestlé. Inclusive, o conceito do nome da marca é a junção das palavras Nestlé e Cacau, mas nem sempre foi assim, porque no começo da sua história seu nome era Nescáo.
Atualmente, a Nestlé investe pesado na expansão da Nescau e desenvolve diversos produtos que vão além do achocolatado em pó, como:
- Achocolatado em pó (4 rótulos).
- Prontos para beber (3 rótulos).
- Cereal matinal (3 rótulos).
- Snacks, cookies, biscoitos e cápsulas (5 rótulos).
3. Ovomaltine
A história da marca Ovomaltine é parecida com a da Toddy, porque todo mundo acha que é um produto brasileiro, mas não é. Na realidade, o Ovomaltine é uma marca suíça de achocolatado em pó que chegou ao Brasil em 1940.
Sua receita leva malte, cacau, leite, ovo, proteínas, vitaminas e mel, criando assim um produto de pequenos flocos crocantes que consagrou a marca. Devido à sua consistência única, muitos empreendedores usam o Ovomaltine em produtos como:
- Brigadeiros de colher.
- Brigadeiro tradicional e gourmet.
- Cookies e biscoitos gourmet.
- Pavês e palhas italianas.
- Muffins, tortas e mousses.
- Bolos, sorvetes e milkshakes.
- Ingrediente base de açaí no pote.
4. Nesquik
A marca Nesquik é um achocolatado em pó originalmente de morango, criada em 1948 nos Estados Unidos. Quem inventou o Nesquik? Se você pensou na Nestlé você acertou em cheio, pois o Nesquik faz parte do seu portfólio até hoje.
Nesse contexto, a marca chegou ao Brasil em 1980 sob o nome de Nestlé Quik. A referência vem da palavra inglesa “quick”, que significa “rápido”, fazendo uma alusão direta à praticidade no preparo da bebida.
A moda pegou, a bebida rosa conquistou a preferência do brasileiro e até hoje é um dos achocolatados em pó mais consumidos. Não à toa, o Nesquik rende um dos brigadeiros gourmet mais deliciosos, que é o bicho de pé!
5. Linea
Para quem acha que os achocolatados em pó não podem ser saudáveis, a Linea Alimentos veio para provar o contrário. Através do seu Achocolatado Vitaminado, a Linea oferece um produto que leva altas doses de cacau e alfarroba.
Se você nunca ouviu falar da alfarroba, é um fruto encontrado na região do Mediterrâneo, de uma árvore chamada Alfarrobeira. Dessa forma, o produto Linea traz as seguintes vantagens:
- Propriedades nutricionais relevantes.
- Sabor adocicado sem adição de açúcar.
- A sucralose entra como adoçante do produto.
- Livre de gordura trans.
- Contém 62% menos calorias que os demais produtos.
6. Chocolatto
Por fim, o Chocolatto é uma marca de achocolatado em pó da 3 Corações, marca reconhecida pelas linhas de café moído. O Chocolatto passou por uma reformulação de rótulo e de composição, com uma carga maior de cacau e de nutrientes.
O grande diferencial do produto é que a 3 Corações também desenvolveu uma versão de achocolatado em pó, mas em cápsula. Com isso, o consumidor pode usar a máquina de café de cápsulas para apreciar a bebida com mais praticidade, bacana né?
O papel das marcas de achocolatado em pó no mercado nacional
As marcas de achocolatado em pó podem até representar um produto infantil para a maioria das pessoas. No entanto, o consumo de chocolate em geral se estende à versão em pó, ou seja, é uma importante vertente econômica para as indústrias.
Sem contar que milhões de pequenos empreendedores usam esse tipo de ingrediente para criar produtos sensacionais e incrementar a renda familiar. Portanto, é um assunto válido que agora você conhece em detalhes. Compartilhe e até mais!