Quem toca o negócio pode ter dificuldades para pensar em ideias criativas para posto de gasolina, mas basta olhar a concorrência ao redor para entender que você só precisa aprimorar a loja de conveniência, oferecer vantagens e caprichar no marketing.
O segmento de postos de gasolina é um dos mais concorridos no mercado, mas cada pequena mudança estratégica pode impulsionar as vendas com facilidade. Confira ótimas dicas e saiba posicionar seu posto para superar os concorrentes!
Aproveite 5 ideias criativas para posto de gasolina impulsionar as vendas
Se você acredita que o maior desafio é montar um posto de gasolina, você se engana, pois mantê-lo competitivo é a tarefa mais árdua.
Estabilizar vendas, brigar por preço e lidar com a concorrência muitas vezes desleal, são pedras no sapato de qualquer empresário. Sendo assim, veja o que fazer em um posto de combustíveis para atrair clientes e conquistar uma freguesia fiel.
1. Turbine a loja de conveniência para expandir as vendas
Atualmente, quase todo posto tem uma pequena loja de conveniência. Além de agregar mais comodidade e facilidade ao dia a dia dos clientes, é uma excelente fonte de renda complementar.
Contudo, é comum o empreendedor negligenciar sua conveniência, que acaba parada no tempo consumindo recursos e trazendo pouco retorno. Isso não chega a ser um problema quando o dono do posto tem um bom capital para injetar.
Afinal, hoje é possível investir em franquia de conveniência e levar uma marca conceituada para dentro do posto. Mas e quem não tem dinheiro para fazer isso, como prosseguir?
Ações que transformam sua loja de conveniência em uma central de vendas
- Produtos exclusivos: ofereça itens exclusivos que o cliente só encontra com você, seja artesanal e local ou com parcerias diferenciadas.
- Ambiente acolhedor: fuja do ambiente batido do posto, invista em decoração moderna e música ambiente para uma experiência marcante.
- Foque no serviço de qualidade: gaste mais e invista o que for necessário para treinar sua equipe a oferecer um atendimento excelente.
- Combine tecnologias: disponibilize aos clientes formas de pagamento digital e aplicativos funcionais, isso chama atenção.
- Área de descanso: crie um espaço arejado com cadeiras e mesas confortáveis, assim seu cliente pode tirar um minuto da correria.
Todas essas ações dão ainda mais resultados se você traçar um perfil médio do seu público-alvo.
2. Desenvolva um programa de fidelidade exclusivo para sua unidade
Todo posto de gasolina que se preza tem programa de fidelidade, ainda mais se falarmos em franquia de posto. Como nem sempre dá para reinventar a roda, o jeito é fazer o básico, mas bem-feito.
Nesse caso, seu programa de fidelidade pode conter experiências exclusivas, como direito a ingressos para o cinema, eventos locais ou desconto em novas compras.
Outra forma de chamar atenção é criar um sistema de cashback para redes de supermercado. Ou quem sabe dar ainda mais descontos na sua própria loja de conveniência.
Para incentivar o uso do programa você pode trabalhar com a gamificação, ao elaborar desafios e missões que geram recompensas. Por fim, use o histórico de compra do seu cliente e converta pontos do programa em benefícios personalizados.
3. Monte um sistema de delivery na loja de conveniência
Caso seu posto esteja localizado em grandes áreas urbanas, você pode se beneficiar do delivery da loja de conveniência. Com isso você aumenta as vendas e gera valor ao entregar alimentos, itens de necessidade básica e até bebidas e gelo.
Via de regra os clientes de áreas urbanas valorizam a conveniência e pagam a mais por isso. Com o passar do tempo, você pode estruturar melhor um negócio de delivery mais robusto que envolva outros produtos para postos e serviços exclusivos.
Vale ressaltar que é importante destinar colaboradores específicos para gerenciar os pedidos e separar as entregas. Evite ao máximo os erros no delivery, pois isso pode custar a fidelidade do consumidor.
4. Invista em marketing digital e divulgue as promoções
É impossível fugir do marketing digital e das estratégias de divulgação em um universo tão conectado. Ainda que o gestor tradicional de posto não tenha o perfil ideal para liderar as ações de marketing, hoje tudo é mais simples:
Como fazer marketing de posto de gasolina?
- Crie redes sociais oficiais do seu posto e mantenha postagens diárias.
- As postagens devem conter tom promocional sem exageros.
- Foque no engajamento com dicas e lembretes de troca de óleo.
- Ofereça conteúdo relevante com potencial para ajudar a audiência.
- Crie promoções online únicas que o cliente só possa participar por meio das redes sociais do posto.
- Contrate uma equipe de marketing especialista em SEO para melhorar o posicionamento dos seus conteúdos e do site institucional.
- Faça parcerias com influencers locais, hoje muita gente usa o Instagram.
- Trabalhe campanhas segmentadas para atingir seu público-alvo, gastar menos e maximizar o alcance dos anúncios.
Uma campanha digital eficiente equivale a incontáveis ideias criativas para seu posto de gasolina, pois tem alta taxa de assertividade.
5. Ofereça serviços extras para atrair mais público
Grande parte dos postos de gasolina não evolui no mercado porque não quer investir para ter retorno, esta é a verdade. Então, se você quer atingir resultados palpáveis, você vai precisar gastar antes, não tem outro jeito.
Nesse sentido, uma ideia bacana é oferecer serviços extras para atender várias necessidades em um só lugar. Por exemplo, se você tiver um espaço sobrando, monte uma pequena oficina e borracharia, mas com serviços de qualidade.
Outro ponto importante, montar uma pequena farmácia não exige qualificação na área e traz um retorno absurdo. Por último, aproveite a tendência dos carros elétricos para montar uma central de carregamento em seu posto.
Já que você não vende combustível para carro elétrico, o proprietário pode tirar vantagem das facilidades que seu empreendimento dispõe.
Ideias criativas para posto de gasolina que você pode aplicar ainda hoje
Tirando uma ou outra das ideias do conteúdo, o restante não exige investimento. Às vezes você só precisa saber reaproveitar um espaço ou reorganizar uma área do negócio para transformar a perspectiva de ganhos.
É isso que eu espero que você consiga a partir das ideias criativas para posto de gasolina selecionadas a dedo para você. Nunca é tarde para mudar, experimentar e ajustar, basta querer chegar a resultados inéditos, até mais!