4 Produtos derivados da mamona

Publicado por Lidia Massari em 11 de dezembro de 2024

Uma planta que fez parte da infância de muita gente e seu alto potencial comercial, os produtos derivados da mamona têm características únicas que permitem a fabricação de componentes como óleos essenciais, farelo, plastificante e até biodiesel.

Embora a criançada tivesse o costume de fazer a festa com os cachos da mamona, essa planta guarda características perigosas, mas ao mesmo tempo, estimula uma cadeia produtiva que se tornou valiosa ao longo dos anos, confira!

Índice de conteúdo

  1. Você vai se surpreender com 4 produtos derivados da mamona
  2. O biodiesel é um dos produtos derivados da mamona

Você vai se surpreender com 4 produtos derivados da mamona

produtos derivados da mamona

Você sabia que o Brasil foi o maior produtor de mamona do mundo até o final da década de 80? Porém, atualmente a produção nacional representa apenas 2% da totalidade mundial e possui somente 4% de área cultivada.

Muito disso se deve ao alto custo de extração dos subprodutos da mamona, que não acompanha outros cultivos. Hoje a produção se concentra na região Nordeste, através de cultivo familiar e níveis baixos de produtividade.

Apesar disso tudo, ainda há forte atividade econômica e a Bahia se destaca, tanto pela produção superior a 90%, quanto pelo plantio de mamona híbrida, criando uma espécie que rende uma quantidade elevada de óleo essencial.

1. Óleo de mamona

A maioria esmagadora do cultivo de mamona é direcionado exclusivamente à extração do seu óleo essencial. O óleo é abundante nas sementes da planta e é valioso por conta do alto nível de Ácido Ricinoleico.

Cabe dizer ainda que o óleo é um ácido graxo bastante viscoso e apresenta alta solubilidade em álcool. Por conta disso, sua aplicação na indústria se torna ampla e beneficia segmentos como:

  • Aplicação industrial como óleo de lubrificação.
  • Indústria cosmética em produtos como cremes e hidratantes.
  • Indústria química na produção de produtos químicos e compostos plastificantes.
  • Produtos de limpeza como detergentes biodegradáveis.
  • Indústria têxtil para dar acabamento e melhorar a resistência dos materiais.
  • Indústria farmacêutica com produtos purgativos.

2. Torta de mamona

A torta de mamona é o subproduto que sobra da extração do óleo. Dessa forma, o resíduo fibroso traz altas cargas de proteínas e um nível considerável de nitrogênio, o que o torna valioso para a indústria extrativa mineral.

Então, as fábricas de fertilizantes compram a torta de mamona para produzir extratos orgânicos de alta qualidade. Já o agricultor, por sua vez, adquire um composto orgânico que o ajuda:

  • Elevar os níveis de fertilidade do solo devido ao nitrogênio.
  • Garantir o crescimento saudável de seus cultivos.
  • Reduzir os custos com a preparação do solo para novas culturas.

Vale destacar ainda, que a torta da mamona pode ser direcionada à fabricação de compostos químicos, bem como à produção de biogás. Portanto, é um subproduto valioso e abundante da mamona.

3. Farelo de mamona

Assim como a torta, o farelo de mamona também tem aplicação direta na adubação orgânica do solo. Isso porque sua composição ajuda na revitalização da terra que se encontra seca e com dureza elevada.

Entretanto, estudos recentes identificaram outra finalidade para o farelo de mamona, que é a aplicação na produção de ração para ruminantes. O farelo contém mais de 45% de proteína bruta e é mais barato do que o farelo de soja.

Mas então, por que as empresas de ração animal ainda não estão utilizando o insumo? Bem, acontece que os subprodutos da mamona contêm ricina, que é um componente altamente tóxico e perigoso.

Portanto, para usar o farelo de mamona como incremento à ração de ruminantes, a matéria-prima precisa passar pela destoxificação, mas isso encarece o produto final.

4. Plastificantes de mamona

Plastificantes de mamona

Por fim, o último dos produtos derivados da mamona são os plastificantes. Geralmente, são produtos plásticos de alta durabilidade e flexibilidade já que o óleo da mamona, que é o insumo principal dos plastificantes, é viscoso e elástico.

Depois do óleo, os plastificantes ocupam um lugar destaque e movimentam muitas indústrias, até mesmo a Nasa utiliza a matéria-prima, acredita?

Aplicações industriais para o plastificante de mamona

  • Fabricação de resinas termoplásticas.
  • Fabricação de lubrificantes.
  • Produção de tintas e revestimentos.
  • Indústria cosmética e farmacêutica (estabilidade térmica e resistência à oxidação).
  • Produção de espumas poliméricas (isolamento acústico e térmico).
  • Fabricação de materiais adesivos e de revestimento na construção civil.
  • Produção de próteses com maior aceitabilidade na medicina.

O biodiesel é um dos produtos derivados da mamona?

Sim, o óleo de mamona tem potencial na fabricação de biodiesel e estudos já comprovaram que é possível. No entanto, sua cadeia produtiva de extração ainda tende a ser mais cara do que outras fontes, como a canola e a soja.

Além do mais, a quantidade necessária para produzir biodiesel com mamona é alta, encarecendo assim a logística e a necessidade de grandes áreas de cultivo. Mas você pode considerar o biodiesel como um grande derivado.

E então, o que você achou de conhecer um pouco mais sobre os produtos derivados da mamona? Compartilhe as curiosidades, até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário