10 Negócios para idosos: Ideias para a terceira idade

Publicado por Jéssica Trabuco em 21 de fevereiro de 2020

Existem negócios para idosos que podem ser muito lucrativos. Um exemplo disso pode ser a abertura de uma agência de viagens exclusiva para idosos, uma academia para esse público, uma empresa de cuidadores e outros mais.

A população brasileira está cada vez mais idosa por causa do aumento da expectativa de vida e por isso pensar em negócios para esse público é uma boa ideia.

Porém muitas pessoas tem dificuldade em encontrar ideias de negócios nesse ramo. Por isso eu decidi compartilhar aqui algumas das melhores áreas para atuar com o público idoso.

Confira 10 ideias de negócios para idosos que você pode montar para lucrar com o pessoal da terceira idade:

1. Academia para idosos


negócios para idosos

A ideia é mesmo montar uma academia para idosos, só para eles. Isso porque as academias comuns podem até atender pessoas de todas as idades, mas nem sempre estão preparadas para suprir a necessidade de todo mundo.

Por isso montar uma estrutura acessível, com equipamentos adequados e instrutores focados no acompanhamento de cada aluno, fará toda a diferença. Também vale a pena investir em aulas que chamam a atenção de público, desde hidroginástica, a danças, yoga e até pilates.

As pessoas estão vivendo mais e querem viver melhor, por isso a atividade física tem sido tão procurada. Invista em dar a seu público um ambiente acolhedor e você verá o potencial que tem em mãos.

Para mim esse é um dos melhores negócios para a terceira idade e existem poucos concorrentes que trabalham dessa forma.

Assista o vídeo a seguir para entender mais sobre a academia para idosos:

2. Empresa de cuidadores de idosos


Esse é um negócio bem tradicional, mas que tem tido um crescimento considerável. Cada dia que passa as pessoas buscam mais conforto para seus familiares e ter alguém especialista no cuidado com o idoso tem sido a opção.

Montar uma empresa de cuidadores de idosos requer planejamento e contratação de profissionais que tenham experiência e conhecimento na área, mas que também tenha cuidado no trato com o outro.

Os serviços de cuidadores variam de acordo com a necessidade, mas no geral são:

  • Auxílio a medicamentos;
  • Banho;
  • Alimentação;
  • Passeio;
  • Ida a consultas ou outros lugares;
  • Limpeza do ambiente;
  • Ou simplesmente a companhia.

No geral, quando as famílias solicitam esse tipo de serviço é porque os idosos precisam de cuidado especial, estão doentes. Então é importante ter estrutura física e profissional para isso.

Ter na sua equipe técnicos de enfermagem e enfermeiros pode ajudar bastante.

3. Agência de viagens para idosos


Não posso falar disso sem lembrar do meu avô. Ele e minha avó estão viajando o tempo inteiro com seus amigos. É incrível como esse público está disposto a aproveitar a vida e conhecer outros lugares – afinal, trabalharam tanto que esse é o momento.

Por isso que abrir uma agência específica para eles também é uma excelente ideia para ganhar dinheiro.

Acredito que o ponto principal aqui é focar na viagem em grupos. Não é só vender um pacote de passagem com hospedagem, você precisa pensar nas saídas e atividades para realizar durante todo o período.

O mais bacana é que a partir do momento que você consegue atender um grupo desses de forma agradável a eles, com certeza continuarão fechando com você.

Outra coisa: Pense nas questões de seguro de viagem, auxílio em caso de algum acidente ou doença e também em acompanhantes durante o trajeto dos pacotes.

No vídeo a seguir você poderá entender mais sobre a abertura de uma agência de turismo para idosos:

4. Negócios para idosos no ramo da estética


Sabe um nicho de mercado para terceira idade que está crescendo muito? O da estética! Os idosos estão se cuidando cada vez mais e investem mesmo em tratamentos para o cuidado do corpo e beleza.

Desde massagem, cuidados com o cabelo em geral e cuidados da pele… Existe várias oportunidades dentro disso.

Criar um atendimento que foque exclusivamente nas maiores queixas desse público pode te ajudar a se tornar referência na sua região e ganhar um bom dinheiro.

5. Montar uma creche para idosos


empreendimentos para terceira idade

Com certeza você já ouviu falar de asilos, mas sabia que existe creche para idosos? Um ambiente onde eles podem passar o dia em meio a atividades com outras pessoas e no final do dia voltam para casa.

Isso funciona muito para idosos que passariam o dia inteiro sozinhos porque os filhos e netos estão trabalhando.

Para investir nisso é preciso planejamento e estrutura adaptada para seu público. Sem falar que é importante contar com profissionais da área de saúde, profissionais de entretenimento (música e outras artes), cuidadores, cozinheiros e auxiliares de limpeza.

Crie um ambiente atrativo, cheio de atividades bacanas e torne a sua creche um momento de descontração, encontros e alegria para os idosos que o sucesso será garantido.

6. Loja de roupas


Você já reparou como no geral as roupas para idosos costumam ser básicas demais, sem cores e modelos diferentes? Um dos negócios para idosos que tem muito potencial hoje é a loja de roupas específica para eles.

Por que a gente tem que se vestir de qualquer forma só porque tem mais idade? Isso é coisa do passado! Todo mundo quer se vestir bem, se sentir bonito e valorizado e isso pode ser alcançado com peças de roupas.

O bacana desse negócio é que existe pouca concorrência trabalhando dessa forma e se você conseguir fechar com bons fornecedores vai se destacar com certa facilidade. Afinal, as roupas estão entre os produtos mais vendidos para idosos, então aproveite esse nicho.

7. Transporte exclusivo para idosos


Eu sei que com o Uber e outras plataformas a questão de transporte é muito mais fácil e acessível para todos, mas você já percebeu como os idosos possuem uma certa resistência em confiar nisso?

Então! Isso acaba criando outra oportunidade: o sistema de transporte para as pessoas da terceira idade.

Seja para ir ao banco, a um restaurante ou até a uma consulta no médico, você pode criar pacotes ou pegar viagens individuais de acordo com a necessidade de cada cliente.

Ao saber o seu nome, saber que o seu trabalho é específico para isso, ter seu cartão e seu número, o seu púbico vai criar confiança e um relacionamento com você. Tenha certeza que vão preferir pegar viagem com você do que com um desconhecido.

8. Aulas de dança


Esse é um dos melhores serviços para idosos, sem dúvida alguma! Seja dança de salão, gafieira ou até mesmo um “fitdance”, o que eles querem é dançar e encontrar os amigos.

É uma ideia de negócio bem tradicional, mas que ainda dá muito certo e que pelo aumento dessa população continuará tendo destaque.

Você tanto pode fazer aulas particulares para grupos, como pode investir em abrir a sua própria escola de dança.

9. Serviços de reparo e manutenção


A televisão deu tiute, a máquina de lavar está fazendo barulho ou o ralo entupiu? Você estará lá para ajudar! Criar serviços de reparo e manutenção é uma boa ideia no geral porque a gente sempre precisa de uma coisinha, mas voltar sua atenção para esse público é ainda mais interessante.

O bacana é que a partir do momento que você conquista um cliente, ele mesmo vai te indicar para os amigos e a sua rede de pedidos e chamados vai aumentando.

10. Aulas de informática e redes sociais para idosos


negócios para terceira idade

Tudo hoje é ligado pela internet, isso é um fato! Só que para alguns idosos pode ser um pouco difícil acompanhar toda essa modernidade e é aí que entra a sua oportunidade: dar aulas de internet e rede sociais.

Você tanto pode pensar em criar pacotes de aulas, indo uma vez por semana durante uma hora, como pode dar aulas específicas uma vez só.

A ideia é ajudar o pessoal da terceira idade e aproveitar todas os benefícios que cabem dentro de um smartphone. Tudo que eles querem é independência nesse sentido, por isso o que não vai faltar é aluno para você.

Escolha qual dos negócios para idosos mais você se identifica


Agora é pensar, analisar o seu perfil e escolher um desses negócios para idosos que te apresentei.

Espero que eu tenha conseguido te inspirar e que você tenha muito sucesso com o que escolher.

E caso você seja um idoso e esteja em busca de uma fonte de renda própria, eu recomendo que veja o artigo que postamos aqui explicando como ganhar dinheiro depois dos 60 anos. Pode lhe ajudar bastante!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário